Folk Lusitânia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Folk Lusitânia

Folk, Neo-clássico, New Age, World Music, Darkwave, Medieval, Música Étnica, Folk Metal, Symphonic Metal, Dark Ambient, Neofolk, Marcial.
 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistrarEntrar

 

 Contra o Dogma - O Racionalismo e a Libertação: Figuras Notáveis da História.

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
Averróis
Deus(a) da Lua (moderação)
Averróis


Masculino
Sagitário N. de Mensagens : 3508
Idade : 825
Local : Córdoba

Contra o Dogma - O Racionalismo e a Libertação: Figuras Notáveis da História. Empty
MensagemAssunto: Contra o Dogma - O Racionalismo e a Libertação: Figuras Notáveis da História.   Contra o Dogma - O Racionalismo e a Libertação: Figuras Notáveis da História. Icon_minitimeSeg Set 20, 2010 1:12 am

Criei este tópico para referir figuras notáveis que se destacam na História por lutarem contra o dogma e a autoridade religiosa nas suas sociedades. Alguns daqueles (que se conhecem) que defenderam a liberdade de ideias, o espírito crítico e a racionalidade.
Espero que possam colaborar também.

Aristóteles - Filósofo e professor - Um dos mais importantes filósofos da História, influenciando profundamente a Europa nas áreas de ciências e filosofia até aos nossos dias. Destacou-se na metafísica divergindo até do seu mestre (Platão) por afirmar que o mundo físico onde vivemos pode dar-nos todo o conhecimento de que necessitamos, bastando experimentar, estudar, observar a natureza das coisas pois a sua essência é cognoscível e não está dependente de planos transcendentes e fora do alcance da compreensão humana. As suas ideias foram grandes inspirações para o desenvolvimento do empirismo e contrastavam grandemente com o pensamento da altura.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Aristoteles

Al-Ma'arri - Filósofo, poeta e escritor - Destacou-se por denunciar a superstição e o dogma da religião, escolhendo o racionalismo como uma filosofia de vida mais interessante e realista, ao contrário da maioria que o rodeava.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Al-Ma%27arri

Averróis - Filósofo, médico e polímata muçulmano andaluz. Destacou-se por saber separar o dogma religioso dos seus interesses pela filosofia e pela ciência, sendo no fundo um proto-secularista. Autor do paradoxo da omnipotência. Um dos principais responsáveis pela introdução (na Europa) do pensamento filosófico de Aristóteles e outros filósofos de Grécia Antiga. Acabou por influenciar directa ou indirectamente nomes importantíssimos da História, inclusivamente alguns dos que aqui coloquei.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Averr%C3%B3is


Tomás de Aquino - Filósofo e teólogo - Uma das figuras mais importantes do período escolástico na Europa. A influência que recebeu a partir dos árabes, que lhe transmitiram os conhecimentos dos antigos filósofos gregos - principalmente Aristóteles - fez com que ele revolucionasse o pensamento na Europa. Creio que se não fosse ele, a Idade das Trevas poderia ter durado bem mais tempo. Destacou-se principalmente por uma posição moderada e revolucionária, que soube valorizar a importância da razão para além da crença.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tom%C3%A1s_de_Aquino

Nicolau Copérnico - Astrónomo e matemático - Muito importante pelo desenvolvimento da teoria heliocêntrica, que desafiava a doutrina dominante do Catolicismo ao alegar que não era o sol que se movimentava em torno da Terra mas sim o contrário.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Nicolau_Cop%C3%A9rnico


Galileu Galilei - Físico, astrónomo e matemático e filósofo - Defendeu o empirismo e estudou com dedicação os astros, sendo responsável pela descoberta das manchas solares, ao melhorar do telescópio refractor. Todas as suas investigações e observações permitiram-lhe tirar diversas conclusões que apontavam no sentido da teoria heliocêntrica de Nicolau Copérnico.
Teve de se apresentar perante a Inquisição que o aconselhou a deixar de defender tais ideias. Ao insistir na sua teoria Galileu foi proibido (à força) pela Inquisição de continuar a divulgar as suas descobertas e as suas publicações entraram para a lista de livros proibidos da Igreja.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Galileu_Galilei


