N. de Mensagens : 2477 Idade : 35 Local : Lisboa Raça : Ent/Povo das Árvores Elemento : Terra/Rocha Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei) Cor : Preto
Assunto: Re: O que estás a ler agora? Qua Jun 01, 2011 9:02 pm
Diarmuid escreveu:
Ceinwyn escreveu:
Floresta, Ex-Odal escreveu:
Olaf Azmun-Biköh escreveu:
Omg eu adorei o Silmarillion. É mesmo espetacular, tens de ler
Tens é que ir anotando tudo o que lês para não te perderes
E mesmo assim há possibilidade de te perderes na mesma hahaha
O Silmarillion é como um guia do universo de LOTR, não é para te perderes, pelo contrário, é para o consultares e esclareceres cenas em que te percas.
Erm... Não mesmo. Pelo menos o que eu li serviu para eu ficar a pensar "WTF? Quem é este caralho e o que tem a ver com a história?"
Seriously, há mais nomes ali que nos registos das finanças.
Diarmuid Mestre
N. de Mensagens : 758 Idade : 40 Local : Almada Raça : Hobbit Elemento : Terra/Rocha Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei) Cor : Cinzento
Assunto: Re: O que estás a ler agora? Qua Jun 01, 2011 9:50 pm
Diarmuid escreveu:
Ceinwyn escreveu:
O Silmarillion é como um guia do universo de LOTR, não é para te perderes, pelo contrário, é para o consultares e esclareceres cenas em que te percas.
Erm... Não mesmo. Pelo menos o que eu li serviu para eu ficar a pensar "WTF? Quem é este caralho e o que tem a ver com a história?"
A origem da Terra Média é explicada de uma forma análoga a uma mitologia e mito da criação versão Tolkien, assim como os eventos relevantes e personalidades importantes para cada raça. Os nomes estão todos numa sequência e coerência com o que é explicado no Silmarillion, é como um discorrer das linhagens e eventos em cada geração. Se ficaste "WTF? Quem é bla bla" vais atrás, ou vês as árvores genealógicas, ou índice de nomes. O Silmarillion está bem elaborado e perceptível, não o culpes se não gostas de coisas com muitos nomes. O universo de fantasia que o Tolkien criou é complexo, e reflecte-se no Silmarillion, há obras mais simples e "light" se preferires. Mas o Silmarillion, para o universo "tolkiano", é um excelente guia que pretende colmatar pontas soltas que fiquem da leitura do hobbit, trilogia LOTR, etc.
Floresta Herói/Heroína mitológic@
N. de Mensagens : 2477 Idade : 35 Local : Lisboa Raça : Ent/Povo das Árvores Elemento : Terra/Rocha Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei) Cor : Preto
Assunto: Re: O que estás a ler agora? Qui Jun 02, 2011 9:01 am
Diarmuid escreveu:
Diarmuid escreveu:
Ceinwyn escreveu:
A origem da Terra Média é explicada de uma forma análoga a uma mitologia e mito da criação versão Tolkien, assim como os eventos relevantes e personalidades importantes para cada raça. Os nomes estão todos numa sequência e coerência com o que é explicado no Silmarillion, é como um discorrer das linhagens e eventos em cada geração. Se ficaste "WTF? Quem é bla bla" vais atrás, ou vês as árvores genealógicas, ou índice de nomes. O Silmarillion está bem elaborado e perceptível, não o culpes se não gostas de coisas com muitos nomes. O universo de fantasia que o Tolkien criou é complexo, e reflecte-se no Silmarillion, há obras mais simples e "light" se preferires. Mas o Silmarillion, para o universo "tolkiano", é um excelente guia que pretende colmatar pontas soltas que fiquem da leitura do hobbit, trilogia LOTR, etc.
O Silmarillion foi criado de notas à parte que o Tolkien escreveu e que foram organizadas e ligadas entre si pelo filho, que admitiu mesmo ter que inventar algumas vezes e que isso pode não ter tornado o Silmarillion o livro mais perceptível do universo da Terra Média.
O Silmarillion é na verdade um bom guia para colmatar pontas soltas, mas não é excelente. Era um guia inacabado que foi terminado às três pancadas por outra pessoa que não o criador desse universo. O universo de Tolkien é rico e complexo, mas não é isso que torna o Silmarillion difícil de ler.
Diarmuid Mestre
N. de Mensagens : 758 Idade : 40 Local : Almada Raça : Hobbit Elemento : Terra/Rocha Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei) Cor : Cinzento
Assunto: Re: O que estás a ler agora? Qui Jun 02, 2011 7:56 pm
Diarmuid escreveu:
Diarmuid escreveu:
Ceinwyn escreveu:
O Silmarillion foi criado de notas à parte que o Tolkien escreveu e que foram organizadas e ligadas entre si pelo filho, que admitiu mesmo ter que inventar algumas vezes e que isso pode não ter tornado o Silmarillion o livro mais perceptível do universo da Terra Média.
O Silmarillion é na verdade um bom guia para colmatar pontas soltas, mas não é excelente. Era um guia inacabado que foi terminado às três pancadas por outra pessoa que não o criador desse universo. O universo de Tolkien é rico e complexo, mas não é isso que torna o Silmarillion difícil de ler.
Não considero o Silmarillion difícil de ler de todo. E como disseste, foi criado de notas à parte, e houve uma organização e mesmo invenção do filho para colmatar partes nas quais havia lacunas. Assim sendo, o trabalho final torna-se coerente, quem te diz que foi terminado às três pancadas? Muitas obras de literatura póstuma são re-elaboradas e organizadas por outrém que não o escritor original, e no entanto, essas obras póstumas são excelentes e reflectem o trabalho criador do seu autor. Uma organização de notas e trabalho de constituição das lacunas não implica imperceptibilidade da leitura. Em que te baseias para dizeres que foi às três pancadas? E em que se torna difícil de ler? Por ter muitos nomes como referiste anteriormente? Se é um universo rico e complexo, e há uma descrição de gerações e eventos em todas as raças do universo de Tolkien e nas suas inter-ligações, é natural que haja muitos nomes. A Guerra e Paz de Tolstoi tem imensas personagens, torna-se difícil de ler por isso? Gostaria que me desses os exemplos de onde existem imperceptibilidades no Silmarillion. Já o li e foi uma experiência perfeitamente perceptível de compreender e que serve de guia para a compreensão da génese, história e contexto da Terra Média.
Floresta Herói/Heroína mitológic@
Assunto: Re: O que estás a ler agora? Qui Jun 02, 2011 8:33 pm
Ok Diarmuid, vou então reler o Silmarillion e depois venho cá re-argumentar. Faz muito tempo que o li e admito que a memória me está traiçoeira.
Diarmuid Mestre
Assunto: Re: O que estás a ler agora? Qui Jun 02, 2011 8:49 pm
Ok Diarmuid, vou então reler o Silmarillion e depois venho cá re-argumentar. Faz muito tempo que o li e admito que a memória me está traiçoeira.
Na boa dude.
RedHead Deus(a) da Lua (moderação)
N. de Mensagens : 2916 Idade : 35 Local : Olissipo/Liberalitas Julia Raça : Elfo Elemento : Terra/Rocha Deus : Urano (Céu/Elevação/Perfeição) Cor : Preto
Assunto: Re: O que estás a ler agora? Sáb Jun 11, 2011 4:07 pm
O Grande Deus Pã, de Arthur Machen (Saída de Emergência)
Quando o comprei não sabia, mas o filme O Labirinto do Fauno foi inspirado neste livro [Edit: No conto que dá o nome ao livro].
Btw, arranjei-o na Feira do Livro, por 5€!!!
Ceinwyn Deus(a) da Lua (moderação)
N. de Mensagens : 3936 Idade : 38 Raça : Gárgula Elemento : Terra/Rocha Deus : Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista) Cor : Vermelho
Assunto: Re: O que estás a ler agora? Sáb Jun 11, 2011 5:42 pm
Nice, Red
Diarmuid Mestre
Assunto: Re: O que estás a ler agora? Dom Jun 12, 2011 4:04 am
RedHead escreveu:
Quando o comprei não sabia, mas o filme O Labirinto do Fauno foi inspirado neste livro [Edit: No conto que dá o nome ao livro].
Niceeeeeeeeeeee
Queen Artista
N. de Mensagens : 458 Idade : 45 Local : Lisboa Raça : Hobbit Elemento : Terra/Rocha Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei) Cor : Cinzento
Assunto: Re: O que estás a ler agora? Seg Jun 13, 2011 1:04 pm
Diarmuid escreveu:
RedHead escreveu:
Niceeeeeeeeeeee
Awwww....Eu quero....Amei o filme.....
