N. de Mensagens : 3508 Idade : 825 Local : Córdoba
Assunto: Mercan Dede (World + Electrónica) [Turquia] Seg Ago 02, 2010 1:40 am
Pequena introdução: O projecto Mercan Dede teve a sua primeira aparição em 1998. É da Turquia e funde a electrónica com música tradicional Turca. Algumas das produções são muito pouco puristas, pelo que poderão não agradar a todos os que preferem a música mais a puxar para o tradicional. Mais info: http://en.wikipedia.org/wiki/Mercan_Dede
Alguns vídeos:
RedHead Deus(a) da Lua (moderação)
N. de Mensagens : 2916 Idade : 35 Local : Olissipo/Liberalitas Julia Raça : Elfo Elemento : Terra/Rocha Deus : Urano (Céu/Elevação/Perfeição) Cor : Preto
Assunto: Re: Mercan Dede (World + Electrónica) [Turquia] Seg Ago 02, 2010 8:54 pm
Interessante. =) A música é bastante envolvente e as suas raízes estão bem marcadas, apesar da fusão com a electrónica. Eu não sou apreciadora de música electrónica, mas estas misturas fazem toda a diferença. Só não gostei da parte do rap.
Ceinwyn Deus(a) da Lua (moderação)
N. de Mensagens : 3936 Idade : 38 Raça : Gárgula Elemento : Terra/Rocha Deus : Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista) Cor : Vermelho
Assunto: Re: Mercan Dede (World + Electrónica) [Turquia] Seg Ago 02, 2010 11:06 pm
RedHead escreveu:
Só não gostei da parte do rap.
Subscrevo. Fora o momento rap, gostei bastante, especialmente porque tem lá a electrónica, mas a parte folk é dominante. Muito interessante mesmo.
Cernunnos Artista
N. de Mensagens : 309 Idade : 42 Local : Castelo de Paiva Raça : Hobbit Elemento : Terra/Rocha Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações) Cor : Azul Escuro
Assunto: Re: Mercan Dede (World + Electrónica) [Turquia] Seg Ago 02, 2010 11:17 pm
Mais do mesmo...o rap é um pouco escusado. Se fosse apenas instrumental lucrava mais, mas ainda assim gostei. Gosto de experiências de misturar o tradicional com o contemporaneo, e quando se faz uso de electronica, se for nesta toada relaxada, melhor ainda.
Averróis Deus(a) da Lua (moderação)
Assunto: Re: Mercan Dede (World + Electrónica) [Turquia] Seg Ago 02, 2010 11:23 pm
Eu avisei que era pouco purista. Mas depende dos gostos. Pessoalmente gostei da fusão. Mas também sou suspeito porque oiço bastante rap, inclusivamente de outros países (em que nem sequer percebo língua!). Para deitar água na fervura vou aproveitar para abrir um tópico dedicado à fusão de rap com folk, temáticas pagãs, influências célticas, etc...
N. de Mensagens : 3936 Idade : 38 Raça : Gárgula Elemento : Terra/Rocha Deus : Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista) Cor : Vermelho
Assunto: Re: Mercan Dede (World + Electrónica) [Turquia] Seg Ago 02, 2010 11:27 pm
Averróis escreveu:
Mas também sou suspeito porque oiço bastante rap, inclusivamente de outros países (em que nem sequer percebo língua!).
Rap em francês é o melhor. Também achei piada ao que ouvi em grego. Não é uma forma musical que aprecie, mas tudo tem outro encanto quando não se entende a língua, acho eu lol.
N. de Mensagens : 2916 Idade : 35 Local : Olissipo/Liberalitas Julia Raça : Elfo Elemento : Terra/Rocha Deus : Urano (Céu/Elevação/Perfeição) Cor : Preto
Assunto: Re: Mercan Dede (World + Electrónica) [Turquia] Seg Ago 02, 2010 11:28 pm
Rap, para mim, só Gabriel o Pensador.
Assunto: Re: Mercan Dede (World + Electrónica) [Turquia] Seg Ago 02, 2010 11:29 pm
RedHead escreveu:
Bem lembrado
Cernunnos Artista
N. de Mensagens : 309 Idade : 42 Local : Castelo de Paiva Raça : Hobbit Elemento : Terra/Rocha Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações) Cor : Azul Escuro
Assunto: Re: Mercan Dede (World + Electrónica) [Turquia] Seg Ago 02, 2010 11:36 pm
yaah, gabriel é porreiro. além de me fazer lembrar a minha juventude, as letras são muito boas
até quando você vai levando, porrada porrada?
Assunto: Re: Mercan Dede (World + Electrónica) [Turquia] Seg Ago 02, 2010 11:37 pm
Tô fêliz, matei o presidentxi!
Assunto: Re: Mercan Dede (World + Electrónica) [Turquia] Ter Ago 03, 2010 1:25 am
Ceinwyn escreveu:
Averróis escreveu:
Mas também sou suspeito porque oiço bastante rap, inclusivamente de outros países (em que nem sequer percebo língua!).
Rap em francês é o melhor. Também achei piada ao que ouvi em grego. Não é uma forma musical que aprecie, mas tudo tem outro encanto quando não se entende a língua, acho eu lol.
Eu já encontrei projectos interessantes quase por toda a parte, para dar alguns exemplos de cabeça: Belgrado (Beogradski Sindikat) , Palestina (DAM), Croácia (Tram 11), Coreia do Sul (Garion), Rússia (Triada), Alemanha (Torch), Espanha (Nach), Índia (Karmacy), Argélia (Intik), Reino Unido (Funky DL), Japão (Nujabes) e por aí fora...
Em francês gosto bastante de IAM, Fatale Clique, NTM, Kenny Arkana, Médine, Lunatic, Oxmo Puccino, Psy 4 de la Rime, MC Solaar.
RedHead escreveu:
Sim, o Gabriel o Pensador é um bom exemplo. A vantagem que ele teve foi o facto de ter ganho destaque numa altura em que o rap ainda não era a trapalhada comercial dos dias de hoje. (com 50cent's e companhias). Era um rap muito mais original, focado na letra e na mensagem, etc... Isso hoje em dia está excluído das MTV's e rádios. Quem quiser ouvir algo mais do que "gajas, vinho, drogas e carros" tem que se dar ao trabalho de procurar para além do que lhe é oferecido pelos meios de comunicação, salvo raras excepções! Antigamente haviam grupos excelentes que tinham airplay, como era o caso de A Tribe Called Quest, Jurassic 5, Fugees, Lords of the Underground, Organized Konfusion, KRS-One, Wu-Tang Clan, entre outros... Eram todos diferentes entre si. Hoje em dia temos uma mão cheia de pseudo rappers que não têm nada de original e não passam da mesma história...
Assunto: Re: Mercan Dede (World + Electrónica) [Turquia] Ter Ago 03, 2010 7:58 pm
Averróis escreveu:
RedHead escreveu:
Sim, o Gabriel o Pensador é um bom exemplo. A vantagem que ele teve foi o facto de ter ganho destaque numa altura em que o rap ainda não era a trapalhada comercial dos dias de hoje. (com 50cent's e companhias). Era um rap muito mais original, focado na letra e na mensagem, etc... Isso hoje em dia está excluído das MTV's e rádios. Quem quiser ouvir algo mais do que "gajas, vinho, drogas e carros" tem que se dar ao trabalho de procurar para além do que lhe é oferecido pelos meios de comunicação, salvo raras excepções! Antigamente haviam grupos excelentes que tinham airplay, como era o caso de A Tribe Called Quest, Jurassic 5, Fugees, Lords of the Underground, Organized Konfusion, KRS-One, Wu-Tang Clan, entre outros... Eram todos diferentes entre si. Hoje em dia temos uma mão cheia de pseudo rappers que não têm nada de original e não passam da mesma história...
DJ Shadow!
Assunto: Re: Mercan Dede (World + Electrónica) [Turquia] Ter Ago 03, 2010 8:22 pm
Ceinwyn escreveu:
DJ Shadow!
Sim, DJ Shadow também tinha o seu quê de airplay, idem para outros como Gang Starr/Guru/DJ Premier, Nas (que está cada vez com menos exposição, apesar de até manter, atipicamente. uma fasquia alta nos seus trabalhos), Grandmaster Flash, Pete Rock & C.L. Smooth, Cypress Hill, Beastie Boys, Public Enemy, EPMD, Mos Def, Talib Kweli e mais uns tantos que na minha opinião estão a milhas de distância dos actuais rappers mediocres que se podem ouvir nas rádios e MTV's.