Certamente muitos de vós já estão a par da situação, nem que seja porque já foi referido aqui no fórum várias vezes (pelo menos aqui (fazer scroll para baixo), aqui, e o documentário acerca do assunto, por Jorge Pelicano, está também aqui). Penso que já é tempo deste assunto ter um tópico dedicado.
A Linha do Tua é uma linha de comboio centenária. Em toda a sua extensão, unia Bragança a Tua, passando por numerosas localidades, atravessando montes e vales e acompanhando, obviamente, o rio Tua. A população que esta linha servia era bastante numerosa mas, com o passar do tempo, e devido às dificuldades económicas daquela região, a situação modificou-se bastante.
A população reduziu, a CP e os poderes políticos com encargos financeiros na linha invocaram este facto para desactivar e desmantelar a linha e, com mais esta agressão (somada a tantas outras), a população continuou a reduzir. Depois de várias promessas de compensar a população, nunca voltou a haver um transporte público que restituísse a mobilidade para os que ali mais dela necessitam. Actualmente a actividade nesta linha está reduzida a cerca de 1/5 do seu traçado. De vez em quando, dado o estado de degradação da linha e a falta de manutenção da mesma, lá se vai ouvindo mais uma notícia de mais um acidente naquela região.
Actualmente está em curso a construção da barragem do Tua. Ao que parece, será o golpe final sobre a linha e sobre os acessos de diversas populações da região que ficarão definitivamente isoladas e deixadas ainda mais à sua sorte. As consequências da construção da barragem não serão apenas locais, uma vez que, segundo muitos, estas obras não estão a cumprir os requisitos técnicos necessários, violam normas europeias e far-nos-ão a nós, para não variar, pagar factura, mais resgate menos resgate. Para além disto, ao que parece, a construção desta (entre outras) barragens não irá ajudar a reduzir a factura da luz: antes pelo contrário. O que é mais frustrante é que nenhum destes factos é contraposto pelos que estão a levar em frente estas medidas. O único argumento que parece ser dado é simplesmente o de que "é necessário" e "vai trazer desenvolvimento à região"... Quando, década após década, o que se tem visto é precisamente o oposto.
Não me acho capaz de expor aqui todos os detalhes desta situação. Há muitos locais online onde podem ler acerca do que se tem passado, informar-se, e, se assim entenderem, tomar alguma medida em concreto.
Deixo-vos algumas ligações com informações:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Linha_do_Tua
https://pt.wikipedia.org/wiki/Metropolitano_Ligeiro_de_Mirandela
Sites de movimentos a favor da modernização da linha e contra a construção da barragem:
Movimento Cívico pela Linha do Tua - O site deste movimento contém muita informação histórica acerca da linha, dos estudos realizados acerca da mesma e dos impactos da barragem.
Movimento Pela Linha do Tua - Actualmente estão a tentar recolher assinaturas para uma petição a entregar no Parlamento Europeu e à UNESCO para bloquear as obras da barragem do Tua. A petição pode ser lida e assinada aqui: http://www.peticaopublica.com/?pi=MValeTua
Argumentos do Movimento Cívico pela Linha do Tua:
http://www.linhadotua.net/3w/index.php?option=com_content&task=view&id=41&Itemid=36
Argumentos do Movimento Pela Linha do Tua:
http://pelotua.info.tm/wiki/index.php?title=Raz%C3%B5es_desta_causa
O que acham acerca desta situação? Pessoalmente, tenho tido alguma dificuldade em encontrar os argumentos a favor da construção da barragem. Inclusivé, quando especialistas independentes concordam que esta e outras obras não são necessárias ao país, serão prejudiciais para a região e violam normas internacionais, custa-me a compreender o porquê de isto ainda não ter sido parado.
Muito mais depressa se viu um aeroporto deixar de o ser ser... Mas isso foi mais para as bandas de quem tem mais tempo de antena...