N. de Mensagens : 105 Idade : 31 Local : Braga, Portugal Raça : Hobbit Elemento : Terra/Rocha Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações) Cor : Cinzento
Assunto: Magia Qua Set 08, 2010 10:22 pm
Aelle escreveu:
Estou tentado a comprar um livro sobre Magia Branca, mas aquilo custa 21 euros e o mais provável é que seja uma grande tanga. Que acham? Arrisco ou não? Além disso o meu horóscopo previne-me contra gastos supérfluos e inúteis.
Sendo que Magia Branca não existe, porque a Magia não tem cor, eu não arriscava... Deve ser mais um livro de tanga com purpurina e feitiços de amor ._.
Mas tu é que sabes xD
Averróis Deus(a) da Lua (moderação)
N. de Mensagens : 3508 Idade : 825 Local : Córdoba
Assunto: Re: Magia Qua Set 08, 2010 11:19 pm
MissElphie escreveu:
Aelle escreveu:
Estou tentado a comprar um livro sobre Magia Branca, mas aquilo custa 21 euros e o mais provável é que seja uma grande tanga. Que acham? Arrisco ou não? Além disso o meu horóscopo previne-me contra gastos supérfluos e inúteis.
Sendo que Magia Branca não existe, porque a Magia não tem cor, eu não arriscava... Deve ser mais um livro de tanga com purpurina e feitiços de amor ._.
Mas tu é que sabes xD
Last time I checked, Magic doesn't exist at all.
Ceinwyn Deus(a) da Lua (moderação)
N. de Mensagens : 3936 Idade : 38 Raça : Gárgula Elemento : Terra/Rocha Deus : Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista) Cor : Vermelho
Assunto: Re: Magia Qua Set 08, 2010 11:30 pm
Averróis escreveu:
MissElphie escreveu:
Aelle escreveu:
Mas tu é que sabes xD
Pois, estava a pensar se devia dizê-lo...
MissElphie Cavaleiro/Dama
N. de Mensagens : 105 Idade : 31 Local : Braga, Portugal Raça : Hobbit Elemento : Terra/Rocha Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações) Cor : Cinzento
Assunto: Re: Magia Qua Set 08, 2010 11:42 pm
lool
São opiniões, cada um tem a sua ^^
Assunto: Re: Magia Qua Set 08, 2010 11:43 pm
MissElphie escreveu:
lool
São opiniões, cada um tem a sua ^^
James Randi ftw.
Signatus Deus(a) da Lua (moderação)
N. de Mensagens : 2724 Idade : 36 Local : Ofiussa Raça : Lobitroll Elemento : Terra/Rocha Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações) Cor : Verde
Assunto: Re: Magia Qua Set 08, 2010 11:46 pm
Averróis escreveu:
N. de Mensagens : 2724 Idade : 36 Local : Ofiussa Raça : Lobitroll Elemento : Terra/Rocha Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações) Cor : Verde
Assunto: Re: Magia Qua Set 08, 2010 11:47 pm
Averróis escreveu:
Well, it does exist. We atheists just give it different names and explainations. But it doesnt make it less real and powerfull
N. de Mensagens : 3936 Idade : 38 Raça : Gárgula Elemento : Terra/Rocha Deus : Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista) Cor : Vermelho
Assunto: Re: Magia Qui Set 09, 2010 12:06 am
Averróis escreveu:
James Randi ftw.
Não, não: Uri Geller ftw! O homem é o máximo lol.
Ártemis Deus(a) da Lua (moderação)
N. de Mensagens : 1420 Local : Monte Olimpo Raça : Elfo Elemento : Ar Deus : Hermes (Engenho/Pensamento/Arte) Cor : Vermelho
Assunto: Re: Magia Qui Set 09, 2010 12:21 am
Aelle escreveu:
Está a escapar-me algo ou realmente "segues" os horóscopos?
