Folk Lusitânia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Folk Lusitânia

Folk, Neo-clássico, New Age, World Music, Darkwave, Medieval, Música Étnica, Folk Metal, Symphonic Metal, Dark Ambient, Neofolk, Marcial.
 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Recomenda um livro

Ir para baixo 
+32
Tiago Costa
Nina.Féerie
Nantumaurus
Olaf Azmun-Biköh
Sonia
Urânia
Diarmuid
Queen
Sangue
Ártemis
Ofídio
Vampiria
Garrison
Morrighan
Averróis
Siivet
Nocturna
Marçal
carlos_
Aelle
Seraphine
Floresta
Ceinwyn
Ella
Sir Martinez
Wanderer
Jordán
Glam
Manwë
args
Meretseguer
Fundador (ex-Váli)
36 participantes
Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte
AutorMensagem
Fundador (ex-Váli)
Deus(a) do Sol (administração)
Fundador (ex-Váli)


Masculino
Áries Cobra
N. de Mensagens : 2041
Idade : 35
Local : Lisboa
Raça : Ent/Povo das Árvores
Elemento : Madeira
Deus : Poseidon (Mar/Ideologia/Sonho)
Cor : Verde

Recomenda um livro Empty
MensagemAssunto: Recomenda um livro   Recomenda um livro Icon_minitimeSáb Dez 13, 2008 4:10 pm

Recomenda um livro e faz uma apresentação através do resumo, de excertos ou simplesmente dando a tua opinião acerca dele.

…………………………

O Evangelho Segundo Jesus Cristo
de José Saramago

Excertos:

O Sol mostra-se num dos cantos superiores do retângulo, o que se encontra à esquerda de quem olha, representando, o astro-rei, uma cabeça de homem donde jorram raios de aguda luz e sinuosas labaredas tal uma rosa-dos-ventos indecisa sobre a direção dos lugares para onde quer apontar, e essa cabeça tem um rosto que chora, crispado de uma dor que não remite, lançando pela boca aberta um grito que não poderemos ouvir, pois nenhuma destas coisas é real, o que temos diante de nós é papel e tinta, mais nada. Por baixo do sol vemos um homem nu atado a um tronco de árvore, cingidos os rins por um pano que lhe cobre as partes a que chamamos pudendas ou vergonhosas, e os pés tem-nos assentes no que resta de um ramo lateral cortado, porém, por maior firmeza, para que não resvalem desse suporte natural, dois pregos os mantêm cravados fundo. Pela expressão da cara, que é de inspirado sofrimento, e pela direção do olhar, erguido para alto, deve de ser o Bom Ladrão.

(…)A mulher sorriu e ficou calada. Depois Jesus disse, Os teus olhos são como as fontes de Hesebon, junto à porta de Bat-Rabim. A mulher sorriu de novo, mas não falou. Então Jesus voltou lentamente o rosto para ela e disse, Não ocnheço mulher. Maria segurou-lhe as mãos, Assim temos que começar todos, homens que não conheciam mulher, mulheres que não conheciam homem, um dia o que sabia ensinou, o que não sabia aprendeu, Queres tu ensinar-me, Para que tenhas de agradecer-me outra vez, Dessa maneira, nunca acabarei de agradecer-te, E eu nunca acabarei de ensinar, Maria levantou-se, foi trancar a porta do pátio, mas primeiro dependurou qualquer coisa do lado de fora, sinal que seria de entendimento, para os clientes que viessem por ela, de que se havia cerrado a sua fresta porque chegara a hora de cantar.

(...) Inquietas, desassossegadas, as pessoas das aldeias olhavam o nevoeiro impenetrável na direcção onde o mar devia estar e esperavam, sem o saberem, que o ruído dos remos e da água se interrompesse de repente, para tornarem a entrar em casa e, com chaves, trancas e cadeados, fecharem todas as portas, ainda sabendo que um simples sopro as derrubará, se aquele que além está é quem eles imaginam e para este lado resolver vir soprar. O nevoeiro abre-se para Jesus passar, mas o mais longe a que os olhos chegam é a ponta dos remos, e a popa, com a sua travessa simples a servir de banco. O resto é um muro, primeiro baço e cinzento, depois, à medida que a barca se aproxima do destino, uma claridade difusa começa a tornar branco e brilhante o nevoeiro, que vibra como se procurasse, sem o conseguir, no silêncio, um som. Numa roda maior de luz, a barca pára, é o centro do mar. Sentado no banco da popa, está Deus.
Ir para o topo Ir para baixo
http://folklusitania.heavenforum.com
Meretseguer
Burguês/Burguesa
Meretseguer


N. de Mensagens : 92
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Hades (Submundo/Pranto/Morte)
Cor : Azul Escuro

Recomenda um livro Empty
MensagemAssunto: Re: Recomenda um livro   Recomenda um livro Icon_minitimeSáb Dez 27, 2008 10:23 pm

Húmus de Raul Brandão

Seguramente um dos livros que sempre me acompanha(rá),
de (re)leitura incansável.

