N. de Mensagens : 2477 Idade : 35 Local : Lisboa Raça : Ent/Povo das Árvores Elemento : Terra/Rocha Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei) Cor : Preto
Assunto: Re: Estilos musicais e personalidade Seg Jul 05, 2010 3:51 pm
Hem? Mais de 70% deste país ouve só e apenas raphiphoppopkizombakuduroequalqueroutraporcariaquepassenaradio23horaspordia. Como é que este seria um país de pessoas inteligentes?
Vampiria Rei/Rainha
N. de Mensagens : 1234 Local : Ilha dos Sonhos Raça : Druida/Feiticeiro Elemento : Terra/Rocha Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações) Cor : Roxo
Assunto: Re: Estilos musicais e personalidade Seg Jul 05, 2010 4:03 pm
Mas eu acho que a quantidade de pessoal que ouve metal seria suficiente para tornar este país num sonho.
E sim, é verdade, a maioria dos portugueses ouve qualquer coisa, sendo a maior parte sons sem interesse.
gothicescape Discípulo/Discípula
N. de Mensagens : 14 Idade : 45 Local : Porto Raça : Hobbit Elemento : Terra/Rocha Deus : Hermes (Engenho/Pensamento/Arte) Cor : Preto
Assunto: Re: Estilos musicais e personalidade Sáb Jan 15, 2011 6:49 pm
Uma vez li algures que os livros vencem o tempo, enquanto que a musica vence o espaço. A musica espalha-se por todo o mundo, mas varia com o tempo. Enquanto hoje se houve por exemplo metal, nos anos 50\60 ouvia-se rock n´roll e nos 2 séculos anteriores ouvia-se musica clássica (nas famílias abastadas e eruditas) e ouvia-se musica de raízes africanas trazidas pelos antigos escravos. Este tipo de testes de inteligência são muito redutores por várias razões: 1- normalmente fazem a Universitários (portanto a maioria são adolescentes do mundo Ocidental) 2- a cultura e os gostos variam com o tempo e com as gerações 3- perguntam a musica que ouvem, mas penso que não perguntam o porquê ?
Claro que normalmente um adolescente do mundo Ocidental ouve musica diferente da geração dos seus pais, normalmente quando se é adolescente é quando se houve mais musica do género "revolucionário e que apela mais às nossas emoções" é normal houver-se musica metal neste contexto, seja-se superdotado ou menos dotado lol.
Já agora sabiam que está psicologicamente provado que num adolescente predomina o sistema límbico ( emocional ) e no adulto predomina o lado racional. Mas claro que são apenas médias estatísticas, há sempre excepções. Assim como também há gente onde predominam em simultâneo o lado emocional e o lado racional, esses para mim são equilibradamente superdotados.
Mas também há que registar algo, os testes embora não sejam 100% correctos e precisos, também não são de todo falaciosos, e podem-sse tirar algumas ilações com toda a certeza: - Em média geral quem houve METAL é sinal de inteligência. - Em média geral quem houve rap e pop demasiado comercial é exibicionista, pois são os próprios clipes que a isso incitam - Em média geral quem houve musica PIMBA é sinal de mente pequena, porque só pensa nisso!!!
Averróis Deus(a) da Lua (moderação)
N. de Mensagens : 3508 Idade : 825 Local : Córdoba
Assunto: Re: Estilos musicais e personalidade Sáb Jan 15, 2011 6:56 pm
Kraft durch Freude escreveu:
Averróis escreveu:
E claro, também existe violência extrema gratuita com letras que mais fazem lembrar Goregrind, por exemplo Sutter Kain (...)
Olha, o Slaughtered Vomit Dolls!
...don't ask!
Can I ask now?
Ceinwyn Deus(a) da Lua (moderação)
N. de Mensagens : 3936 Idade : 38 Raça : Gárgula Elemento : Terra/Rocha Deus : Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista) Cor : Vermelho
Assunto: Re: Estilos musicais e personalidade Sáb Jan 15, 2011 7:01 pm
gothicescape escreveu:
- Em média geral quem houve METAL é sinal de inteligência.