Garrison Burguês/Burguesa
N. de Mensagens : 57 Idade : 41 Local : Lisboa Raça : Hobbit Elemento : Terra/Rocha Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei) Cor : Azul Escuro
Assunto: Re: Magia Qui Set 09, 2010 6:42 am
Cernunnos escreveu:
Estás a gostar do Ismael? Adorei esse livro. Dá uma prespectiva completamente diferente da História e põe em causa muito do que nos é ensinado e dado como certo. Foi um livro marcante para mim, daqueles que abanam as fundações e nos fazem dar uma reviravolta. A História de B também é muito bom, é do mesmo autor.
Sim, estou a gostar imenso! Muito leve e muito introspectivo. É uma óptima leitura.
A História de B não é uma sequela do Ismael? Tinha ideia disso.
Floresta Herói/Heroína mitológic@
N. de Mensagens : 2477 Idade : 35 Local : Lisboa Raça : Ent/Povo das Árvores Elemento : Terra/Rocha Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei) Cor : Preto
Assunto: Re: Magia Qui Set 09, 2010 8:06 am
Ceinwyn escreveu:
Averróis escreveu:
MissElphie escreveu:
Aelle escreveu:
Mas tu é que sabes xD
Eu estou a pensar se faço a piada do Magic the Gathering ou não...
Cernunnos Artista
N. de Mensagens : 309 Idade : 42 Local : Castelo de Paiva Raça : Hobbit Elemento : Terra/Rocha Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações) Cor : Azul Escuro
Assunto: Re: Magia Qui Set 09, 2010 9:10 am
Garrison escreveu:
Cernunnos escreveu:
Estás a gostar do Ismael? Adorei esse livro. Dá uma prespectiva completamente diferente da História e põe em causa muito do que nos é ensinado e dado como certo. Foi um livro marcante para mim, daqueles que abanam as fundações e nos fazem dar uma reviravolta. A História de B também é muito bom, é do mesmo autor.
Sim, estou a gostar imenso! Muito leve e muito introspectivo. É uma óptima leitura.
A História de B não é uma sequela do Ismael? Tinha ideia disso.
A temática é a mesma e parte de onde o Ismael acabou, mas não é uma espécie de Ismael 2, a história e personagens são diferentes
Cernunnos Artista
N. de Mensagens : 309 Idade : 42 Local : Castelo de Paiva Raça : Hobbit Elemento : Terra/Rocha Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações) Cor : Azul Escuro
Assunto: Re: Magia Qui Set 09, 2010 9:24 am
Odal escreveu:
Ceinwyn escreveu:
Averróis escreveu:
MissElphie escreveu:
Aelle escreveu:
Mas tu é que sabes xD
Eu estou a pensar se faço a piada do Magic the Gathering ou não...
É preciso definir magia primeiro...
Segundo a wikipedia, por exemplo:
Citação :
Magia Universal: ato de manipular energias espirituais, utilizando-se de toda e qualquer forma de Magia existente, independente de sua origem, através de objetos de qualquer natureza, ações ou reações, com objetivo de alcançar desejos próprios ou de terceiros
Concordo com esta descrição. No fundo, qualquer acto de transformação e transmutação energética é o acto da magia, por isso qualquer evento que induza essa transformação pode ser chamado de magia. Umas mezinhas com incenso e afins pode ser um acto de magia, ou pode nem ser e ser apenas queimar incenso, se não houver intenção consciente no acto. Alguém com uma depressão profunda vai a um(a) psicólogo(a). Este(a) consegue chegar à raiz do problema, e consegue que o estado de espírito da pessoa (podemos também dizer que lhe mudou a aura, ou a energia) mude...tchanran, um acto de magia que ocorreu. A magia não é tanto a coisa cénica e visual do acto mágico (apesar de isso ser importante na medida em que afecta a psique) mas mais esse resultado de transformação. Desde que resulte pode ser chamado magia. Há magia a acontecer à nossa volta, todos os dias, nos mais variados lugares. Agora, como o Signatus diz, há quem lhe chame é outras coisas
Assunto: Re: Magia Qui Set 09, 2010 1:47 pm
Cernunnos escreveu:
No fundo, qualquer acto de transformação e transmutação energética é o acto da magia, por isso qualquer evento que induza essa transformação pode ser chamado de magia.
