Folk Lusitânia Folk, Neo-clássico, New Age, World Music, Darkwave, Medieval, Música Étnica, Folk Metal, Symphonic Metal, Dark Ambient, Neofolk, Marcial. |
|
| Moral: Hipocrisia em *todos* nós? | |
| | Autor | Mensagem |
---|
Averróis Deus(a) da Lua (moderação)
N. de Mensagens : 3508 Idade : 825 Local : Córdoba
| Assunto: Moral: Hipocrisia em *todos* nós? Dom Fev 13, 2011 8:38 am | |
| Moral: Hipocrisia em *todos* nós?Já não criava um tópico assim do género há um tempinho. O tema e as questões para este tópico são as seguintes: Qual a raiz da hipocrisia? Qual o propósito? Será ela uma característica inerente ao ser humano ou dependerá de contextos sociais específicos? Porque é que em algumas circunstâncias somos mais exigentes com os outros do que connosco? Nem toda a gente é hipócrita de uma forma compulsiva, claro que não, no entanto existem momentos onde pressentimos hipocrisia até nas pessoas que mais admiramos e respeitamos pelo seu estatuto moral, ou mesmo em nós. Será que a hipocrisia, dependente do contexto, pode ser vista como algo de malicioso onde a pessoa tenta a todo o custo afirmar o seu estatuto moral, para lá do que tem realmente por mérito, de forma a servir os seus interesses pessoais? Ou será que, por outro lado, pode ser vista de uma forma bem mais calorosa, como uma tentativa inconsciente (ou consciente, depende) de aconselhar os outros a não seguirem pelos mesmos caminhos [infelizes] que nós seguimos? Vem à memória o ditado: - Citação :
- "Faz o que eu digo, não faças o que eu faço"
Por muito paradoxal que possa soar, afinal será que há algo de positivo a ser descoberto relativamente ao fenómeno da hipocrisia? Será possível viver toda a vida sem demonstrar hipocrisia uma única vez que seja? Gostaria de ler a opinião do pessoal do fórum Já agora, como complemento aqui fica o seguinte artigo: - Spoiler:
Why We're All Moral HypocritesRobin Nixon Most of us, whether we admit it or not, are moral hypocrites. We judge others more severely than we judge ourselves. Mounting evidence suggests moral decisions result from the jousting between our knee-jerk responses (think "survival instinct") and our slower, but more collected evaluations. Which is more responsible for our self-leniency? To find out, a recent study presented people with two tasks. One was described as tedious and time-consuming; the other, easy and brief. The subjects were asked to assign each task to either themselves or the next participant. They could do this independently or defer to a computer, which would assign the tasks randomly. Eighty-five percent of 42 subjects passed up the computer’s objectivity and assigned themselves the short task – leaving the laborious one to someone else. Furthermore, they thought their decision was fair. However, when 43 other subjects watched strangers make the same decision, they thought it unjust. Time to think The researchers then "constrained cognition" by asking subjects to memorize long strings of numbers. In this greatly distracted state, subjects became impartial. They thought their own transgressions were just as terrible as those of others. This suggests that we are intuitively moral beings, but "when we are given time to think about it, we construct arguments about why what we did wasn’t that bad," said lead researcher Piercarlo Valdesolo, who conducted this study at Northeastern University and is now a professor at Amherst College. The study, funded by the university, will be detailed in an upcoming issue of the Journal of Experimental Social Psychology. The researchers speculate that instinctive morality results from evolutionary selection for team players. Being fair, they point out, strengthens mutually beneficial relationships and improves our chances for survival. Loathe to admit So why do we choose to judge ourselves so leniently? We have a lot wrapped up in preserving a positive self-image, said Valdesolo, and thus are loathe to admit, even to ourselves, that we sometimes behave immorally. A flattering self-image is correlated with rewards, such as emotional stability, increased motivation and perseverance. "It is a very functional part of our psychology … but it is not always a desirable one," explained Valdesolo. Since, in real life, we can’t drive everyone into a state of pronounced distraction, he continued, the hard part is figuring out how moral instincts may be better harnessed. When asked if this meant ubiquitous Blackberries and iPods may make society more just, Valdesolo said, laughing, "our research suggests it." Related:
- Oddly, Hypocrisy Rooted in High Morals
| |
| | | Vampiria Rei/Rainha
N. de Mensagens : 1234 Local : Ilha dos Sonhos Raça : Druida/Feiticeiro Elemento : Terra/Rocha Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações) Cor : Roxo
| Assunto: Re: Moral: Hipocrisia em *todos* nós? Dom Mar 13, 2011 6:06 pm | |