Sonia Sacerdote/Sacerdotisa
N. de Mensagens : 207 Local : sintra Raça : Hobbit Elemento : Terra/Rocha Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei) Cor : Preto
Assunto: Re: O que estás a ler agora? Qui Jun 23, 2011 9:04 pm
Diarmuid escreveu:
Na boa dude.
Só para que conste, chorei baba e ranho a ler o silmarillion... ate me doia o âmago ao passar os dedos por aquelas páginas e entender a perfeição de toda a obra de Tolkien. A Biblia é complexa e repetitiva. O não sei quantos que é filho de não sei quantos...chega a ser cansativa. Dificil de ler e com multiplas interpretaçãoes. No entanto aí está... O livro de todos os livros. O Sillmarilion é a minha biblia e vou lá beber sempre que posso.
Um mundo perfeito e idílico que, imagine-se começa com um som... um cântico...
Bolas.. até doi.
Sonia Sacerdote/Sacerdotisa
N. de Mensagens : 207 Local : sintra Raça : Hobbit Elemento : Terra/Rocha Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei) Cor : Preto
Assunto: Re: O que estás a ler agora? Qui Jun 23, 2011 9:07 pm
[[Duvido, mas a suceder seria bom, embora a fantasia no geral já se baseie em muitos elementos da mitologia escandinava (entre outras) anyway. Btw esse é uma boa saga de uma boa autora, que ainda não tive oportunidade de ler, but i will
Já agora Sonia, és nova no fórum né? Não queres fazer ali uma apresentação na taberna das apresentações para te conhecermos melhor? Vá lá, somos simpáticos hehe.[/quote]
De mim há pouco a dizer... ...em relação a este livro, fiquei enternecida pela personagem de Eyvind... que barbaro mais fofinho e queridinho!
N. de Mensagens : 2916 Idade : 35 Local : Olissipo/Liberalitas Julia Raça : Elfo Elemento : Terra/Rocha Deus : Urano (Céu/Elevação/Perfeição) Cor : Preto
Assunto: Re: O que estás a ler agora? Qui Ago 25, 2011 12:04 am
Ártemis Deus(a) da Lua (moderação)
N. de Mensagens : 1420 Local : Monte Olimpo Raça : Elfo Elemento : Ar Deus : Hermes (Engenho/Pensamento/Arte) Cor : Vermelho
Assunto: Re: O que estás a ler agora? Qui Ago 25, 2011 12:14 am
RedHead escreveu:
Copiona
Assunto: Re: O que estás a ler agora? Qui Ago 25, 2011 12:17 am
Ártemis escreveu:
Copiona
Mwahahaha. Mas, segundo o Goodreads, tu já vais mais adiantada. Eu estou na parte do casamento.
N. de Mensagens : 1420 Local : Monte Olimpo Raça : Elfo Elemento : Ar Deus : Hermes (Engenho/Pensamento/Arte) Cor : Vermelho
Assunto: Re: O que estás a ler agora? Qui Ago 25, 2011 8:42 pm
RedHead escreveu:
Ártemis escreveu:
Copiona
Mwahahaha. Mas, segundo o Goodreads, tu já vais mais adiantada. Eu estou na parte do casamento.
Ah, eu vou na parte de GRANDE SPOILER
Manwë Mestre
N. de Mensagens : 578 Idade : 31 Local : Bracara Augusta Raça : Hobbit Elemento : Terra/Rocha Deus : Hermes (Engenho/Pensamento/Arte) Cor : Cinzento
Assunto: Re: O que estás a ler agora? Qui Ago 25, 2011 8:54 pm
Estou a (re)ler As Duas Torres.
Carol Burguês/Burguesa
N. de Mensagens : 63 Idade : 35 Local : Brasil Raça : Hobbit Elemento : Terra/Rocha Deus : Hermes (Engenho/Pensamento/Arte) Cor : Cinzento
Assunto: Re: O que estás a ler agora? Sáb Set 17, 2011 12:23 pm
Acabei de terminar de ler Fúria de Reis (o 2º volume das crônicas de gelo e fogo)
E acabei de comer a ler um livro que ganhei num sorteio (sorte a boa essa hen, nunca mais consigo isso) chama-se O desejo de lilith, mal comecei, não sei dizer se é bom, mas o acabamento da obra é ótimo, editora ganhou nota 10!
N. de Mensagens : 3936 Idade : 38 Raça : Gárgula Elemento : Terra/Rocha Deus : Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista) Cor : Vermelho
Assunto: Re: O que estás a ler agora? Sáb Set 17, 2011 2:24 pm
Carol escreveu:
Acabei de terminar de ler Fúria de Reis (o 2º volume das crônicas de gelo e fogo)
Estás a gostar? Até agora só ouvi uma crítica negativa, estou a achar que isso parece bom demais.
Carol Burguês/Burguesa
N. de Mensagens : 63 Idade : 35 Local : Brasil Raça : Hobbit Elemento : Terra/Rocha Deus : Hermes (Engenho/Pensamento/Arte) Cor : Cinzento
Assunto: Re: O que estás a ler agora? Sáb Set 17, 2011 4:16 pm
Então... eu estou adorando a série.
Mas é aquele negócio, é tudo uma questão de gosto.
No universo de Game of Thrones, por mais que estejamos falando de um mundo de fantasia, a fantasia propriamente dita é apenas o 2º plano, o foco da história como um todo está nas intrigas políticas e coisas do gênero, na trama propriamente dita.
Então, se alguém pega esses livros esperando um Senhor dos Anés (como vocês traduziram ele ai? é assim também?) vai se decepcionar. Mas se pega esperando apenas um livro ambientado ao estilo fantasia medieval, não tem como não gostar.
1º O livro é muito bem escrito, dinâmico. Aqui não existem capítulos propriamente ditos, e sim partes divididas por personagem, cada personagem tem sua história narrada em 3º pessoa de maneira separada. Isso confere um dinamismo único ao livro.
2º A trama é muito densa, e muito surpreendente também. Para aqueles de coração fraco, nem adianta pegar esse livro, o autor não tem a menor dó dos personagens, aconselho a não se apegar a absolutamente NENHUM!
Talvez isso irrite algumas pessoas, aqui o bonzinho nem sempre se da bem.
3º Quem teve a excelente oportunidade de ver ao seriado, pode pensar "Acho que a HBO exagerou em algumas cenas de sexo hen... Quando na verdade, o seriado foi é super fiel, algumas vezes passa-se a impressão de que o autor até exagera nos detalhes. Mas não é algo que me incomode de forma alguma.
Enfim, eu estou achando os livros um espetaculo a parte.
Por mais apaixonada que seja pela fantasia, não sou uma daquelas fans xiitas do gênero, e devo confessar uma coisa, não sou tão fan assim de Tolkien, não gosto da maneira como ele escreve.
Assunto: Re: O que estás a ler agora? Sáb Set 17, 2011 4:28 pm
Carol escreveu:
Por mais apaixonada que seja pela fantasia, não sou uma daquelas fans xiitas do gênero, e devo confessar uma coisa, não sou tão fan assim de Tolkien, não gosto da maneira como ele escreve.
Fans xiitas - adorei a expressão hahaha. Sobre Tolkien: heresia!
Carol Burguês/Burguesa
Assunto: Re: O que estás a ler agora? Sáb Set 17, 2011 4:42 pm
hahahaha Ceinwyn, não leva a sério não
Admiro demais oque esse homem fez pela literatura mundial, e como ele influencia escritores até hoje. Mas acho que ficar uma página inteira comentando sobre uma colina não é lá a minha praia né...
Prefiro narrativas mais diretas.
OBS: Vou ficar de olho nesse tópico sempre, vai que alguém descobre algum livro interessante?
Assunto: Re: O que estás a ler agora? Sáb Set 17, 2011 4:54 pm
Eu estou a ler isto e, até agora, é awesome
Nantumaurus Sacerdote/Sacerdotisa
N. de Mensagens : 300 Idade : 46 Local : Lusitania Raça : Druida/Feiticeiro Elemento : Terra/Rocha Deus : Hermes (Engenho/Pensamento/Arte) Cor : Azul Escuro
Assunto: Re: O que estás a ler agora? Qua Jan 25, 2012 10:04 pm
Assunto: Re: O que estás a ler agora? Qua Jan 25, 2012 10:46 pm
Nantumaurus escreveu:
Eu sou uma grande fã da trilogia Sevenwaters e fiquei super decepcionada com a sequela "O Herdeiro de Sevenwaters". O que te fez pegar nesse para ler? Leste os anteriores?