Acender uma lâmpada é magia? Acho que se pode considerar como "transformação energética"...
Assunto: Re: Magia Qui Set 09, 2010 1:52 pm
Cernunnos escreveu:
Alguém com uma depressão profunda vai a um(a) psicólogo(a). Este(a) consegue chegar à raiz do problema, e consegue que o estado de espírito da pessoa (podemos também dizer que lhe mudou a aura, ou a energia) mude...tchanran, um acto de magia que ocorreu. A magia não é tanto a coisa cénica e visual do acto mágico (apesar de isso ser importante na medida em que afecta a psique) mas mais esse resultado de transformação. Desde que resulte pode ser chamado magia. Há magia a acontecer à nossa volta, todos os dias, nos mais variados lugares.
Isto. Comecei a perceber muito mais do assunto desde que andei a ler cenas sobre rituais de satanismo moderno em que não é atribuido qualquer poder sobrenatural aos mesmos mas apenas uma poderosa forma de vencer as próprias limitações subconscientes. E a partir daí comecei a visualizar outros rituais, orações e formas de magia com outros olhos e, apesar de não ser algo que aplique a mim mesmo também não os substimo.
Última edição por Signatus em Qui Set 09, 2010 2:24 pm, editado 1 vez(es)
Garrison Burguês/Burguesa
N. de Mensagens : 57 Idade : 41 Local : Lisboa Raça : Hobbit Elemento : Terra/Rocha Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei) Cor : Azul Escuro
Assunto: Re: Magia Qui Set 09, 2010 2:19 pm
Por essa definição praticamente tudo é magia. Isso é absurdo. Por essa definição as pessoas andam por magia, as velas ardem por magia, ou os computadores funcionam por magia, e só podemos concluir que o universo é magico na sua totalidade, já que tudo nele se rege pelas leis da física. Com uma interpretação mais vaga até o facto de ter uma bola em cima de uma mesa é magia, dado haver uma transformação na energia potencial gravítica. Pensava que estávamos no século XXI.
Assunto: Re: Magia Qui Set 09, 2010 2:23 pm
Garrison escreveu:
Por essa definição praticamente tudo é magia. Isso é absurdo. Por essa definição as pessoas andam por magia, as velas ardem por magia, ou os computadores funcionam por magia, e só podemos concluir que o universo é magico na sua totalidade, já que tudo nele se rege pelas leis da física. Com uma interpretação mais vaga até o facto de ter uma bola em cima de uma mesa é magia, dado haver uma transformação na energia potencial gravítica. Pensava que estávamos no século XXI.
Não era isso que eu queria dizer, estava só a referir-me a fenomenos psicologicos e quem lhes chama de magia não sou eu. Ou estavas a responder ao Cernunnos?
Assunto: Re: Magia Qui Set 09, 2010 2:23 pm
Signatus escreveu:
Isto. Comecei a perseber muito mais do assunto desde que andei a ler cenas sobre rituais de satanismo moderno em que não é atribuido qualquer poder sobrenatural aos mesmos mas apenas uma poderosa forma de vencer as próprias limitações subconscientes. E a partir daí comecei a visualizar outros rituais, orações e formas de magia com outros olhos e, apesar de não ser algo que aplique a mim mesmo também não os substimo.
Não serão esses rituais o tipo de cena que cede ao estereotipo hollywoodesco acerca do satanismo? Talvez esteja errado, mas ia jurar que os satânicos eram essencialmente ateus, não acreditavam em Satã nem no transcendente e nas pseudociências... Longe de praticarem rituais típicos de seitas... Deve ser do Satanismo moderno: O estereotipo está a vir-lhes à cabeça. Para quem se diz individualista e dono da sua vontade, parece que estão a ceder demasiado à vontade dos outros hehe Ainda sou do tempo em que se era satânico segundo a definição original: opositor; adversário; contrário; e por aí fora. Satânico era um epíteto/rótulo que se colocava a todos os que divergissem da doutrina Cristã dominante. Todos os que se qualificassem a ímpios/hereges.