“Foi grotesto, começou por ser grotesco. Mas escuta-te: é um mundo que lá tens dentro, é uma multidão que se prepara para o assalto. Estava adormecida, acordou. Mete medo. E pregam, açulam-se, avançam direitos aos seus apetites, ao saque, à guerra, à luxúria. Continham-na arames enferrujados, o medo da morte, o hábito de crer em Deus (sabendo bem que Deus já não existia), fantasmas, cacos de armadura que derruíram de um dia para o outro. Descobrir que não há Deus, que alegria! Põe a gente à vontade. Respira-se de outra maneira. Descobrir que a morte não é inevitável endurece. O mundo muda de aspecto. Agora é que eu contemplo a vida - e me perco na vida.“


A primeira vez que o li achei-me de tal modo envolta numa espécie de dimensão catastrófica, de índole apocalítica até, mas (eis o que mais me surpreendeu) não deixando de construir, por entre o contraste daquela "confusão" densa e sufocante, uma linha de esperança, muito frágil e leve, que ao mínimo sopro do imprevisto se volta a dissolver na parafernália interrogativa que é o mundo.

enfim... aconselho!
Ir para o topo Ir para baixo
args
Burguês/Burguesa



Feminino
Capricórnio Porco
N. de Mensagens : 79
Idade : 40
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei)
Cor : Azul Escuro

Recomenda um livro Empty
MensagemAssunto: Re: Recomenda um livro   Recomenda um livro Icon_minitimeDom Dez 28, 2008 8:13 pm

Qualquer um do Nicholas Sparks Embarassed pois...eu sei...muita gente não gosta...não é Glam? Sad
Ir para o topo Ir para baixo
Manwë
Mestre
Manwë


Masculino
Touro Galo
N. de Mensagens : 578
Idade : 31
Local : Bracara Augusta
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Hermes (Engenho/Pensamento/Arte)
Cor : Cinzento

Recomenda um livro Empty
MensagemAssunto: Re: Recomenda um livro   Recomenda um livro Icon_minitimeDom Dez 28, 2008 8:33 pm

Eu estou a ler o Eldest, de Christopher Paolini, e recomendo a Trilogia da Herança a toda a gente que também tenha gostado do Senhor dos Anéis, ou que goste de high-fantasy. Não irei fazer qualquer resumo (em parte porque ainda estou a lê-lo) e também não irei colocar aqui nenhum excerto, porque não tenho paciência para tal. No entanto vou colocar aqui a capa, que eu considero atractiva!


Recomenda um livro Eldest

A propósito, leiam se possível o Eragon antes de verem o filme. É que o dito cujo não tem nada a ver com o livro. É muito pior!
Ir para o topo Ir para baixo
http://whoknewindeed.wordpress.com
Glam
Deus(a) do Sol (administração)
Glam


Feminino
Áries Búfalo
N. de Mensagens : 902
Idade : 39
Raça : Fada
Elemento : Sombra
Deus : Hermes (Engenho/Pensamento/Arte)
Cor : Azul Escuro

Recomenda um livro Empty
MensagemAssunto: Re: Recomenda um livro   Recomenda um livro Icon_minitimeDom Dez 28, 2008 9:20 pm

args escreveu:
Qualquer um do Nicholas Sparks Embarassed pois...eu sei...muita gente não gosta...não é Glam? Sad

Não, não gosto. Embarassed Mas podias experimentar ler o Eragon da Trilogia da Herança já aqui recomendada, pois gostei bastante. Razz
Ir para o topo Ir para baixo
args
Burguês/Burguesa



Feminino
Capricórnio Porco
N. de Mensagens : 79
Idade : 40
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei)
Cor : Azul Escuro

Recomenda um livro Empty
MensagemAssunto: Re: Recomenda um livro   Recomenda um livro Icon_minitimeDom Dez 28, 2008 9:24 pm

Porque atrai tanto a fantasia quando se pode ler a realidade? Question
Ir para o topo Ir para baixo
Glam
Deus(a) do Sol (administração)
Glam


Feminino
Áries Búfalo
N. de Mensagens : 902
Idade : 39
Raça : Fada
Elemento : Sombra
Deus : Hermes (Engenho/Pensamento/Arte)
Cor : Azul Escuro

Recomenda um livro Empty
MensagemAssunto: Re: Recomenda um livro   Recomenda um livro Icon_minitimeDom Dez 28, 2008 9:39 pm

args escreveu:
Porque atrai tanto a fantasia quando se pode ler a realidade? Question

Porque a realidade é excessivamente monótona e sem piada. Razz lol!

Livro Recomendado: A Última Feiticeira
Autor: Sandra Carvalho

Citação :
O fantástico épico está novamente de parabéns com mais uma estreia literária de uma autora portuguesa que a Presença propõe ao seu público. Em A Saga das Pedras Mágicas os heróis, diz-nos Sandra Carvalho, têm uma profunda ligação à Natureza e aos Elementos, são apaixonados pela Vida e inteiramente determinados na sua coragem. A acção passa-se num tempo em que os sábios Druidas se recolhiam nas florestas para perpetuarem o Conhecimento que em eras passadas lhes fora transmitido pelos Seres Mágicos. O berço da heroína desta história, Catelyn, e dos seus cinco irmãos varões, situa-se na Grande Ilha, cada vez mais fustigada pelos ataques dos Viquingues. Os senhores locais formaram uma Aliança para os repelirem, consolidando essa política através de casamentos combinados entre os herdeiros das grandes famílias. Depois de uma infância paradisíaca, Catelyn cresce num mundo cada vez mais violento, assistindo impotente às manipulações da maldosa Myrna, a protegida do homem com quem o pai de Catelyn destinou casá-la.
retirado de http://www.presenca.pt/catalogo_ficha_livro.asp?livro=3736


Recomenda um livro 01220029
Ir para o topo Ir para baixo
Jordán
Guerreiro/Guerreira
Jordán


Feminino
Áries Cabra
N. de Mensagens : 49
Idade : 33
Local : Parede, Cascais
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei)
Cor : Azul Escuro

Recomenda um livro Empty
MensagemAssunto: Re: Recomenda um livro   Recomenda um livro Icon_minitimeSeg Jan 19, 2009 5:49 pm

Li um livro bastante interessante sobre a Elizabeth Bathory (Erzsébet Báthory), a condessa sanguinária, escrito por Valentine Penrose.

Foi um achado no meio de tanto livro da fnac.
Para quem não sabe é a história verídica de uma Condessa Húngara que pensava que o sangue de jovens a fazia mais jovem, mas há várias versões da história. No entanto, quem quer saber um pouco sobre o mundo e a cultura húngara deve ler o livro.

Resumidamente, Bathory tinha vários problemas de saúde, que eram seguidos depois por ataques de fúria. Torturava as suas jovens criadas, segundo o livro apenas por puro divertimento e talvez fantasia sexual. Um dia matou uma criada acidentalmente e ficou coberta de sangue que, ao ser limpo, supostamente aclareou a sua pele, tornando-a mais jovem. A partir daí começou a torturar e a matar as suas criadas para que se cobrisse de sangue e permanecesse jovem, pois diziam que era das mulheres mais bonitas da Húngria. Tinha alguns cúmplices e apontava os nomes das jovens que matava num caderno. Penso que existe um museu com alguns dos objectos de tortura da condessa, entre os quais a virgem de ferro, ou dama de ferro, mandada construir pela própria e que o livro descreve. Mais tarde foi condenada à prisão perpétua na torre do seu próprio castelo. Como era da alta nobreza, foi poupada à morte e nem sequer foi interrogada. Muitos dos documentos da sua acusação e algumas provas desapareceram.
Ir para o topo Ir para baixo
Glam
Deus(a) do Sol (administração)
Glam


Feminino
Áries Búfalo
N. de Mensagens : 902
Idade : 39
Raça : Fada
Elemento : Sombra
Deus : Hermes (Engenho/Pensamento/Arte)
Cor : Azul Escuro

Recomenda um livro Empty
MensagemAssunto: Re: Recomenda um livro   Recomenda um livro Icon_minitimeSeg Jan 19, 2009 10:32 pm

Jordán escreveu:
Li um livro bastante interessante sobre a Elizabeth Bathory (Erzsébet Báthory), a condessa sanguinária, escrito por Valentine Penrose.

Foi um achado no meio de tanto livro da fnac.
Para quem não sabe é a história verídica de uma Condessa Húngara que pensava que o sangue de jovens a fazia mais jovem, mas há várias versões da história. No entanto, quem quer saber um pouco sobre o mundo e a cultura húngara deve ler o livro.