| Bom tema!! Eu cheguei à conclusão que todos já fizemos ou faremos algo que hipócrita ao longo da vida. A hipocrisia consciente depende do contexto em que a pessoa está inserida, por exemplo, uma pessoa que queira fazer parte de um grupo e que queira ser aceite pelo mesmo, irá agir de forma a agradar esse grupo, anula-se de certa forma para que outras pessoas a apreciem. Portanto, essa pessoa é uma farsa, diz e faz coisas que em nada têm a ver com ela, apenas para ser incluída. Confesso que é degradante. E acredito, ainda, que os hipócritas conscientes são, também, grandes manipuladores. (Já vi acontecer diante de mim, desculpem alguma emoção mais raivosa, lol) A hipocrisia inconsciente pode realmente ter esse lado de conselho. Afinal, quando aconselhamos alguém a não ir/ou ir por determinado caminho, geralmente, dizêmo-lo com base na nossa própria experiência. Como em quase tudo na vida, o importante é combinar tudo de forma equilibrada, só assim tudo correrá bem. Só uma pessoa mentalmente desiquilibrada recorre à hipocrisia consciente. Sabe que ao agir daquela forma irá obter determinada reacção em troca. Vá pessoal, manifestem-se, gosto destas discussões psicológicas!! | |
| | | Manwë Mestre
N. de Mensagens : 578 Idade : 31 Local : Bracara Augusta Raça : Hobbit Elemento : Terra/Rocha Deus : Hermes (Engenho/Pensamento/Arte) Cor : Cinzento
| Assunto: Re: Moral: Hipocrisia em *todos* nós? Qui Mar 17, 2011 10:17 pm | |
| Todos temos um quê de hipócritas e de honestos em nós porque uma sociedade de indivíduos completamente hipócritas ou completamente honestos não apresenta uma estratégia evolutivamente estável :p
Bem, isto é o que poderia ser dito a nível de biologia, mas acho que não é necessário irmos por aí. Somos hipócritas porque sermos completamente honestos é um risco enorme que pouca gente está disposta a correr, e porque a honestidade nos pode prejudicar imenso. Se nos pode prejudicar, não vejo porque razão será moralmente tão condenável sermos hipócritas nalguns momentos das nossas vidas.
Claro está, sermos sempre hipócritas também não nos ajudaria em nada: não conseguiríamos criar laços firmes com ninguém, o que provavelmente levaria a um sério desequilíbrio emocional. Isto digo eu, que não tenho conhecimentos sobre o assunto.
Hipocrisia existe em maior e menor grau, cabe-nos a nós saber doseá-la e não abusar dela. Como já referi, pode ser uma faca de dois gumes.
Acho também que há vários tipos de hipocrisia, sendo que me referi até agora como à "hipocrisia geral", i.e., mentir. Um tipo de hipocrisia que considero verdadeiramente desprezível é aquele apresentado por pessoas que assumem alguma posição de poder, são exigentes relativamente a outras pessoas e, no entanto, apresentam atitudes opostas àquelas que exigem. Por exemplo, conheço um indivíduo extremamente exigente com atrasos e que, no entanto, costuma chegar aos seus compromissos com margens de atraso que vão desde os 15 aos 45 minutos. | |
| | | Fundador (ex-Váli) Deus(a) do Sol (administração)
N. de Mensagens : 2041 Idade : 35 Local : Lisboa Raça : Ent/Povo das Árvores Elemento : Madeira Deus : Poseidon (Mar/Ideologia/Sonho) Cor : Verde
| Assunto: Re: Moral: Hipocrisia em *todos* nós? Qua Mar 23, 2011 5:14 pm | |
| - Citação :
- Acho também que há vários tipos de hipocrisia, sendo que me referi até agora como à "hipocrisia geral", i.e., mentir.
Nao tenho a ideia de que a hipocrisia seja geral mas minoritaria. Quanto ao facto de ser intrisseca ou adquirida depende da complexidade cognitiva dos valores morais em causa. Por exemplo teste feitos com macacacos revelaram que em caso de perigo o macaco tem tendencia para ajudar ou seu parceiro mesmo pondo a sua vida em perigo. Esta cooperacao e importante do ponto de vista evolucionario. No entanto o ser humano adquire atraves da cultura uma moral mais abstratacta podendo envolver por exemplo crencas. Estas, pelo que se sabe actualmente, nao sao intrissecas (isto e debativel). Para mim a moral pode ser problematica no sentido em que atraves dela e de comparacoes a pessoa pode criar a ideia de que e superior ou detentora da verdade. Nos paises areabes esta serve de argumentacao para apredejamentos, zombarias e outras formas de cinismo moral. A moral pode servir de argumento para tirar do ser humano uma das suas mais belas caracteristicas que e a humildade. No entanto nao e a humildade uma forma de moralidade? | |
| | | Manwë Mestre
N. de Mensagens : 578 Idade : 31 Local : Bracara Augusta Raça : Hobbit Elemento : Terra/Rocha Deus : Hermes (Engenho/Pensamento/Arte) Cor : Cinzento
| Assunto: Re: Moral: Hipocrisia em *todos* nós? Qua Mar 23, 2011 8:03 pm | |
| Com "hipocrisia geral" eu pretendia referir-me à forma mais comum de hipocrisia, que é a "mentirinha piedosa". Isto porque penso haver vários tipos de hipocrisia, uns mais graves, outros menos.
Existem outras hipocrisias mais perigosas, tais como a manipulação de massas por parte de organizações.
E eu quando disse que há tipos de hipocrisia que me parecem ser normais e até aceitáveis, referia-me explicitamente às tais mentiras piedosas. Quanto a tipos de hipocrisia obviamente perversos e perigosos, devem ser obviamente combatidos. | |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Moral: Hipocrisia em *todos* nós? | |
| |
| | | | Moral: Hipocrisia em *todos* nós? | |
|