Pessoalmente em relação às energias... Acho que é preciso conhecer-se bem as coisas primeiro e só depois divagar por explicações mirabolantes. Há energias e energias. Acho que devemos separar o que é fruto da imaginação daquilo que é real. É óbvio que tal nem sempre é fácil, mas se não houver rigor nem exigência então jamais atingiremos esse estado.
Assunto: Re: Magia Qui Set 09, 2010 2:28 pm
Averróis escreveu:
Signatus escreveu:
Isto. Comecei a perseber muito mais do assunto desde que andei a ler cenas sobre rituais de satanismo moderno em que não é atribuido qualquer poder sobrenatural aos mesmos mas apenas uma poderosa forma de vencer as próprias limitações subconscientes. E a partir daí comecei a visualizar outros rituais, orações e formas de magia com outros olhos e, apesar de não ser algo que aplique a mim mesmo também não os substimo.
Não serão esses rituais o tipo de cena que cede ao estereotipo hollywoodesco acerca do satanismo? Talvez esteja errado, mas ia jurar que os satânicos eram essencialmente ateus, não acreditavam em Satã nem no transcendente e nas pseudociências... Longe de praticarem rituais típicos de seitas... Deve ser do Satanismo moderno: O estereotipo está a vir-lhes à cabeça. Para quem se diz individualista e dono da sua vontade, parece que estão a ceder demasiado à vontade dos outros hehe Ainda sou do tempo em que se era satânico segundo a definição original: opositor; adversário; contrário; e por aí fora. Satânico era um epíteto/rótulo que se colocava a todos os que divergissem da doutrina Cristã dominante. Todos os que se qualificassem a ímpios/hereges.
Li que havia grupos que praticavam mas sem qualquer conotação transcendente ou espiritual, embora tivesse simbologias associadas era mais como exercicio fisico mas para a mente. Mas não me lembro se as fontes eram fidedignas e acho que se referiam aos tempos de La Vei. Eu por acaso tenho muito em comum com as ideologias do Satanismo Moderno mas não quero estar imitado por uma organização ou estériotipo, quero ser livre pensante e sem quaisquer barreiras. Também acho que o se dizerem individualistas e independentes e depois terem hierarquias e coisas assim é um bocado ridiculo. Por isso, e por não me querer associar ás simbologias usadas prefiro considerar-me Ateista/Ateu com uns laivos de Panteismo no sentido que para mim toda a existencia e formas de vida são "sagradas" e devem ser respeitadas como tal. néscio como dizia E também gosto de chamar a mim próprio Pagão Ateu mas não faz lá muito sentido Sou é um herege e acabou-se XD
Cernunnos Artista
Assunto: Re: Magia Qui Set 09, 2010 2:44 pm
Tema dificil este, onde geralmente as pessoas têm ideias bastante vincadas. E acender uma luz não é um acto de magia? Para mim é. Só porque se vulgarizou, não quer dizer que tenha que perder o seu valor. Estamos tão acostumados a carregar o botão e a luz acender-se, tão acostumados a dar à chave, carregar nuns pedais e o carro andar, tão acostumados a carregar no botão e de uma caixinha virem imagens, que perdemos a capacidade de olhar para as coisas com o fascínio que elas têm. Tudo é física, mas aos olhos da fisica quantica, conseguir influencia a matriz pode parecer nos dias que correm banal, por se ter tornado mais claro como isso pode ser feito, mas não perde o seu valor, e não deixa de ser uma acto de magia por isso. Ah e tal evoluímos, e os factos, e a ciência, e ah e tal seculo XXI, e magia é coisa do passado. Essa atitude parece-me revelar alguma pobreza de espirito, e uma forma muito cínica e indiferente de encarar a vida...mas isso sou só eu Estas coisas, por mais tempo que passemos aqui a discuti-las, e isso até é interessante, não são coisas que se expliquem, são coisas que se vivem, que se sentem.
Edit: E as pessoas não andam por magia, nem as velas ardem por magia (nos termos em que estamos a usar a palavra magia) porque não precisas de usar a intenção ou a acção consciente para que isso aconteça. Se acenderes uma vela ela vai arder sem que tu tenhas que fazer algo por isso, ponto final! Mas para que a magia seja magia tem que ser um acto consciente e intencional.
Assunto: Re: Magia Qui Set 09, 2010 3:00 pm
Cernunnos escreveu:
Ah e tal evoluímos, e os factos, e a ciência, e ah e tal seculo XXI, e magia é coisa do passado. Essa atitude parece-me revelar alguma pobreza de espirito, e uma forma muito cínica e indiferente de encarar a vida...mas isso sou só eu Estas coisas, por mais tempo que passemos aqui a discuti-las, e isso até é interessante, não são coisas que se expliquem, são coisas que se vivem, que se sentem.
O facto de entendermos como uma coisa funciona não a torna banal nem lhe retira o fascínio, penso eu. Pelo contrário: se a ciência consegue explicar algum fenómeno, é porque há pessoas interessadas que o estudaram e estudam. Não vamos ficar-nos pelo "não são coisas que se expliquem, são coisas que se vivem, que se sentem", isso é contrário à natureza humana, que nos impele sempre para a descoberta. Não vejo qualquer pobreza de espírito, cinismo ou indiferença nisto.
Última edição por Ceinwyn em Qui Set 09, 2010 3:05 pm, editado 1 vez(es)
Assunto: Re: Magia Qui Set 09, 2010 3:01 pm
No fim de contas é uma questão de semantica E magia é uma palavra bastante bonita
Temos que perguntar ao outro da Semiótica
Cernunnos Artista
Assunto: Re: Magia Qui Set 09, 2010 3:20 pm
Ceinwyn escreveu:
Cernunnos escreveu:
Ah e tal evoluímos, e os factos, e a ciência, e ah e tal seculo XXI, e magia é coisa do passado. Essa atitude parece-me revelar alguma pobreza de espirito, e uma forma muito cínica e indiferente de encarar a vida...mas isso sou só eu Estas coisas, por mais tempo que passemos aqui a discuti-las, e isso até é interessante, não são coisas que se expliquem, são coisas que se vivem, que se sentem.
O facto de entendermos como uma coisa funciona não a torna banal nem lhe retira o fascínio, penso eu. Pelo contrário: se a ciência consegue explicar algum fenómeno, é porque há pessoas interessadas que o estudaram e estudam. Não vamos ficar-nos pelo "não são coisas que se expliquem, são coisas que se vivem, que se sentem", isso é contrário à natureza humana, que nos impele sempre para a descoberta. Não vejo qualquer pobreza de espírito, cinismo ou indiferença nisto.
Exactamente, esse entendimento não lhe tira o fascínio, aí concordamos, e quando me referi à pobreza de espirito e cinismo era precisamente sobre quando isso acontece (pareceu-me que era esse o caso, se não era, peço desculpa), mas talvez não tenhas compreendido completamente o que quis dizer. Relativamente ao que é ou não é a magia, ou a tentativa de a explicar, podemos discutir, usar palavras, argumentos mais ou menos lógicos, e isso é interessante e positivo, mas no limite, a magia foge do campo do lógico, e por isso é que acho que só a vivendo e sentido se consegue chegar a uma possível compreensão mais profunda do fenómeno...ler livros, investigar por fora, racionalizar sobre esse assunto em concreto, apesar de ser interessante e poder dar frutos, acaba a dada altura por ser pouco, e correr o risco até de se tornar um beco sem saída.
Assunto: Re: Magia Qui Set 09, 2010 3:29 pm
Parece-me que o que entendes por magia é o fascínio que se sente em relação a certos fenómenos. Usando o caso da luz, apesar de sabermos como funciona a electricidade e afins, o acto de carregar num botão e fazer-se luz é sempre "mágico". Será isto ou referes-te a coisas não entendidas ainda?
Floresta Herói/Heroína mitológic@
N. de Mensagens : 2477 Idade : 35 Local : Lisboa Raça : Ent/Povo das Árvores Elemento : Terra/Rocha Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei) Cor : Preto
Assunto: Re: Magia Qui Set 09, 2010 4:00 pm
Garrison escreveu: