Folk Lusitânia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Folk Lusitânia

Folk, Neo-clássico, New Age, World Music, Darkwave, Medieval, Música Étnica, Folk Metal, Symphonic Metal, Dark Ambient, Neofolk, Marcial.
 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Um pouco sobre mim

Ir para baixo 
+7
Aelle
Ceinwyn
Averróis
Cernunnos
RedHead
Signatus
Marçal
11 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Marçal
Guerreiro/Guerreira



Masculino
Câncer Gato
N. de Mensagens : 34
Idade : 36
Local : Careaçu Mg Brasil
Raça : Anjo
Elemento : Ar
Deus : Hermes (Engenho/Pensamento/Arte)
Cor : Azul Céu

Um pouco sobre mim Empty
MensagemAssunto: Um pouco sobre mim   Um pouco sobre mim Icon_minitimeSeg Ago 02, 2010 5:49 pm

Ola eu sou André Marçal
Brasil. Minas Gerais
Gosto muito de ler, embora nao tenho tempo
Trabalho doze horas por dias sendo que alguns dias chego a trabalhar ate 14, 15 ou ate mesmo 19 horas" a meu serviso é meio pesado"
Estou escrevendo um livro de fantasia ja ta na metade quando ficar pronto
eu coloco ele aqui no site
Livros : Todos de tokiem, Nao li o senhor dos aneis, mas li o hobbit, silmarillion, tom baldim
todos de Dan Brow,
O dia do chacal entre outros
ah um que mudou minha vida foi Magia pratica de Franz Bardon
Musica : Epica
Loreena MvKeniti
Nando Reis esse é brasileiro muito bom
Roberta Campos
ESporte : Exercicios em casa gostaria de pratica parkour mas nao tenho tempo
hoby: Pintava telas e desenhava bastante a tempos nao faco isso
atualmente to tentando achar amigos para praticar esgrima medival mas ta dificil
espitualidade: Sou batizado catolico porem se fosse para escolher nao me batizaria, tenho me interessado pelo espiritismo, mas tou mais pra exoterico
Sou de cancer e extremamente calmo, muitas vezes me inrrito com isso.
peso 92 kg no estilo forte com uma barriginha
Gosto muito de dinheiro e de meditacao
gosto de musica classica e rock in roll
de meditar e lutar
Meus amigos me acham muito estranho por gostar de opostos
aqui vai uma foto outro dia falo mais.
Um pouco sobre mim Imagem782
Ir para o topo Ir para baixo
Signatus
Deus(a) da Lua (moderação)
Signatus


Masculino
Virgem Dragão
N. de Mensagens : 2724
Idade : 35
Local : Ofiussa
Raça : Lobitroll
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Verde

Um pouco sobre mim Empty
MensagemAssunto: Re: Um pouco sobre mim   Um pouco sobre mim Icon_minitimeSeg Ago 02, 2010 6:17 pm

Não te dou as boas vindas porque já fazes parte cá do sitio Very Happy

Citação :
Trabalho doze horas por dias sendo que alguns dias chego a trabalhar ate 14, 15 ou ate mesmo 19 horas" a meu serviso é meio pesado"
Meio pesado? Nem quero saber o que denominas por pesado inteiro No


Citação :
Livros : Todos de tokiem, Nao li o senhor dos aneis, mas li o hobbit, silmarillion, tom baldim
Estranho, geralmente o pessoal lê o LOTR e ignora os outros. Agora ler os outros sem ler a triologia é algo novo para mim Laughing



Citação :
Meus amigos me acham muito estranho por gostar de opostos
Não te preocupes que há muita gente estranha no mundo seguindo essa definição, eu incluido.
Ir para o topo Ir para baixo
RedHead
Deus(a) da Lua (moderação)
RedHead


Feminino
Aquário Dragão
N. de Mensagens : 2916
Idade : 35
Local : Olissipo/Liberalitas Julia
Raça : Elfo
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Urano (Céu/Elevação/Perfeição)
Cor : Preto

Um pouco sobre mim Empty
MensagemAssunto: Re: Um pouco sobre mim   Um pouco sobre mim Icon_minitimeSeg Ago 02, 2010 8:40 pm

Olá, Marçal! Very Happy Bem vindo ao nosso fórum!