Gostava de ver esses dados, não concordo nada com esta afirmação. Acho que, tal como em todos os outros géneros musicais, há fãs mais e menos inteligentes. Até porque a oferta dentro de cada estilo musical costuma ser tão vasta que dá para muitos tipos de pessoas (e.g., eu gosto de pelo menos uma ou duas coisas de praticamente todos os géneros que conheço - sejam eles metal, rock, folk, pop, hip hop, electrónica, jazz, clássica, etc).
Assunto: Re: Estilos musicais e personalidade Sáb Jan 15, 2011 7:09 pm
Ceinwyn escreveu:
Gostava de ver esses dados, não concordo nada com esta afirmação. Acho que, tal como em todos os outros géneros musicais, há fãs mais e menos inteligentes. Até porque a oferta dentro de cada estilo musical costuma ser tão vasta que dá para muitos tipos de pessoas (e.g., eu gosto de pelo menos uma ou duas coisas de praticamente todos os géneros que conheço - sejam eles metal, rock, folk, pop, hip hop, electrónica, jazz, clássica, etc).
All praise is due to Allah CeinWIN
Aliás, por mais estranho que possa parecer... Eu diria que, por lógica, o pop é o estilo musical mais ouvido tanto pelos *mais* inteligentes - ou cultos - como pelos *menos* inteligentes. Acho que nem é preciso explicar porquê.
Será que isso prova alguma coisa? Nem por isso... Quanto muito prova que o Pop é popular. lol.
Ceinwyn Deus(a) da Lua (moderação)
N. de Mensagens : 3936 Idade : 38 Raça : Gárgula Elemento : Terra/Rocha Deus : Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista) Cor : Vermelho
Assunto: Re: Estilos musicais e personalidade Sáb Jan 15, 2011 7:15 pm
Pop faz mal, mas eu gosto
Assunto: Re: Estilos musicais e personalidade Sáb Jan 15, 2011 7:22 pm
Gothicescape, concordo com a generalidade do teu post, contudo discordo da ultima parte. Pois acho que aí acabas por desdizer em parte o que acabaste de referir acima...
gothicescape escreveu:
- Em média geral quem houve rap e pop demasiado comercial é exibicionista, pois são os próprios clipes que a isso incitam
Eu ouço diversos estilos musicais, como se pode ver no meu last.fm. Mas acontece que aquele que oiço mais, ainda assim, é mesmo o rap/hip hop.
E acredita: Sou tudo menos exibicionista, narcisista ou algo do género. Na verdade o rap que se vê na TV geralmente não tem nada a ver com o rap que oiço e gosto e não me identifico nada com ele. Quando um género musical se torna popular geralmente incorre *sempre* na corrupção e comercialização. Muita gente que já gostava passa então a ouvir também esses formatos mais "comerciais". Mas é por isso que vai passar a ser mais exibicionista ou hedonista por causa disso.
@Ceinwyn: LOL
gothicescape Discípulo/Discípula
N. de Mensagens : 14 Idade : 45 Local : Porto Raça : Hobbit Elemento : Terra/Rocha Deus : Hermes (Engenho/Pensamento/Arte) Cor : Preto
Assunto: Re: Estilos musicais e personalidade Sáb Jan 15, 2011 8:20 pm
existem excepções, por isso que falo em médias gerais Mas também eu próprio ouço de tudo um pouco dependendo da disposição, desde metal a algum pop, desde algum rap a Bob Marley, desde algum Trance mais hipnótico até às nossas raízes culturais que é o fado, e " quando o rei faz anos " também me da para ouvir Mozart ou jazz.
