Folk Lusitânia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Folk Lusitânia

Folk, Neo-clássico, New Age, World Music, Darkwave, Medieval, Música Étnica, Folk Metal, Symphonic Metal, Dark Ambient, Neofolk, Marcial.

InícioÚltimas imagensProcurarRegistrarEntrar

Moral: Hipocrisia em *todos* nós?

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
Averróis
Deus(a) da Lua (moderação)
Averróis

Masculino
Sagitário N. de Mensagens : 3508
Local : Córdoba

Moral: Hipocrisia em *todos* nós? Empty
MensagemAssunto: Moral: Hipocrisia em *todos* nós?   Moral: Hipocrisia em *todos* nós? Icon_minitimeDom Fev 13, 2011 8:38 am

Já não criava um tópico assim do género há um tempinho. Very Happy

O tema e as questões para este tópico são as seguintes:

Qual a raiz da hipocrisia? Qual o propósito? Será ela uma característica inerente ao ser humano ou dependerá de contextos sociais específicos?
Porque é que em algumas circunstâncias somos mais exigentes com os outros do que connosco?

Nem toda a gente é hipócrita de uma forma compulsiva, claro que não, no entanto existem momentos onde pressentimos hipocrisia até nas pessoas que mais admiramos e respeitamos pelo seu estatuto moral, ou mesmo em nós.

Será que a hipocrisia, dependente do contexto, pode ser vista como algo de malicioso onde a pessoa tenta a todo o custo afirmar o seu estatuto moral, para lá do que tem realmente por mérito, de forma a servir os seus interesses pessoais? Ou será que, por outro lado, pode ser vista de uma forma bem mais calorosa, como uma tentativa inconsciente (ou consciente, depende) de aconselhar os outros a não seguirem pelos mesmos caminhos [infelizes] que nós seguimos?
Vem à memória o ditado:
Citação :
"Faz o que eu digo, não faças o que eu faço"

Por muito paradoxal que possa soar, afinal será que há algo de positivo a ser descoberto relativamente ao fenómeno da hipocrisia?
Será possível viver toda a vida sem demonstrar hipocrisia uma única vez que seja?

Gostaria de ler a opinião do pessoal do fórum Very Happy

Já agora, como complemento aqui fica o seguinte artigo:

Spoiler:
Ir para o topo Ir para baixo
http://undogmatic.net78.net/
Vampiria
Rei/Rainha
Vampiria

Feminino
N. de Mensagens : 1234
Local : Ilha dos Sonhos
Raça : Druida/Feiticeiro
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Roxo

MensagemAssunto: Re: Moral: Hipocrisia em *todos* nós?   Moral: Hipocrisia em *todos* nós? Icon_minitimeDom Mar 13, 2011 6:06 pm

Bom tema!!

Eu cheguei à conclusão que todos já fizemos ou faremos algo que hipócrita ao longo da vida.

A hipocrisia consciente depende do contexto em que a pessoa está inserida, por exemplo, uma pessoa que queira fazer parte de um grupo e que queira ser aceite pelo mesmo, irá agir de forma a agradar esse grupo, anula-se de certa forma para que outras pessoas a apreciem.
Portanto, essa pessoa é uma farsa, diz e faz coisas que em nada têm a ver com ela, apenas para ser incluída. Confesso que é degradante.
E acredito, ainda, que os hipócritas conscientes são, também, grandes manipuladores. (Já vi acontecer diante de mim, desculpem alguma emoção mais raivosa, lol)

A hipocrisia inconsciente pode realmente ter esse lado de conselho. Afinal, quando aconselhamos alguém a não ir/ou ir por determinado caminho, geralmente, dizêmo-lo com base na nossa própria experiência.

Como em quase tudo na vida, o importante é combinar tudo de forma equilibrada, só assim tudo correrá bem.

Só uma pessoa mentalmente desiquilibrada recorre à hipocrisia consciente. Sabe que ao agir daquela forma irá obter determinada reacção em troca.

Vá pessoal, manifestem-se, gosto destas discussões psicológicas!! Smile
Manwë
Mestre
Manwë

Masculino
Touro Galo
N. de Mensagens : 578
Local : Bracara Augusta
Raça : Hobbit
Deus : Hermes (Engenho/Pensamento/Arte)
Cor : Cinzento

MensagemAssunto: Re: Moral: Hipocrisia em *todos* nós?   Moral: Hipocrisia em *todos* nós? Icon_minitimeQui Mar 17, 2011 10:17 pm

Todos temos um quê de hipócritas e de honestos em nós porque uma sociedade de indivíduos completamente hipócritas ou completamente honestos não apresenta uma estratégia evolutivamente estável :p

Bem, isto é o que poderia ser dito a nível de biologia, mas acho que não é necessário irmos por aí. Somos hipócritas porque sermos completamente honestos é um risco enorme que pouca gente está disposta a correr, e porque a honestidade nos pode prejudicar imenso. Se nos pode prejudicar, não vejo porque razão será moralmente tão condenável sermos hipócritas nalguns momentos das nossas vidas.