Olha que isso de ser considerado "estranho" pelos outros pode ser tomado como um elogio. E não te preocupes, vais sentir-te em casa, pois só vem aqui parar gente "estranha", hehe. alien
Ir para o topo Ir para baixo
http://dianarosa.wix.com/diana-rosa
Cernunnos
Artista
Cernunnos


Masculino
Gémeos Cachorro
N. de Mensagens : 309
Idade : 41
Local : Castelo de Paiva
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Azul Escuro

Um pouco sobre mim Empty
MensagemAssunto: Re: Um pouco sobre mim   Um pouco sobre mim Icon_minitimeSeg Ago 02, 2010 9:21 pm

E por falar em gostares de opostos...

Citação :
Sou de cancer e extremamente calmo, muitas vezes me inrrito com isso.

Laughing

Ir para o topo Ir para baixo
Averróis
Deus(a) da Lua (moderação)
Averróis


Masculino
Sagitário N. de Mensagens : 3508
Idade : 825
Local : Córdoba

Um pouco sobre mim Empty
MensagemAssunto: Re: Um pouco sobre mim   Um pouco sobre mim Icon_minitimeSeg Ago 02, 2010 9:42 pm

Bem-vindo ao fórum Marçal. Very Happy

E não creio que seja possivel um ser omnipotente criar uma pedra que ele não consegue levantar. Porque se ele consegue levantar essa pedra, na verdade não criou uma pedra que é incapaz de levantar... Logo não é omnipotente. E por aí em diante Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
http://undogmatic.net78.net/
Ceinwyn
Deus(a) da Lua (moderação)
Ceinwyn


Feminino
Leão Tigre
N. de Mensagens : 3936
Idade : 37
Raça : Gárgula
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista)
Cor : Vermelho

Um pouco sobre mim Empty
MensagemAssunto: Re: Um pouco sobre mim   Um pouco sobre mim Icon_minitimeSeg Ago 02, 2010 10:58 pm

Bem vindo, Marçal.

Se gostas do Tolkien, TENS de ler O Senhor dos Anéis. Eu também gostei muito do Silmarillion e do pequeno conto A Folha de Niggle (que em Portugal vem junto com o poema do Tom Bombadil, no Brasil não sei).

Como dizes que os teus amigos te acham estranho, acho que chegaste ao lugar ideal haha Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
Aelle
Mestre
Aelle


Masculino
Libra Porco
N. de Mensagens : 748
Idade : 40
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei)
Cor : Azul Escuro

Um pouco sobre mim Empty
MensagemAssunto: Re: Um pouco sobre mim   Um pouco sobre mim Icon_minitimeSeg Ago 02, 2010 11:22 pm

Boas vindas, Marçal.

Com efeito, aqui no fórum Folk Lusitania são todos um pouco estranhos.

Menos eu Wink

Realmente 12 horas de trabalho... Isso não é ilegal?!

Bem, outra conversa.

Saudações pagãs.
Ir para o topo Ir para baixo
Ceinwyn
Deus(a) da Lua (moderação)
Ceinwyn


Feminino
Leão Tigre
N. de Mensagens : 3936
Idade : 37
Raça : Gárgula
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista)
Cor : Vermelho

Um pouco sobre mim Empty
MensagemAssunto: Re: Um pouco sobre mim   Um pouco sobre mim Icon_minitimeSeg Ago 02, 2010 11:28 pm

Aelle escreveu:
Realmente 12 horas de trabalho... Isso não é ilegal?!

Há disso onde eu trabalho lol.
Ir para o topo Ir para baixo
Signatus
Deus(a) da Lua (moderação)
Signatus


Masculino
Virgem Dragão
N. de Mensagens : 2724
Idade : 35
Local : Ofiussa
Raça : Lobitroll
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Verde

Um pouco sobre mim Empty
MensagemAssunto: Re: Um pouco sobre mim   Um pouco sobre mim Icon_minitimeTer Ago 03, 2010 12:05 pm