Voltando ás afirmações anteriores, sei que existem alguns testes de inteligência que são muito redutores, mesmo em psicologia nunca conheci um teste que realmente fosse exacto. Talvez o mais famoso - O teste do Q.I ( ele próprio é um teste no fundo de cultura geral e de quem estudou) . Antigamente nos tempos de Binet ( inícios do século passado, considerado o pai dos testes de inteligência ) os testes eram tão redutores que se baseavam em cálculos ou memorizar palavras, sem importar a compreensão, imaginação, a emoção etc. uma criança neste tempo que não fizesse um cálculo ou decorar uma lista de palavras já era considerado anormal. Sempre achei perigoso fazerem-se estatísticas por tudo e por nada, e nenhum teste por mais evoluído que seja consegue resumir todo o comportamento e habilidades humanas a simples equações e a simples formulas. Ainda hoje em dia a parte do corpo humano mais desconhecido é o cérebro .
Mas apesar de tudo e sem me querer contradizer, os testes não são 100 por centos correctos mas também não são 100 por cento falaciosos. Vivemos num mundo cientifico, e devem-se continuar a investigar e a desenvolver os testes psicológicos, sejam eles de inteligência, emocionais, de temperamento, seja do que for. Tendo o cuidado de não os julgarmos nem exactos nem ignorantes de todo. Eu acredito seriamente que não há testes perfeitos nem nunca haverá porque o comportamento e o cérebro são grandes demais para caberem num teste, mas apesar de tudo podem-se tirar algumas conclusões , como em média geral alguém que ouve Metal ser inteligente, mas isso não quer dizer que todos o sejam, e não quer dizer que haja muita mais gente inteligente e até sobredotada que no entanto não gostem de metal. Essas foram as conclusões do teste. Mas gostaria apesar de tudo saber o Porquê. Essa seria a pergunta certa para esse estudo nas Universidades Canadienses lol a não ser que esses investigadores cientificos não saibam o que estavam a fazer lá no Canada lol
Seja como for e para finalizar acho que hoje o conceito de inteligência está ultrapassado. ( Basta ver que muita gente que está no desemprego é super inteligente, e há muita gente que se farta de ganhar muito dinheiro e que revelam pouca inteligência ) há factores mais importantes hoje em dia como o lado emocional, a sorte, a resistência ao stress, a ambição, a motivação- tudo isto são factores hoje em dia muito mais importantes na sociedade actual
SEJAM QUAIS FOREM OS VOSSOS GOSTOS MUSICAIS , OUÇAM LOL QUE A MUSICA FAZ BEM À ALMA E Â CABECINHA " ENJOY MUSIC & BE HAPPY "
Assunto: Re: Estilos musicais e personalidade Sáb Jan 15, 2011 9:07 pm
gothicescape escreveu:
existem excepções, por isso que falo em médias gerais Mas também eu próprio ouço de tudo um pouco dependendo da disposição, desde metal a algum pop, desde algum rap a Bob Marley, desde algum Trance mais hipnótico até às nossas raízes culturais que é o fado, e " quando o rei faz anos " também me da para ouvir Mozart ou jazz.
Voltando ás afirmações anteriores, sei que existem alguns testes de inteligência que são muito redutores, mesmo em psicologia nunca conheci um teste que realmente fosse exacto. Talvez o mais famoso - O teste do Q.I ( ele próprio é um teste no fundo de cultura geral e de quem estudou) . Antigamente nos tempos de Binet ( inícios do século passado, considerado o pai dos testes de inteligência ) os testes eram tão redutores que se baseavam em cálculos ou memorizar palavras, sem importar a compreensão, imaginação, a emoção etc. uma criança neste tempo que não fizesse um cálculo ou decorar uma lista de palavras já era considerado anormal. Sempre achei perigoso fazerem-se estatísticas por tudo e por nada, e nenhum teste por mais evoluído que seja consegue resumir todo o comportamento e habilidades humanas a simples equações e a simples formulas. Ainda hoje em dia a parte do corpo humano mais desconhecido é o cérebro .