Resumidamente, Bathory tinha vários problemas de saúde, que eram seguidos depois por ataques de fúria. Torturava as suas jovens criadas, segundo o livro apenas por puro divertimento e talvez fantasia sexual. Um dia matou uma criada acidentalmente e ficou coberta de sangue que, ao ser limpo, supostamente aclareou a sua pele, tornando-a mais jovem. A partir daí começou a torturar e a matar as suas criadas para que se cobrisse de sangue e permanecesse jovem, pois diziam que era das mulheres mais bonitas da Húngria. Tinha alguns cúmplices e apontava os nomes das jovens que matava num caderno. Penso que existe um museu com alguns dos objectos de tortura da condessa, entre os quais a virgem de ferro, ou dama de ferro, mandada construir pela própria e que o livro descreve. Mais tarde foi condenada à prisão perpétua na torre do seu próprio castelo. Como era da alta nobreza, foi poupada à morte e nem sequer foi interrogada. Muitos dos documentos da sua acusação e algumas provas desapareceram.

Não sabia que existia mesmo um livro sobre ela... ou melhor, uma senhora tão polémica já inspirou filmes e livros, de certeza, mas nunca me dei ao trabalho de averiguar. Por acaso, já tinha conhecimento desta bizarra e sádica personagem histórica.

Livro a recomendar: O Historiador
Autora: Elizabeth Kostova

Citação :
Uma noite, já muito tarde, explorando a biblioteca do pai, uma jovem mulher encontra um livro antigo e um pacote de cartas amarelecidas agoirentamente destinadas ao "Meu querido e desgraçado sucessor". Este achado vai mergulhá-la num mundo com que nunca sonhou - um labirinto onde os segredos do passado do pai e o misterioso destino da mãe se ligam a um mal escondido nas profundezas da história.
Uma sociedade secreta numa luta de séculos contra a mais terrível encarnação do mal. A aventura de uma jovem mulher em busca da verdade sobre os seus pais e sobre o destino do homem que inspirou a lenda de Drácula.
O livro de Elizabeth Kostova é uma aventura de proporções monumentais, fundindo a realidade e a ficção, a história e o fantástico, o presente e o passado, a narrativa na primeira pessoa e diários, cartas, documentos, o romance histórico e o psicológico, o thriller literário e a história de amor.
O Historiador vai ser um dos principais acontecimentos editoriais de 2005, publicado em mais de 20 países.
retirado de http://www.wook.pt/ficha/o-historiador/a/id/171310

O Historiador foi um livro cuja leitura me agradou bastante. Oscilando entre o real e a fantasia, este o romance histórico num fundo moderno fantástico é um livro para quem gosta de aventuras, História e vampiros. Smile

Recomenda um livro Historiador
Ir para o topo Ir para baixo
Wanderer
Burguês/Burguesa
Wanderer


Masculino
Gémeos Cachorro
N. de Mensagens : 51
Idade : 41
Local : Coruche
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Hades (Submundo/Pranto/Morte)
Cor : Azul Escuro

Recomenda um livro Empty
MensagemAssunto: Elizabeth Bathory   Recomenda um livro Icon_minitimeTer Jan 20, 2009 10:37 am

Esse livro que referes aqui pertence à editora Assírio & Alvim e à colecção "Beltenebros" (livros vermelhos com encadernação a imitar livros velhos).

Eu já li dois livros desta colecção e são ambos muito interessantes:
- Álvaro do Carvalhal - "Contos"
- "O Festim da Aranha" - diversos contos compilados por Aníbal Fernandes

Para quem gostar daqueles contos de "terror" (à moda do Edgar Allan Poe), pode dar uma espreitadela nestas dois livros.

Assim fica a perceber que, com o Álvaro do Carvalhal, este tipo de escrita durante o séc.XIX não passou ao lado de Portugal.



Jordán escreveu:
Li um livro bastante interessante sobre a Elizabeth Bathory (Erzsébet Báthory), a condessa sanguinária, escrito por Valentine Penrose.

Foi um achado no meio de tanto livro da fnac.
Para quem não sabe é a história verídica de uma Condessa Húngara que pensava que o sangue de jovens a fazia mais jovem, mas há várias versões da história. No entanto, quem quer saber um pouco sobre o mundo e a cultura húngara deve ler o livro.