Citação :
E não creio que seja possivel um ser omnipotente criar uma pedra que ele não consegue levantar. Porque se ele consegue levantar essa pedra, na verdade não criou uma pedra que é incapaz de levantar... Logo não é omnipotente. E por aí em diante
Se o pai natal consegue distribuir presentes a todas as criancinhas do mundo ás 24h de 31 de Dezembro (as que não ganham é porque se portaram mal) porque não há de ser possivel? Razz
Ir para o topo Ir para baixo
Averróis
Deus(a) da Lua (moderação)
Averróis


Masculino
Sagitário N. de Mensagens : 3508
Idade : 825
Local : Córdoba

Um pouco sobre mim Empty
MensagemAssunto: Re: Um pouco sobre mim   Um pouco sobre mim Icon_minitimeTer Ago 03, 2010 8:14 pm

Signatus escreveu:
Citação :
E não creio que seja possivel um ser omnipotente criar uma pedra que ele não consegue levantar. Porque se ele consegue levantar essa pedra, na verdade não criou uma pedra que é incapaz de levantar... Logo não é omnipotente. E por aí em diante
Se o pai natal consegue distribuir presentes a todas as criancinhas do mundo ás 24h de 31 de Dezembro (as que não ganham é porque se portaram mal) porque não há de ser possivel? Razz

Isso é porque o pai natal na verdade é um duende (ou doente?) que gosta de celebrar o Solstício de Inverno.
Ir para o topo Ir para baixo
http://undogmatic.net78.net/
Aelle
Mestre
Aelle


Masculino
Libra Porco
N. de Mensagens : 748
Idade : 40
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei)
Cor : Azul Escuro

Um pouco sobre mim Empty
MensagemAssunto: Re: Um pouco sobre mim   Um pouco sobre mim Icon_minitimeTer Ago 03, 2010 8:41 pm

Eu não queria ser desmancha-prazeres pessoal, mas julgo que o Pai Natal não existe. Pelo menos não há referências ao mesmo nos registos mitológicos e pagãos indo-europeus.
Ir para o topo Ir para baixo
Cernunnos
Artista
Cernunnos


Masculino
Gémeos Cachorro
N. de Mensagens : 309
Idade : 41
Local : Castelo de Paiva
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Azul Escuro

Um pouco sobre mim Empty
MensagemAssunto: Re: Um pouco sobre mim   Um pouco sobre mim Icon_minitimeTer Ago 03, 2010 9:09 pm

Não? Mas apenas o sr. gordo certo? Porque o natal em sim, tenho a ideia de que foi sempre uma festa pagã.
Mas já li umas teorias sobre o pai natal ser uma referência ao amanita muscaria...lapónia, pinheiros, renas, as condições para que o amanita cresça. e as renas voam com o pai natal, dado o carácter alucinatório do amanita. o pai natal vermelho e branco como o amanita. e há mais argumentos, mas nao me lembro eheh
se é berdade ou não, num sei!
Ir para o topo Ir para baixo
Averróis
Deus(a) da Lua (moderação)
Averróis


Masculino
Sagitário N. de Mensagens : 3508
Idade : 825
Local : Córdoba

Um pouco sobre mim Empty
MensagemAssunto: Re: Um pouco sobre mim   Um pouco sobre mim Icon_minitimeTer Ago 03, 2010 10:10 pm

Aelle escreveu:
Eu não queria ser desmancha-prazeres pessoal, mas julgo que o Pai Natal não existe. Pelo menos não há referências ao mesmo nos registos mitológicos e pagãos indo-europeus.

S. Nicolau. Não será ele uma figura pagã herdada aquando da apropriação cultural de certos cultos pagãos para o Cristianismo?

Ah e já agora: http://en.wikipedia.org/wiki/Santa_Claus#Influence_of_Germanic_paganism_and_folklore

A própria árvore de natal e o acto simbólico das oferendas transpiram a paganismo. Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
http://undogmatic.net78.net/
Signatus
Deus(a) da Lua (moderação)
Signatus


Masculino
Virgem Dragão
N. de Mensagens : 2724
Idade : 35
Local : Ofiussa
Raça : Lobitroll
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Verde

Um pouco sobre mim Empty
MensagemAssunto: Re: Um pouco sobre mim   Um pouco sobre mim Icon_minitimeTer Ago 03, 2010 10:26 pm

Citação :
Eu não queria ser desmancha-prazeres pessoal, mas julgo que o Pai Natal não existe. Pelo menos não há referências ao mesmo nos registos mitológicos e pagãos indo-europeus.
A sério? Nem no Necromicon ou no Livro de Mormon? Shocked Shocked
NÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!