Giordano Bruno - Filósofo, teólogo e escritor - Um dos exemplos mais explícitos dos riscos que corriam aqueles que tinham a ousadia suficiente para desafiar a posição dogmática e ceder à curiosidade de ver o mundo através de um prisma racional. Foi condenado à fogueira pela Inquisição por alegada heresia. Tudo porque tinha um interesse na cosmologia e decidiu tentar estudá-la e desenvolvendo um interesse pelo hermetismo.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Giordano_Bruno

Jean-Jacques Rousseau - Filósofo, escritor e teórico - Foi uma das figuras célebres do iluminismo francês. Apesar de religioso, demonstrou ter ideias que inflamaram e exaltaram a sociedade francesa e as autoridades Católicas, ao afirmar que a religião organizada e o dogma são alguns dos principais males na sociedade, que castram a liberdade de consciência da humanidade, levando à corrupção dos seus valores e à destruição da verdadeira espiritualidade que pode existir dentro de cada um. Acabou perseguido e muita copias dos seus livros foram queimadas.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jean-Jacques_Rousseau

Voltaire - Filósofo e escritor - Foi um defensor aberto da reforma social apesar das rígidas leis de censura e severas punições para quem as quebrasse. Um satírico polémico, usou frequentemente suas obras para criticar a Igreja Católica e as instituições francesas do seu tempo. Era um defensor das liberdades de culto, expressão, imprensa e de consciência, defendia ainda a imparcialidade da justiça, a tolerância, e a redução dos privilégios do Clero e da nobreza.
Acabou exilado pelas suas ideias revolucionárias, mas as suas influências - bem como as de outros grandes pensadores do iluminismo francês, como Jean-Jacques Rousseau - acabariam por se fazer vingar na Europa. Muitos dos valores que temos hoje na Europa são fruto dessa revolução de ideias.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Voltaire


Por agora é tudo, depois talvez vá acrescentando mais alguns. Se alguém tiver alguns a acrescentar seria interessante!
Ir para o topo Ir para baixo
http://undogmatic.net78.net/
Signatus
Deus(a) da Lua (moderação)
Signatus


Masculino
Virgem Dragão
N. de Mensagens : 2724
Idade : 36
Local : Ofiussa
Raça : Lobitroll
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Verde

Contra o Dogma - O Racionalismo e a Libertação: Figuras Notáveis da História. Empty
MensagemAssunto: Re: Contra o Dogma - O Racionalismo e a Libertação: Figuras Notáveis da História.   Contra o Dogma - O Racionalismo e a Libertação: Figuras Notáveis da História. Icon_minitimeSeg Set 20, 2010 1:02 pm

Não sei até que ponto o filme Ágora tem bases históricas, até porque segundo o que sei pouco se sabe sobre o trabalho dessa senhora, mas arriscar-me-ia a indicar Hipácia de Alexandria.
Voltarei mais tarde com pesquisa feita que tenho que ir apanhar o autocarro.
Ir para o topo Ir para baixo
Averróis
Deus(a) da Lua (moderação)
Averróis


Masculino
Sagitário N. de Mensagens : 3508
Idade : 825
Local : Córdoba

Contra o Dogma - O Racionalismo e a Libertação: Figuras Notáveis da História. Empty
MensagemAssunto: Re: Contra o Dogma - O Racionalismo e a Libertação: Figuras Notáveis da História.   Contra o Dogma - O Racionalismo e a Libertação: Figuras Notáveis da História. Icon_minitimeSeg Set 20, 2010 1:10 pm

Signatus escreveu:
Não sei até que ponto o filme Ágora tem bases históricas, até porque segundo o que sei pouco se sabe sobre o trabalho dessa senhora, mas arriscar-me-ia a indicar Hipácia de Alexandria.
Voltarei mais tarde com pesquisa feita que tenho que ir apanhar o autocarro.

