«Els Berros de la Cort é o resultado da fusão de um grupo de pessoas provenientes de várias companhias do mundo da música, teatro e espectáculos de rua [...]. Com o objectivo de descobrir novas maneiras de fazer performances de rua e com base nas nossas experiências individuais, decidimos levar a cabo um trabalho de investigação e interpretação de música medieval, com os instrumentos originais, mas dando-lhe uma nova forma, recorrendo aos conhecimentos de música actuais.
A partir de 2001, consolidámo-nos como espectáculo musical itinerante, com um repertório repleto de pungentes adaptações medievais, tão poderoso, alegre e festivo como “Els Berros de la Cort”.
O nosso repertório tem brilhado em muitos festivais e feiras de recriações de ambientes históricos: romanas, árabes, medievais, renascentistas, de século XVIII… De âmbito local, nacional e internacional [...]…
Temos também colaborado com outros grupos de teatro, música e entretenimento da rua [...] e ainda com empresas organizadoras de animações de rua, que nos solicitam para pregões, comitivas imperiais, jantares medievais, representações e danças populares…
Os membros dos “Els Berros de la Cort” são: o Marc, o Jordi, a Elda, o Xus, o Titi e o Carlos.
Os nossos instrumentos são: Vozes, Cornos, Vieiras, Pandeiretas, Tambores de todos os tipos e tamanhos, Gralla, Bombarda, Tarota, Grall, Gaita de Foles…»
Traduzido e adaptado do site oficial: http://www.elsberrosdelacort.cat/
Vi-os ao vivo, no palco e na rua, no Mercado Medieval de Óbidos de 2006. Além de serem bastante bons naquilo que fazem, eles são super acessíveis. Comprei-lhes o único álbum que tinham na altura, mais tarde, um deles descobriu-me no Last.fm e agradeceu-me. =) É o Carlos da Aira. Desde então, temos comunicado pelo Last.fm e já sei que lançaram um novo álbum (que me parece ainda melhor do que o primeiro) e que vêm de novo a Portugal este ano! \o/ Espero poder ir ver.
Deixo-vos aqui o myspace para ouvirem umas coisas (e fica o aviso de que é o tipo de música que tem muito mais impacto ao vivo): http://www.myspace.com/elsberrosdelacort