Ainda há esperança! Talvez a Igreja do grandioso FSM traga alguma luz sobre o assunto!


E sim, o Natal como muitas das celebrações Cristãs são uma mistela de ritos de tudo quanto é parte.
É muito mais fácil converter a populaça se durante algum tempo mantivermos tudo igual e só mudarmos os nomes.



PS: Não tens provas ciêntificas em como o Pai Natal não existe logo Ele existe. Ainda este natal o vi no El Corte Inglês, como podes afirmar tal coisa?


Última edição por Signatus em Ter Ago 03, 2010 11:02 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Signatus
Deus(a) da Lua (moderação)
Signatus


Masculino
Virgem Dragão
N. de Mensagens : 2724
Idade : 35
Local : Ofiussa
Raça : Lobitroll
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Verde

Um pouco sobre mim Empty
MensagemAssunto: Re: Um pouco sobre mim   Um pouco sobre mim Icon_minitimeTer Ago 03, 2010 10:31 pm

Cernunnos escreveu:
Não? Mas apenas o sr. gordo certo? Porque o natal em sim, tenho a ideia de que foi sempre uma festa pagã.
Mas já li umas teorias sobre o pai natal ser uma referência ao amanita muscaria...lapónia, pinheiros, renas, as condições para que o amanita cresça. e as renas voam com o pai natal, dado o carácter alucinatório do amanita. o pai natal vermelho e branco como o amanita. e há mais argumentos, mas nao me lembro eheh
se é berdade ou não, num sei!
Também já ouvi isso mas só acerca das "renas voadoras"
Ir para o topo Ir para baixo
Aelle
Mestre
Aelle


Masculino
Libra Porco
N. de Mensagens : 748
Idade : 40
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei)
Cor : Azul Escuro

Um pouco sobre mim Empty
MensagemAssunto: Re: Um pouco sobre mim   Um pouco sobre mim Icon_minitimeTer Ago 03, 2010 11:52 pm

Ahah, Signatus. Se o viste no El Corte Inglés, então é porque afinal o gajo existe!

Eh pa, eu estou tão afastado do Cristianismo, que nem me lembrei do São Nicolau! Imagino sempre o senhor gordo, vestido de vermelho e com grandes barbas, alegadamente criado (ou personalizado) pela Coca-Cola.

Nesse aspecto, confesso que não sabia dos paralelismos feitos com Odin, embora me pareçam um pouco forçados, pelo que li na wikipedia. No entanto não deixam de fazer sentido, se quisermos interpretar dessa forma, o que é interessante.

Quanto ao pinheiro (a árvore de Natal), e muitos outros rituais, sem dúvida, são pagãos. O "Natal" é precisamente uma festa pagã. Simplesmente os cristãos lembraram-se de dizer que o JC tinha nascido naquele dia, e pronto, é preciso aturar uma hora de missa. Mas fora isso, muito pouco mudou!

As próprias festas dos "santinhos". Em honra disto, e em honra daquilo, são pequenas festas pagãs que foram "cristianizadas". O que acaba por ser o cúmulo da contradição, pois o Judaico-Cristianismo condena a idolatria, e está escrito na Bíblia: "adorarás um só Deus". E isso levar-nos-ia também ao culto mariano, que mais não é do que uma adaptação de Deusas pagãs, etc.

Como diz o historiador Joaquim Fernandes, a propósito das aparições de Fátima:

"No entanto, a visitante divina não declinara a sua identidade aos pequenos pastores. Claro que para uma Jacinta da antiga civilização celta, a Dama Celeste seria Belisama, a qual ficou na tradição como "semelhante à chama". Orejona, Astarte, Afrodite, Vénus, teriam sido, provavelmente, outras divindades femininas descidas do céu, para Jacintas que tivessem vivido outrora, respectivamente, na zona da Bolívia, Síria, Grécia, Roma..."
Ir para o topo Ir para baixo
Cernunnos
Artista
Cernunnos


Masculino
Gémeos Cachorro
N. de Mensagens : 309
Idade : 41
Local : Castelo de Paiva
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Azul Escuro

Um pouco sobre mim Empty
MensagemAssunto: Re: Um pouco sobre mim   Um pouco sobre mim Icon_minitimeQua Ago 04, 2010 1:00 am

Carnaval, pagão. Páscoa, pagã. Dia de todos os santos, pagão. Feriados, santos, muitos dos rituais da missa, a igreja está carregada de simbologia pagã. É que os tipos podem ser muita coisa, mas burros não são, e devem ter percebido rápido que a forma mais eficaz de levar as pessoas na cantiga deles (morte, tortura e fogueira não iam resultar para sempre, ou então eles começaram a não achar tão divertido) era simplesmente pegar no que elas já conheciam, e meter-lhe um papel de parede novo. corta daqui, cose dacolá e pronto.
Ir para o topo Ir para baixo
Ceinwyn
Deus(a) da Lua (moderação)
Ceinwyn


Feminino
Leão Tigre
N. de Mensagens : 3936
Idade : 37
Raça : Gárgula
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista)
Cor : Vermelho

Um pouco sobre mim Empty
MensagemAssunto: Re: Um pouco sobre mim   Um pouco sobre mim Icon_minitimeQua Ago 04, 2010 10:41 am

Cernunnos escreveu:
Carnaval, pagão. Páscoa, pagã. Dia de todos os santos, pagão. Feriados, santos, muitos dos rituais da missa, a igreja está carregada de simbologia pagã. É que os tipos podem ser muita coisa, mas burros não são, e devem ter percebido rápido que a forma mais eficaz de levar as pessoas na cantiga deles (morte, tortura e fogueira não iam resultar para sempre, ou então eles começaram a não achar tão divertido) era simplesmente pegar no que elas já conheciam, e meter-lhe um papel de parede novo. corta daqui, cose dacolá e pronto.

Nem poderia ser de outra maneira. É natural que as próprias populações adaptassem uma nova crença às suas especificidades, tal como uma mesma forma de paganismo podia variar em função da zona geográfica (no Egipto ou na Grécia, cada cidade tinha o seu deus preferido, por exemplo, apesar de todos venerarem o mesmo panteão). Mesmo dentro do Império Romano, não seria fácil uniformizar certas coisas, por isso nada mais simples do que pegar em datas relacionadas com fenómenos naturais universais, como os solstícios e afins, ainda por cima já celebradas nos vários paganismos e conhecidas das pessoas, para ajudar à conversão. Há a possibilidade de manter "deuses" locais ou pessoais, sob a forma de santos, e as pessoas aceitariam facilmente um Deus superior, como antes tinham um Zeus ou um Odin. Depois é só ir alterando ou apagando da memória das pessoas o que se quer - inteligência para isso nunca faltou à Igreja e 2000 anos foi tempo mais do que suficiente - e está feito.
Ir para o topo Ir para baixo
Signatus
Deus(a) da Lua (moderação)
Signatus


Masculino
Virgem Dragão
N. de Mensagens : 2724
Idade : 35
Local : Ofiussa
Raça : Lobitroll
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Verde

Um pouco sobre mim Empty
MensagemAssunto: Re: Um pouco sobre mim   Um pouco sobre mim Icon_minitimeQua Ago 04, 2010 10:48 am

Por acaso ainda há pouco tempo falei com um primo meu (mais velhor) também ateu acerca do quanto ainda temos de influencias pagãs (ibéricas, lusitanicas, celtas) no culto cristão local e nas tradições, por acaso tive pena de não ter tido muito tempo para continuar a conversa.