Sim, Hipátia foi uma grande mulher e é uma boa sugestão. Smile
Ir para o topo Ir para baixo
http://undogmatic.net78.net/
Vampiria
Rei/Rainha
Vampiria


Feminino
N. de Mensagens : 1234
Local : Ilha dos Sonhos
Raça : Druida/Feiticeiro
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Roxo

Contra o Dogma - O Racionalismo e a Libertação: Figuras Notáveis da História. Empty
MensagemAssunto: Re: Contra o Dogma - O Racionalismo e a Libertação: Figuras Notáveis da História.   Contra o Dogma - O Racionalismo e a Libertação: Figuras Notáveis da História. Icon_minitimeSeg Set 20, 2010 1:47 pm

Damião de Góis - Foi das figuras mais importantes para o desenvolvimento do renascimento, em Portugal.
Destacou-se como historiador e humanista e devido ao seu carácter crítico promoveu as ligações entre Portugal e a Europa do século XVI.
O seu fim ficou traçado após escrever a crónica oficial do rei D. Manuel I, trata-se de uma investigação histórica que desagradou a várias famílias nobres e colocou a Inquisição no seu encalço.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Dami%C3%A3o_de_G%C3%B3is
Ir para o topo Ir para baixo
Manwë
Mestre
Manwë


Masculino
Touro Galo
N. de Mensagens : 578
Idade : 31
Local : Bracara Augusta
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Hermes (Engenho/Pensamento/Arte)
Cor : Cinzento

Contra o Dogma - O Racionalismo e a Libertação: Figuras Notáveis da História. Empty
MensagemAssunto: Re: Contra o Dogma - O Racionalismo e a Libertação: Figuras Notáveis da História.   Contra o Dogma - O Racionalismo e a Libertação: Figuras Notáveis da História. Icon_minitimeTer Set 21, 2010 7:44 pm

Paul Dirac, físico teórico, prémio Nobel da Física.

Deixo aqui o excerto de uma conversa dele, que encontrei aquihttp://fossaceptica.blogspot.com/2010/09/homens-de-ciencia-mas-nao-de-fe.html.

“Eu não consigo entender porque perdemos tempo a discutir religião. Se formos honestos – e os cientistas têm de o ser – temos de admitir que a religião é uma confusão de falsas asserções, sem qualquer base na realidade. A própria ideia de Deus é um produto da imaginação humana. É bastante compreensível o porquê das pessoas primitivas, que estavam muito mais expostas às forças dominantes da natureza do que nós, terem resolvido personificar estas forças por medo e tremor. Mas hoje em dia, quando entendemos tantos processos naturais, não temos qualquer necessidade desse tipo de soluções. Eu não consigo entender como postular um Deus Todo-o-Poderoso nos pode de alguma forma ajudar. O que consigo ver é que esta suposição leva a questões improdutivas tais como o porquê de Deus permitir tanta miséria e injustiça, a exploração dos pobres pelos ricos e todos os outros horrores que Ele podia prevenir. Se a religião continua a ser ensinada, não é pelas suas ideias ainda nos convencerem, é porque alguns de nós desejam manter as classes inferiores silenciadas. Pessoas caladas são muito mais fáceis de governar do que as clamorosas e descontentes. São também muito mais fáceis de explorar. A religião é uma espécie de ópio que permite a uma nação tranquilizar-se com sonhos cobiçados e esquecer-se das injustiças que são perpetuadas contra as pessoas. Daí a aliança próxima entre essas duas grandes forças políticas, o Estado e a Igreja. Ambas necessitam da ilusão de que um Deus benevolente recompensa – no Céu se não na Terra – todos aqueles que não se elevaram contra a injustiça, que cumpriram com o seu dever sossegadamente e sem reclamar. É precisamente por isso que a asserção honesta de que Deus é um mero produto da imaginação humana é condenada como o pior de todos os pecados mortais.”
Ir para o topo Ir para baixo
http://whoknewindeed.wordpress.com
Conteúdo patrocinado





Contra o Dogma - O Racionalismo e a Libertação: Figuras Notáveis da História. Empty
MensagemAssunto: Re: Contra o Dogma - O Racionalismo e a Libertação: Figuras Notáveis da História.   Contra o Dogma - O Racionalismo e a Libertação: Figuras Notáveis da História. Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Contra o Dogma - O Racionalismo e a Libertação: Figuras Notáveis da História.
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Sunitha Krishnan luta contra a escravatura do sexo
» "A Google procura um remédio contra o radicalismo"
» História de Roma
» Continua a Historia
» Uma história de Viriato

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Folk Lusitânia :: Parte Sul :: Academia de Filosofia-
Ir para: