N. de Mensagens : 240 Idade : 31 Local : Leiria. Raça : Hobbit Elemento : Terra/Rocha Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações) Cor : Azul Escuro
Assunto: Dança Oriental Dom Dez 21, 2008 6:29 pm
A dança oriental, ou mais vulgarmente conhecida como dança do ventre, foi originada no Antigo Egipto, Babilónia, Mesopotâmia, Índia, Pérsia e Grécia onde era chamada “Raqs Sharki”. Por outro lado, a sua evolução está também intimamente ligada à história dos ciganos, da dança espanhola, indiana e persa. Originalmente era um culto à Deusa-Mãe, sendo assim um ritual religioso e que preparava as mulheres para serem mães. Esta dança é tradicionalmente dançada com os pés descalços, para que a ligação à mãe Terra seja mais forte.
Não é uma dança intencionalmente provocadora, como muitos tendem a pensar, e sentem-se seguros nessa ideia. É uma Dança emocional: alegre quando estamos felizes, e densa quando estamos tristes. Talvez por provocar tão grande diversidade de emoções seja confuso para certas mentes encarar a Dança Oriental como algo simplesmente belo e puro, sem segundas intenções.
Nos países de religião islâmica a imagem do feminino é muitas vezes apresentada negativamente, de forma destrutiva e é sistematicamente explorada. No entanto, a dança oriental, transmite beleza, pureza, força e graciosidade de tudo o que é feminino. Existem vários género de dança oriental entre os quais: • Cabaret – Tem influências do Jazz e do Ballet • Folclórica Egípcia e Étnica • Tribal e Fusão Tribal – Que e dançada com solos de tambores tribais e djembés, entre outros instrumentos de percussão. É um estilo muito mais serpente. • Libanesa, Turca, Persa, Indiana, … • Gótica – Que geralmente é muito teatral, e geralmente é dançada ao som de música industrial.
Por vezes na dança são usadas espadas, bengalas, snujs (que são instrumentos que são tocados pela dançarina enquanto dança), serpentes, pandeiretas, candelabros, punhais, taças e flores. Cada objecto tem o seu significado, mas para não vos estar a massar não escrevo aqui, mas se no entanto quiserem saber algum significado é uma questão de perguntarem.
Algumas das dançarinas mais famosas são: Rachel Brice, Sadie, Dina, Lucy, Mona Said, Samia Gamal, Aida Nour, Soheir Zaki, e muitas mais…
Fica aqui uns vídeo da minha preferida, Rachel Brice:
Sadie & Kaya:
tempus Burguês/Burguesa
N. de Mensagens : 99 Idade : 38 Local : inside your mind Raça : Hobbit Elemento : Terra/Rocha Deus : Hermes (Engenho/Pensamento/Arte) Cor : Azul Escuro
Assunto: Re: Dança Oriental Dom Dez 21, 2008 8:27 pm
acho que ja perdeu o que tinha de especial.. muita mulher anda aí a abanar a anca na dança do ventre...
qualquer dia vou ver se arrano guito e vou ás arabias ver a verdadeira dança do ventre..
SaahiraMoon Sacerdote/Sacerdotisa
N. de Mensagens : 240 Idade : 31 Local : Leiria. Raça : Hobbit Elemento : Terra/Rocha Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações) Cor : Azul Escuro
Assunto: Re: Dança Oriental Dom Dez 21, 2008 9:05 pm
Claro que não perdeu o especial... nunca! É algo demasiado especial, para se perder no vulgar
Muita mulher?! Achas mesmo??
Glam Deus(a) do Sol (administração)
N. de Mensagens : 902 Idade : 39 Raça : Fada Elemento : Sombra Deus : Hermes (Engenho/Pensamento/Arte) Cor : Azul Escuro
Assunto: Re: Dança Oriental Dom Dez 21, 2008 9:13 pm
A dança do ventre tem sido, infelizmente, um pouco banalizada, por isso entendo o ponto de vista do Tempus... De qualquer forma, acho que ainda se conseguem manter alguns grupos de bailarinas, onde esta dança é desenvolvida e levada a sério, como acontece noutros tipos de dança.
Assunto: Re: Dança Oriental Dom Dez 21, 2008 9:16 pm
As pessoas é que a fazem muito banal, quando eu comecei quase ninguém falava, na minha turma éramos 5 apenas.
É uma dança muito espiritual e simples, e as pessoas não compreendem isso... levam tudo para o lado provocador.
Selene Morgan Burguês/Burguesa
N. de Mensagens : 68 Idade : 32 Local : Monte da lua Raça : Hobbit Elemento : Terra/Rocha Deus : Hades (Submundo/Pranto/Morte) Cor : Azul Escuro
Assunto: Re: Dança Oriental Qui Jan 01, 2009 4:15 am
É sem duvida uma dança encantadora das minhas preferidas, é relaxante, libertadora. Das poucas que sei dançar.
Acho que nao perdeu o que tinha de especial uma coisa e abanar um pouco a anca outra é dançar mesmo dança oriental, isso nao ha assim tanta mulher a fazer.
Eowyn Aldeão/Aldeã
N. de Mensagens : 7 Idade : 37 Raça : Hobbit Elemento : Terra/Rocha Deus : Poseidon (Mar/Ideologia/Sonho) Cor : Azul Escuro
Assunto: Re: Dança Oriental Sex Jan 23, 2009 11:08 pm
Rachel Brice executa uma dança muito peculiar fugindo ao estereótipo da dança oriental. É uma das bailarinas de dança oriental mais conhecidas em todo o mundo. Tenho aulas de dança oriental e a minha professora simplesmente venera-a lol
Assunto: Re: Dança Oriental Sex Jan 23, 2009 11:17 pm
Eowyn escreveu:
Rachel Brice executa uma dança muito peculiar fugindo ao estereótipo da dança oriental. É uma das bailarinas de dança oriental mais conhecidas em todo o mundo. Tenho aulas de dança oriental e a minha professora simplesmente venera-a lol
Tens aulas a quanto tempo?
Eowyn Aldeão/Aldeã
N. de Mensagens : 7 Idade : 37 Raça : Hobbit Elemento : Terra/Rocha Deus : Poseidon (Mar/Ideologia/Sonho) Cor : Azul Escuro
Assunto: Re: Dança Oriental Sex Jan 23, 2009 11:54 pm
Iniciei as minhas aulas à 3 meses.. aconselho a toda a gente faz bem ao corpo e ao ego!!
Quanto à banalidade que vocês falavam.. isso existe em todo o lado! Podem haver muitas meninas que gostam da dança e tentam simular qualquer coisa parecida mas verdadeiras dançarinas há poucas!
Assunto: Re: Dança Oriental Sáb Jan 24, 2009 12:21 am
Eowyn escreveu:
Iniciei as minhas aulas à 3 meses.. aconselho a toda a gente faz bem ao corpo e ao ego!!
Quanto à banalidade que vocês falavam.. isso existe em todo o lado! Podem haver muitas meninas que gostam da dança e tentam simular qualquer coisa parecida mas verdadeiras dançarinas há poucas!
Eu já pratico a 4 anos já não imagino a minha vida sem dança...
Fundador (ex-Váli) Deus(a) do Sol (administração)
N. de Mensagens : 2041 Idade : 35 Local : Lisboa Raça : Ent/Povo das Árvores Elemento : Madeira Deus : Poseidon (Mar/Ideologia/Sonho) Cor : Verde
Assunto: Re: Dança Oriental Sáb Jan 24, 2009 12:46 am
Eu danças só se fosse algo primordial. Mas muito primordial mesmo!
Assunto: Re: Dança Oriental Sáb Jan 24, 2009 1:25 am
Váli escreveu:
Eu danças só se fosse algo primordial. Mas muito primordial mesmo!
Oh pah, vais a um festival folk, ou qualquer coisa do género só tens vontade de dançaaaaaaaaaar
Eowyn Aldeão/Aldeã
Assunto: Re: Dança Oriental Sáb Jan 24, 2009 1:59 am
tendo em conta a tua idade começas-te muito cedo
Averróis Deus(a) da Lua (moderação)
N. de Mensagens : 3508 Idade : 825 Local : Córdoba
Assunto: Re: Dança Oriental Qua Jul 28, 2010 4:59 am
Gosto de Zoe Jakes
Signatus Deus(a) da Lua (moderação)
N. de Mensagens : 2724 Idade : 36 Local : Ofiussa Raça : Lobitroll Elemento : Terra/Rocha Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações) Cor : Verde
Assunto: Re: Dança Oriental Qua Jul 28, 2010 6:49 pm
Acho que desde criança que tenho um certo fascinio pela dança oriental mas actualmente estava totalmente descontextualizado, obrigado por me darem um cheirinho do state of art actual. Um grande /bow para as meninas praticantes.
Eu por enquanto sou mais da escola do Vali, dos shammans e do Jim Morrison Isso e esborrachar pés em eventos folk
Fenris Rei/Rainha
N. de Mensagens : 1168 Raça : Hobbit Elemento : Terra/Rocha Deus : Hades (Submundo/Pranto/Morte) Cor : Azul Escuro
Assunto: Re: Dança Oriental Qua Ago 11, 2010 1:24 am
Não sei se devia postar isto aqui, mas como creio que seja do interesse do pessoal das danças orientais, cá fica.
http://umbigodevenus.blogspot.com/
Danças para mim só mesmo tango. Era para ir começar agora a aprender, mas devido à prática daquelas danças com luvas, fiquei sem o tempo que necessitaria. A ver vamos se não dou um jeito de complicar ainda mais a minha vida e fazer tudo ao mesmo tempo, stress para cima, que morrer com saúde e dinheiro é crime .
Queen Artista
N. de Mensagens : 458 Idade : 45 Local : Lisboa Raça : Hobbit Elemento : Terra/Rocha Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei) Cor : Cinzento
Assunto: Re: Dança Oriental Sex Fev 11, 2011 9:37 pm
A dança oriental quando verdadeiramente sentida é praticada com o nosso todo. Não é um mero abanar de ancas e de braços. Para mim e aqui concordo com o que me ensinaram, é algo através do qual sentimos os elementos e com isso nos exprimimos. Estamos a falar de coisas tribais e dos primórdios, do culto à fertilidade e à Mãe Terra. Acabou por mais tarde ser repescada e usada cm "entertainment", mas é mto mais q isso. Há uma essência na dança oriental, especialmente na música mais tradicional. A dança é das coisas que mais nos despe como pessoa. Ao vermos cm alguém dança, percebemos quem temos ali.
RedHead Deus(a) da Lua (moderação)
N. de Mensagens : 2916 Idade : 35 Local : Olissipo/Liberalitas Julia Raça : Elfo Elemento : Terra/Rocha Deus : Urano (Céu/Elevação/Perfeição) Cor : Preto
Assunto: Re: Dança Oriental Sáb Fev 12, 2011 6:05 am
Iniciei-me na dança oriental este mês e estou a gostar imenso. Além de toda a beleza da dança em si, existe toda uma filosofia por trás que me está a fascinar tanto como a dança.
Mas é muito difícil!!! É preciso um controlo enorme, estas primeiras aulas não estão a ser nada fáceis.
Urânia Rei/Rainha
N. de Mensagens : 1298 Idade : 38 Raça : Elfo Elemento : Ar Deus : Urano (Céu/Elevação/Perfeição) Cor : Verde
Assunto: Re: Dança Oriental Qui Fev 17, 2011 12:29 am
Eu lá de vez em quando tenho aulas de dança oriental. (quando consigo acordar mais cedo) É muito bonito. Principalmente quando dançamos com os véus! A sala fica de todas as cores. Adoro. Apesar de ter alguma facilidade em aprender os movimentos (porque pratico Tai Chi e podem não acreditar mas a base da dança oriental e do Tai Chi é a mesma, a postura base é muito parecida) mas ainda não sei controlar os movimentos todos. É uma questão de prática, como tudo na vida...
RedHead Deus(a) da Lua (moderação)
N. de Mensagens : 2916 Idade : 35 Local : Olissipo/Liberalitas Julia Raça : Elfo Elemento : Terra/Rocha Deus : Urano (Céu/Elevação/Perfeição) Cor : Preto
Assunto: Re: Dança Oriental Qui Fev 17, 2011 10:43 pm
Ena, afinal há muitas dançarinas por aqui.
Ceinwyn Deus(a) da Lua (moderação)
N. de Mensagens : 3936 Idade : 38 Raça : Gárgula Elemento : Terra/Rocha Deus : Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista) Cor : Vermelho
Assunto: Re: Dança Oriental Qui Fev 17, 2011 10:55 pm
RedHead escreveu:
Eu não disse que ia haver dança no próximo meeting? xD
Averróis Deus(a) da Lua (moderação)
N. de Mensagens : 3508 Idade : 825 Local : Córdoba
Assunto: Re: Dança Oriental Qui Fev 17, 2011 10:57 pm
RedHead escreveu:
E ainda nem viste a minha dança oriental...
okay.. já que ficaste curiosa:
Spoiler:
Urânia Rei/Rainha
N. de Mensagens : 1298 Idade : 38 Raça : Elfo Elemento : Ar Deus : Urano (Céu/Elevação/Perfeição) Cor : Verde
Assunto: Re: Dança Oriental Sex Fev 18, 2011 12:40 am
@Redhead a partir do cartaz que postaste algures no fóruml, já sei quem é a tua professora de dança oriental! Nunca se ocasionou conhece-la mas ela é namorada de um amigo do meu namorado. O mundo é mesmo pequeno. lol
Ragna Burguês/Burguesa
N. de Mensagens : 65 Idade : 35 Local : Lisboa Raça : Troll Elemento : Terra/Rocha Deus : Hermes (Engenho/Pensamento/Arte) Cor : Cinzento
Assunto: Re: Dança Oriental Seg Abr 11, 2011 10:31 pm
Por acaso a minha irmã meteu-se já a 1 ano +- em aulas de dança Oriental e ganhei um certo gosto pela coisa! A apresentação dos solos e isso do grupo onde ela tem aulas foi muito giro mesmo,gostei imenso!Agora quem sabe,comecei com aulas de darbuka logo daqui a uns tempos até toco pa miudas dançarem,haha
Urânia Rei/Rainha
Assunto: Re: Dança Oriental Ter Abr 12, 2011 12:18 am
Olha que fixe! loool Sim a dança oriental permite ganhar um controlo dos movimentos do corpo excepcional. Recomenda-se!