Desde o já referido culto de Maria e dos santos, ao simbologismo do sol (que nada tem a ver com o cristianismo) e muitas tradições referentes á lua, está um pouco por todo o lado.
Ir para o topo Ir para baixo
Cernunnos
Artista
Cernunnos


Masculino
Gémeos Cachorro
N. de Mensagens : 309
Idade : 41
Local : Castelo de Paiva
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Azul Escuro

Um pouco sobre mim Empty
MensagemAssunto: Re: Um pouco sobre mim   Um pouco sobre mim Icon_minitimeQua Ago 04, 2010 12:07 pm

yah, e isso tem tanto de paradoxal, como de engraçado...
afinal, a cruzada anti-pagã da igreja não deu assim tantos frutos. tem piada, porque lembra-me a minha avó, pessoa super religiosa, que me está constantemente a xinar a cabeça "és cá um pagão, olha que não há religião melhor que esta" e nem se apercebe da quantidade de manifestações pagãs que tem incorporadas na vida religiosa e espiritual dela...e quem diz ela, diz a maioria das pessoas que vão à missa, que não têm consciencia disso.
até dá uma certa satisfação saber que, apesar de tudo, de forma escondida, as tradições pagãs dos nossos antepassados se preservam no tempo. jocolor
sobre isto, li uma vez sobre um tipo que visitou uma povoação em taos, novo mexico, e o guia, um nativo, perguntou. "onde é o melhor sitio para esconder algo?" resposta "é deixar à vista". referia-se à igreja que tinha na povoação. explicou que os colonos queriam converter a malta, e caso houvesse resistência, era a história do costume...sangue e morte! então, para evitar isso, pegaram em toda a mitologia deles e mascararam-na de coisa cristã. deixaram os colonos contentinhos da vida, e sem que eles se apercebessem, continuaram com os rituais que toda a vida tinham feito.
claro que era melhor fazê-lo de forma aberta, mas interrogo-me até que ponto por estes lados não podem também ter existido coisas que fossem feitas nesse sentido, e não apenas no sentido oposto de ser a própria igreja a fazer o trabalho sujo.
Ir para o topo Ir para baixo
Aelle
Mestre
Aelle


Masculino
Libra Porco
N. de Mensagens : 748
Idade : 40
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei)
Cor : Azul Escuro

Um pouco sobre mim Empty
MensagemAssunto: Re: Um pouco sobre mim   Um pouco sobre mim Icon_minitimeQua Ago 04, 2010 8:12 pm

Sim, a minha avó paterna é 100 % pagã, na prática. Acredita-se em reencarnação, em espectros, na importância de certos rituais, em espíritos que ficam presos na terra, etc, etc.

Eu já lhe expliquei isso, que as crenças dela são pagãs, e são condenadas pelo Cristianismo primitivo (e verdadeiro) Ela ficou confusa, ao início. Mas como não é "ovelha", no sentido de aceitar tudo o que dizem os padres, lá arranjou maneira de conciliar isso com a crença no único Deus.

No entanto a fusão das religiões não é coisa nova. Houve muitos pagãos antigos que também adoptaram o deus "novo" oriundo do médio-oriente, sem renegar os antigos. Mas claro, como hoje em dia a maioria dos cristãos são cristãos "porque sim", suponho que na altura seria a mesma coisa. As pessoas eram ensinadas a acreditar nos Deuses, e faziam-no, sem no entanto aprofundarem muito essa crença ou essa sabedoria.

EDIT: Isto no que concerne aos centros urbanos. As zonas rurais sempre se mantiverem fiéis aos Deuses, na sua maioria. E sempre tiveram muito mais proximidade com os seus ritos e a sua sabedoria.
Ir para o topo Ir para baixo
Cernunnos
Artista
Cernunnos


Masculino
Gémeos Cachorro
N. de Mensagens : 309
Idade : 41
Local : Castelo de Paiva
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Azul Escuro

Um pouco sobre mim Empty
MensagemAssunto: Re: Um pouco sobre mim   Um pouco sobre mim Icon_minitimeQua Ago 04, 2010 9:15 pm

sim, nas zonas rurais sente-se mais essa ligação.
eu cresci numa zona rural e lembro de quando era novo e ficava doente irem à "bruxa" para me talhar o ar, ou quando tive papeira que fui a uma senhora que fez umas rezas e usou uns incensos e um jugo de bois onde tinha que encostar a cabeça pra correr com aquilo...tremendamende católico isto! Very Happy
lembro-me de histórias da sarronca e da xibérra, seres mitologicos lá da zona.
lembro-me das histórias dos mais velhos sobre espiritos, lobisomens e coisas afinas, contadas sempre com uma profunda crença naquilo que estava a ser dito.
e depois, claro, peregrinações, certas festas, alminhas, tudo coisas sempre mascaradas de católicas (obvio) mas ecos do nosso passado pagão.
nas cidades, talvez por haver menor contacto com a natureza, tudo isso perde-se mais.
Ir para o topo Ir para baixo
Marçal
Guerreiro/Guerreira