Estou de acordo com estes parágrafos. Até mesmo o teste de QI pode não ser verdadeiramente confiável a 100%. Pessoalmente acredito no conceito de inteligências múltiplas. Uma pessoa que seja péssima a matemática pode muito bem ser óptima em letras ou artes em geral, ou na orientação espacial. Aliás, o Síndrome de Savant é bastante curioso pois, melhor que qualquer outra condição, exalta essas diferentes capacidades mentais de forma extrema. Ao ponto da pessoa poder ser génial numa determinada tarefa específica, por exemplo decorar matriculas de automóveis ou pormenores de uma cidade graças à sua memória fotográfica, e no entanto ser incapaz de fazer coisas básicas que a maioria de nós faz, precisando de ajuda para tal. Ou fazer de cabeça cálculos inimagináveis mas sem no entanto ser capaz de construir uma frase longa ou perceber ironia. Sindrome de Asperger é outra condição interessante.
gothicescape escreveu:
Mas apesar de tudo e sem me querer contradizer, os testes não são 100 por centos correctos mas também não são 100 por cento falaciosos. Vivemos num mundo cientifico, e devem-se continuar a investigar e a desenvolver os testes psicológicos, sejam eles de inteligência, emocionais, de temperamento, seja do que for. Tendo o cuidado de não os julgarmos nem exactos nem ignorantes de todo.
Na verdade muitos destes estudos nem sequer são verdadeiramente científicos. Geralmente até recaem na categoria das pseudociências. Um estudo científico é algo muito mais rigoroso do que uma simples estatística. Um estudo científica é submetido a um escrutínio enorme, e depois passa por revisão paritária... Não me parece que este "estudo" que originou o tópico tenha algo de científico nele.
É muito perigoso acreditarmos nas coisas que se dizem sem tentar perceber como determinaram os resultados obtidos... Hoje em dia podemos comer gato por lebre, pensando que estamos a confiar em algo verdadeiramente científico... Homeopatia, parapsicologia, fisiognomía/morfopsicologia e até mesmo a psicanálise são consideradas disciplinas pseudocientíficas, não são reconhecidas pela ciência verdadeiramente empírica. No entanto por vezes podem ser apresentadas como se fossem "estudos científicos".
gothicescape escreveu:
Eu acredito seriamente que não há testes perfeitos nem nunca haverá porque o comportamento e o cérebro são grandes demais para caberem num teste, mas apesar de tudo podem-se tirar algumas conclusões , como em média geral alguém que ouve Metal ser inteligente, mas isso não quer dizer que todos o sejam, e não quer dizer que haja muita mais gente inteligente e até sobredotada que no entanto não gostem de metal. Essas foram as conclusões do teste. Mas gostaria apesar de tudo saber o Porquê. Essa seria a pergunta certa para esse estudo nas Universidades Canadienses lol a não ser que esses investigadores cientificos não saibam o que estavam a fazer lá no Canada lol
Pessoalmente este estudo não me parece diferente da morfopsicologia... Tentar fazer correlações onde elas parecem bastante rebuscadas. Muitas vezes, se não for a maioria das vezes, os gostos musicais até acabam por ser influenciados em parte pelas amizades que temos. E como será em relação a quem ouve vários estilos? Será que são super inteligentes e super burros em simultâneo? Introvertidos e extrovertidos?
gothicescape escreveu:
Seja como for e para finalizar acho que hoje o conceito de inteligência está ultrapassado. ( Basta ver que muita gente que está no desemprego é super inteligente, e há muita gente que se farta de ganhar muito dinheiro e que revelam pouca inteligência ) há factores mais importantes hoje em dia como o lado emocional, a sorte, a resistência ao stress, a ambição, a motivação- tudo isto são factores hoje em dia muito mais importantes na sociedade actual
SEJAM QUAIS FOREM OS VOSSOS GOSTOS MUSICAIS , OUÇAM LOL QUE A MUSICA FAZ BEM À ALMA E Â CABECINHA " ENJOY MUSIC & BE HAPPY "