Resumidamente, Bathory tinha vários problemas de saúde, que eram seguidos depois por ataques de fúria. Torturava as suas jovens criadas, segundo o livro apenas por puro divertimento e talvez fantasia sexual. Um dia matou uma criada acidentalmente e ficou coberta de sangue que, ao ser limpo, supostamente aclareou a sua pele, tornando-a mais jovem. A partir daí começou a torturar e a matar as suas criadas para que se cobrisse de sangue e permanecesse jovem, pois diziam que era das mulheres mais bonitas da Húngria. Tinha alguns cúmplices e apontava os nomes das jovens que matava num caderno. Penso que existe um museu com alguns dos objectos de tortura da condessa, entre os quais a virgem de ferro, ou dama de ferro, mandada construir pela própria e que o livro descreve. Mais tarde foi condenada à prisão perpétua na torre do seu próprio castelo. Como era da alta nobreza, foi poupada à morte e nem sequer foi interrogada. Muitos dos documentos da sua acusação e algumas provas desapareceram.
Ir para o topo Ir para baixo
http://shemahmforash.blogspot.com/
Jordán
Guerreiro/Guerreira
Jordán


Feminino
Áries Cabra
N. de Mensagens : 49
Idade : 33
Local : Parede, Cascais
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei)
Cor : Azul Escuro

Recomenda um livro Empty
MensagemAssunto: Re: Recomenda um livro   Recomenda um livro Icon_minitimeTer Jan 20, 2009 7:41 pm

Citação :
Esse livro que referes aqui pertence à editora Assírio & Alvim e à colecção "Beltenebros" (livros vermelhos com encadernação a imitar livros velhos).

Eu já li dois livros desta colecção e são ambos muito interessantes:
- Álvaro do Carvalhal - "Contos"
- "O Festim da Aranha" - diversos contos compilados por Aníbal Fernandes


E esse livro mesmo!
Tenho de procurar mais da colecçao, achei que este livro era bastante completo.

Cumprimentos e boas leituras Smile

Luisa Jordan
Ir para o topo Ir para baixo
Wanderer
Burguês/Burguesa
Wanderer


Masculino
Gémeos Cachorro
N. de Mensagens : 51
Idade : 41
Local : Coruche
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Hades (Submundo/Pranto/Morte)
Cor : Azul Escuro

Recomenda um livro Empty
MensagemAssunto: Re: Recomenda um livro   Recomenda um livro Icon_minitimeQua Jan 21, 2009 12:33 pm

Olá de novo Jordan.
Ontem disseste:
Jordán escreveu:
Tenho de procurar mais da colecção, achei que este livro era bastante completo.

Podes ver aqui, no site da editora, os livros que compõem a colecção: http://www.assirio.com/livraria.php?i=A&id=5679&coleccao=5681. Não aparece aqui o da Elizabeth Bathory, porque suponho que esteja esgotado.

Não sei se os outros livros serão tão "documentais" como esse que leste, pois aqueles dois que li são de "ficção" pura (ambos de short-stories).

De qualquer forma se te interessam as temáticas mais "misteriosas", deves ficar agradada pelos outros livros da colecção...
Ir para o topo Ir para baixo
http://shemahmforash.blogspot.com/
Jordán
Guerreiro/Guerreira
Jordán


Feminino
Áries Cabra
N. de Mensagens : 49
Idade : 33
Local : Parede, Cascais
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei)
Cor : Azul Escuro

Recomenda um livro Empty
MensagemAssunto: Re: Recomenda um livro   Recomenda um livro Icon_minitimeDom Jan 25, 2009 9:43 pm

Wanderer escreveu:
Olá de novo Jordan.
Ontem disseste:
Jordán escreveu:
Tenho de procurar mais da colecção, achei que este livro era bastante completo.

Podes ver aqui, no site da editora, os livros que compõem a colecção: http://www.assirio.com/livraria.php?i=A&id=5679&coleccao=5681. Não aparece aqui o da Elizabeth Bathory, porque suponho que esteja esgotado.

Não sei se os outros livros serão tão "documentais" como esse que leste, pois aqueles dois que li são de "ficção" pura (ambos de short-stories).

De qualquer forma se te interessam as temáticas mais "misteriosas", deves ficar agradada pelos outros livros da colecção...



muito obrigada! vou dar ja uma vista de olhos!
Ir para o topo Ir para baixo
Meretseguer
Burguês/Burguesa
Meretseguer


N. de Mensagens : 92
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Hades (Submundo/Pranto/Morte)
Cor : Azul Escuro

Recomenda um livro Empty
MensagemAssunto: Re: Recomenda um livro   Recomenda um livro Icon_minitimeDom Jan 25, 2009 9:58 pm

Jordán se gostaste da temática Twisted Evil Rolling Eyes junta-te a mim e espera...