Masculino
Câncer Gato
N. de Mensagens : 34
Idade : 36
Local : Careaçu Mg Brasil
Raça : Anjo
Elemento : Ar
Deus : Hermes (Engenho/Pensamento/Arte)
Cor : Azul Céu

Um pouco sobre mim Empty
MensagemAssunto: A deuza   Um pouco sobre mim Icon_minitimeQui Ago 05, 2010 5:21 pm

Sempre que me perguntam qual a minha religião as vezes não sei o que dizer, gostaria de ser pagão mas só estudar sobre o assunto e achar eles mais prováveis não faz de mim um pagao, gostaria de ter uma religiao em que eu fosse todos os domingos ou sabados realizar rituais e e conversar de ispiritualidade, As vezes quando falo da deuza e de quanto as mulheres sao importante, as pessoas acham engrasado . Meu irmão sempre diz " O homem branco so ta perdendo poder, a certo tempo atraz perdemos os escravos agora nos querem tirar o direito de mandar em nossas mulheres, daqui a pouco os homens vao ter que lavar louça.

Ir para o topo Ir para baixo
Marçal
Guerreiro/Guerreira



Masculino
Câncer Gato
N. de Mensagens : 34
Idade : 36
Local : Careaçu Mg Brasil
Raça : Anjo
Elemento : Ar
Deus : Hermes (Engenho/Pensamento/Arte)
Cor : Azul Céu

Um pouco sobre mim Empty
MensagemAssunto: um elogio a vocês    Um pouco sobre mim Icon_minitimeQui Ago 05, 2010 5:26 pm

Quando converso com meus amigos a diferença cultural é muito grande porem aqui muitas veses fico perdido, isso foi o que mas me atraiu ao site. Parabens a todos vocês por manterem um nivel tao alto.
Ir para o topo Ir para baixo
Signatus
Deus(a) da Lua (moderação)
Signatus


Masculino
Virgem Dragão
N. de Mensagens : 2724
Idade : 35
Local : Ofiussa
Raça : Lobitroll
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Verde

Um pouco sobre mim Empty
MensagemAssunto: Re: Um pouco sobre mim   Um pouco sobre mim Icon_minitimeTer Ago 10, 2010 11:17 am

Marçal escreveu:
Sempre que me perguntam qual a minha religião as vezes não sei o que dizer, gostaria de ser pagão mas só estudar sobre o assunto e achar eles mais prováveis não faz de mim um pagao, gostaria de ter uma religiao em que eu fosse todos os domingos ou sabados realizar rituais e e conversar de ispiritualidade, As vezes quando falo da deuza e de quanto as mulheres sao importante, as pessoas acham engrasado . Meu irmão sempre diz " O homem branco so ta perdendo poder, a certo tempo atraz perdemos os escravos agora nos querem tirar o direito de mandar em nossas mulheres, daqui a pouco os homens vao ter que lavar louça.

Laughing Laughing
Primeiro peço desculpa pelo o atraso, já estou a congeminar uma resposta para a tua questão desde que fizeste o post mas, com o fest e as coisas por fazer só agora consegui acabar isto pois as tuas questões não são fáceis.
O enquadramente cultural e social no Brasil é muito diferente do português portanto é natural que tenhas essa confusão. Ainda por mais pois nós devemos ser considerados "estranhos" pela maioria dos portugueses e pelo menos para mim isso é um elogio pois não quero ser uma ovelha á deriva da manada que caminha para o precipicio.
No entanto a tua duvida em relação a com o que te ás de identificar é algo bom pois a duvida é o primeiro passo em direcção ao conhecimento!

Aqui vai um pouco daquilo que vou aprendendo ao longo da vida, espero que te ajude a pensar no assunto.
E atenção, esta é apenas a minha opinião actual e não quer dizer que daqui a algum tempo não seja bem diferente. Serve para o Marçal e para quem quer que esteja a ler (e ao mesmo tempo é uma reflecção para mim próprio). No entanto espero que discordem de mim em muita coisa e ter respostas interessantes nem que seja a contestar tudo o que digo, não sou nenhum guru.