Claro está, sermos sempre hipócritas também não nos ajudaria em nada: não conseguiríamos criar laços firmes com ninguém, o que provavelmente levaria a um sério desequilíbrio emocional. Isto digo eu, que não tenho conhecimentos sobre o assunto.

Hipocrisia existe em maior e menor grau, cabe-nos a nós saber doseá-la e não abusar dela. Como já referi, pode ser uma faca de dois gumes.

Acho também que há vários tipos de hipocrisia, sendo que me referi até agora como à "hipocrisia geral", i.e., mentir.
Um tipo de hipocrisia que considero verdadeiramente desprezível é aquele apresentado por pessoas que assumem alguma posição de poder, são exigentes relativamente a outras pessoas e, no entanto, apresentam atitudes opostas àquelas que exigem. Por exemplo, conheço um indivíduo extremamente exigente com atrasos e que, no entanto, costuma chegar aos seus compromissos com margens de atraso que vão desde os 15 aos 45 minutos.
http://whoknewindeed.wordpress.com
Fundador (ex-Váli)
Deus(a) do Sol (administração)
Fundador (ex-Váli)

Masculino
Áries Cobra
N. de Mensagens : 2041
Local : Lisboa
Raça : Ent/Povo das Árvores
Elemento : Madeira
Deus : Poseidon (Mar/Ideologia/Sonho)
Cor : Verde

MensagemAssunto: Re: Moral: Hipocrisia em *todos* nós?   Moral: Hipocrisia em *todos* nós? Icon_minitimeQua Mar 23, 2011 5:14 pm

Citação :
Acho também que há vários tipos de hipocrisia, sendo que me referi até agora como à "hipocrisia geral", i.e., mentir.

Nao tenho a ideia de que a hipocrisia seja geral mas minoritaria.

Quanto ao facto de ser intrisseca ou adquirida depende da complexidade cognitiva dos valores morais em causa. Por exemplo teste feitos com macacacos revelaram que em caso de perigo o macaco tem tendencia para ajudar ou seu parceiro mesmo pondo a sua vida em perigo. Esta cooperacao e importante do ponto de vista evolucionario. No entanto o ser humano adquire atraves da cultura uma moral mais abstratacta podendo envolver por exemplo crencas. Estas, pelo que se sabe actualmente, nao sao intrissecas (isto e debativel).

Para mim a moral pode ser problematica no sentido em que atraves dela e de comparacoes a pessoa pode criar a ideia de que e superior ou detentora da verdade. Nos paises areabes esta serve de argumentacao para apredejamentos, zombarias e outras formas de cinismo moral. A moral pode servir de argumento para tirar do ser humano uma das suas mais belas caracteristicas que e a humildade. No entanto nao e a humildade uma forma de moralidade?
http://folklusitania.heavenforum.com
Manwë
Mestre
Manwë

Masculino
Touro Galo
N. de Mensagens : 578
Local : Bracara Augusta
Raça : Hobbit
Deus : Hermes (Engenho/Pensamento/Arte)
Cor : Cinzento

MensagemAssunto: Re: Moral: Hipocrisia em *todos* nós?   Moral: Hipocrisia em *todos* nós? Icon_minitimeQua Mar 23, 2011 8:03 pm

Com "hipocrisia geral" eu pretendia referir-me à forma mais comum de hipocrisia, que é a "mentirinha piedosa". Isto porque penso haver vários tipos de hipocrisia, uns mais graves, outros menos.

Existem outras hipocrisias mais perigosas, tais como a manipulação de massas por parte de organizações.

E eu quando disse que há tipos de hipocrisia que me parecem ser normais e até aceitáveis, referia-me explicitamente às tais mentiras piedosas. Quanto a tipos de hipocrisia obviamente perversos e perigosos, devem ser obviamente combatidos.
http://whoknewindeed.wordpress.com
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Moral: Hipocrisia em *todos* nós?   Moral: Hipocrisia em *todos* nós? Icon_minitime

Ir para o topo 
Página 1 de 1