Primeiro, embora todos os seres humanos sintam necessidade de se sentirem integrados nalgo acho que não nos devemos deixar limitar por religões ou filosofias dos outros, explora o máximo que puderes, usa-as como ponto de partida mas cria a tua própria "religião" ou filosofia de vida em vez de ires pelo caminho mais fácil que é seguir o rebanho.
Lê o máximo que conseguires e sobre a maior diversidade de temas possiveis (com o teu horário deve ser dificil mas pronto Rolling Eyes ), conversa com o maior numero e diversidade de pessoas, ouve, respeita mas interiormente tenta contestar tudo o que leres ou oiças (especialmente se vier da minha parte Razz ) e mesmo que não consigas e decidas aceitar algo como verdadeiro, não o tomes como um dogma ou uma verdade absoluta. Desconfia das respostas universais e soluções milagrosas, têm sempre um senão e embora possam ser verdade para quem as desenvolveu não o são a 100% para ti. Não tentes imitar totalmente o modo de vida das pessoas realmente felizes (mas aprende com elas). A felicidade é algo que cada um deve procurar atingir individualmente e é independente de tudo o resto. Podes (e deves) arranjar parceiros/as na tua caminhada que te ajudem a levantar quando cais mas lembra-te, todos temos que fazer o nosso caminho sozinhos! Ninguém pode ir ao colo durante a maior parte do tempo.
Mantém-te perto de quem pensa como tu mas também de quem tem ideias muito diferentes pois é com eles que aprendes mais! E não deixes que diferenças de opinião te afastem de quem tu gostas!

Não te deixes levar pelos estériotipos e ideias pré concebidas pela sociedade que estas servem para servir interesses politicos e não a felicidade (sim, eu lavo a loiça, arrumo a casa, cozinho (embora não tenha paciência para cozinhar só para mim próprio e estou destreinado) e quem não sabe fazer esse tipo de coisas devia ter vergonha por ser dependente como uma criança, o mesmo aplica-se para as mulheres que estão sempre á espera que os homens resolvam os problemas). Homems e Mulheres são bastante diferentes em muitos sentidos mas complementam-se e são igualmente importantes, por mais que culturalmente o tentemos refutar (e se houver um sexo forte é o feminino por ter aturado todas as estravagancias dos homens ao longo dos tempos).
Quando viveres com alguém não dividas tarefas: reparte-as conforme a disponibilidade, gostos e talentos de cada um.

Aprende com os deuses e filosofos dos outros (aprende a perdoar com Jesus, a aceitar com o Buda, a esmagar as adversidades com o martelo de Thor, a amar com Afrodite, a respeitar a natureza com Cernunnos, etc) mas mais importante procura o "deus/a" dentro de ti próprio e dos que são importantes para ti.

Procura aprender sempre mais e não limites o teu pensamento mas mais importante de tudo:
Se tiveres de escolher entre mostrar que tens razão e ser feliz, escolhe milhões de vezes ser feliz!


Bem, espero que tenha sido util mas que não tenham concordado com tudo aquilo que disse para que hajam respostas interessantes! E venham os grammar nazis XD

Bem haja!


PS: se tiveres dificuldade em perceber alguma coisa do que disse avisa, tenho alguma experiência em fazer-me entender com brasileiros.

Ah, e faz um favor a ti próprio e aqui ao pessoal, se tiveres tempo pesquisa sobre as religiões pagãs dos povos indios do Brasil e cria tópicos sobre isso que nós agradecemos!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Um pouco sobre mim Empty
MensagemAssunto: Re: Um pouco sobre mim   Um pouco sobre mim Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Um pouco sobre mim
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Paganismo na Suécia Rural. Vivo e de saúde até há bem pouco tempo?
» Período medieval no cinema: Demasiado poético, pouco realista.
» O falso mito do Portugal conservador e clerical. Um pouco de História Medieval.
» Pensamentos e citações
» Filmes sobre psicologia

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Folk Lusitânia :: Centro da Vila :: Taberna das Apresentações-
Ir para: