Folk Lusitânia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Folk Lusitânia

Folk, Neo-clássico, New Age, World Music, Darkwave, Medieval, Música Étnica, Folk Metal, Symphonic Metal, Dark Ambient, Neofolk, Marcial.
 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Apresentação Gonçalo

Ir para baixo 
+9
RedHead
Floresta
Ceinwyn
Siivet
Signatus
Fundador (ex-Váli)
Averróis
Urânia
Gonçalo
13 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Gonçalo
Cavaleiro/Dama
Gonçalo


Masculino
Leão N. de Mensagens : 152
Idade : 179
Local : Matrix
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei)
Cor : Preto

Apresentação Gonçalo Empty
MensagemAssunto: Apresentação Gonçalo   Apresentação Gonçalo Icon_minitimeQua Set 14, 2011 9:47 pm

O meu nome é Gonçalo, fiz 25 anos e moro para os lados de Sintra. Em termos académicos a minha especialidade é deixar cursos a meio, ficou por acabar um de filosofia, outro de informática e provavelmente seguirá o mesmo caminho o actual de artes e humanidades. Os anos trouxeram-me alguma ponderação musical, já não ouço exclusivamente metal, ganhei um gosto particular pela música étnica, pelo folclore e pelo fado. Em termos políticos sou um liberal, não gosto do estado paternalista tanto em termos sociais como económicos. Sou casado, ateu, recentemente abracei o budismo, sou vegetariano, tenho meia dúzia de filhos de quatro patas, tenho um emprego que detesto e cujas funções poderiam bem ser desempenhadas pelo Gervásio (sim, o que separava as embalagens) mas é o que há. Não costumo ter paciência para fóruns, já tive muitos e desisti de todos, alias, por norma aborreço-me com muita facilidade com tudo.
Ir para o topo Ir para baixo
Urânia
Rei/Rainha
Urânia


Feminino
Câncer Tigre
N. de Mensagens : 1298
Idade : 37
Raça : Elfo
Elemento : Ar
Deus : Urano (Céu/Elevação/Perfeição)
Cor : Verde

Apresentação Gonçalo Empty
MensagemAssunto: Re: Apresentação Gonçalo   Apresentação Gonçalo Icon_minitimeQua Set 14, 2011 9:52 pm

Olá Gonçalo, boas vindas aqui a este cantinho, esperemos que desta vez te mantenhas por cá mais tempo.

Budista...Smile Linda religião pela qual me interesso bastante.
E adorei a expressão "tenho meia dúzia de filhos de quatro patas" ^^ Eu tenho duas filhas gatas também.
Ir para o topo Ir para baixo
Averróis
Deus(a) da Lua (moderação)
Averróis


Masculino
Sagitário N. de Mensagens : 3508
Idade : 825
Local : Córdoba

Apresentação Gonçalo Empty
MensagemAssunto: Re: Apresentação Gonçalo   Apresentação Gonçalo Icon_minitimeQua Set 14, 2011 9:56 pm

Hey, Gonçalo, bem-vindo ao fórum. Um percurso de vida interessante esse que nos contas. Espero que este fórum se apresente como uma agradável excepção à tua lista de fóruns que (aparentemente) têm-te desiludido.
Ir para o topo Ir para baixo
http://undogmatic.net78.net/
Fundador (ex-Váli)
Deus(a) do Sol (administração)
Fundador (ex-Váli)


Masculino
Áries Cobra
N. de Mensagens : 2041
Idade : 35
Local : Lisboa
Raça : Ent/Povo das Árvores
Elemento : Madeira
Deus : Poseidon (Mar/Ideologia/Sonho)
Cor : Verde

Apresentação Gonçalo Empty
MensagemAssunto: Re: Apresentação Gonçalo   Apresentação Gonçalo Icon_minitimeQua Set 14, 2011 10:01 pm

Bem eu conheço o Gonçalo pessoalmente embora ultimamente nos tenhamos afastado porque ele ao que parece esta a morar em Sintra e não me disse nada!

Tenta arranhar algum espacinho para nós nem que seja só fazer copy paste daquilo que metes no facebook Surprised se não já sabes que eu te vou chatear Razz

Fica bem Gonçalo
Ir para o topo Ir para baixo
http://folklusitania.heavenforum.com
Gonçalo
Cavaleiro/Dama
Gonçalo


Masculino
Leão N. de Mensagens : 152
Idade : 179
Local : Matrix
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei)
Cor : Preto

Apresentação Gonçalo Empty
MensagemAssunto: Re: Apresentação Gonçalo   Apresentação Gonçalo Icon_minitimeQua Set 14, 2011 10:15 pm

E não menos importante, o facto de conhecer o Vali, se não me falham as contas, há quase 10 anos (como o tempo voa).

Sabes que não é por má vontade, o Crepúsculo dos Pensadores está abandonado há uns anos, acabei por fechar o Fórum Filosofia, sou moderador em mais dois fóruns cuja presença se limita a umas visitas bi-anuais. Não sei bem explicar porquê, mas de vez em quando farto-me do computador e fico meses sem o utilizar com regularidade.
O que vou escrevendo no face são só umas bacoradas para provocar o pessoal, nada que mereça ser postado aqui.
Ir para o topo Ir para baixo
Fundador (ex-Váli)
Deus(a) do Sol (administração)
Fundador (ex-Váli)


Masculino
Áries Cobra
N. de Mensagens : 2041
Idade : 35
Local : Lisboa
Raça : Ent/Povo das Árvores
Elemento : Madeira
Deus : Poseidon (Mar/Ideologia/Sonho)
Cor : Verde

Apresentação Gonçalo Empty
MensagemAssunto: Re: Apresentação Gonçalo   Apresentação Gonçalo Icon_minitimeQua Set 14, 2011 10:25 pm

Oua ainda agora me mostras-te um poema de Edgar Alan Poe cantando pelos Omnia e não vale a pena?
Ir para o topo Ir para baixo
http://folklusitania.heavenforum.com
Signatus
Deus(a) da Lua (moderação)
Signatus


Masculino
Virgem Dragão
N. de Mensagens : 2724
Idade : 35
Local : Ofiussa
Raça : Lobitroll
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Verde

Apresentação Gonçalo Empty
MensagemAssunto: Re: Apresentação Gonçalo   Apresentação Gonçalo Icon_minitimeQua Set 14, 2011 10:29 pm

Muito Bem vindo!!

Faço minhas as palavras do Averróis, mas julgo que por mais efémera que seja a tua estadia aqui vai ser bastante frutífera para o forum Very Happy

Btw, também sou um ateu que já andou a "flirtar" com o budismo, mas prezo muito a minha liberdade filosofica para pegar mais do que retalhos das diferentes linhas de pensamento. Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Gonçalo
Cavaleiro/Dama
Gonçalo


Masculino
Leão N. de Mensagens : 152
Idade : 179
Local : Matrix
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei)
Cor : Preto

Apresentação Gonçalo Empty
MensagemAssunto: Re: Apresentação Gonçalo   Apresentação Gonçalo Icon_minitimeQua Set 14, 2011 10:30 pm

Excelente por acaso



Ir para o topo Ir para baixo
Averróis
Deus(a) da Lua (moderação)
Averróis


Masculino
Sagitário N. de Mensagens : 3508
Idade : 825
Local : Córdoba

Apresentação Gonçalo Empty
MensagemAssunto: Re: Apresentação Gonçalo   Apresentação Gonçalo Icon_minitimeQua Set 14, 2011 10:32 pm

Signatus escreveu:
Btw, também sou um ateu que já andou a "flirtar" com o budismo, mas prezo muito a minha liberdade filosofica para pegar mais do que retalhos das diferentes linhas de pensamento. Wink

Pois é. Costumo dizer que se eu fosse religioso, então provavelmente seria mais rapidamente adepto do Budismo ou do Jainismo do que das religiões abraãmicas.
Ir para o topo Ir para baixo
http://undogmatic.net78.net/
Gonçalo
Cavaleiro/Dama
Gonçalo


Masculino
Leão N. de Mensagens : 152
Idade : 179
Local : Matrix
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei)
Cor : Preto

Apresentação Gonçalo Empty
MensagemAssunto: Re: Apresentação Gonçalo   Apresentação Gonçalo Icon_minitimeQua Set 14, 2011 10:35 pm

Não encaro o budismo como uma filosofia castradora da minha liberdade e autonomia de pensamento, antes pelo contrário. O budismo permite uma perspectiva mais abrangente sobre nós e sobre a nossa relação com todos os seres. Não vejo nenhuma forma mais pura de liberdade intelectual e espiritual.
Ir para o topo Ir para baixo
Gonçalo
Cavaleiro/Dama
Gonçalo


Masculino
Leão N. de Mensagens : 152
Idade : 179
Local : Matrix
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei)
Cor : Preto

Apresentação Gonçalo Empty
MensagemAssunto: Re: Apresentação Gonçalo   Apresentação Gonçalo Icon_minitimeQua Set 14, 2011 10:40 pm

Averróis escreveu:
Signatus escreveu:
Btw, também sou um ateu que já andou a "flirtar" com o budismo, mas prezo muito a minha liberdade filosofica para pegar mais do que retalhos das diferentes linhas de pensamento. Wink

Pois é. Costumo dizer que se eu fosse religioso, então provavelmente seria mais rapidamente adepto do Budismo ou do Jainismo do que das religiões abraãmicas.

Eu diria antes que o budismo é compativel com todas as religiões (ou ausência delas). Não haveria contradição se fosses por exemplo, budista e católico.
Ir para o topo Ir para baixo
Averróis
Deus(a) da Lua (moderação)
Averróis


Masculino
Sagitário N. de Mensagens : 3508
Idade : 825
Local : Córdoba

Apresentação Gonçalo Empty
MensagemAssunto: Re: Apresentação Gonçalo   Apresentação Gonçalo Icon_minitimeQua Set 14, 2011 10:45 pm

Gonçalo escreveu:
Não encaro o budismo como uma filosofia castradora da minha liberdade e autonomia de pensamento, antes pelo contrário. O budismo permite uma perspectiva mais abrangente sobre nós e sobre a nossa relação com todos os seres. Não vejo nenhuma forma mais pura de liberdade intelectual e espiritual.

O Budismo Theravada apela de facto a uma liberdade e espírito crítico do indivíduo e à não-aceitação da existência de divindades. Contudo o Budismo continua a ser uma religião e como tal também tem os seus dogmas, os seus ritos, as suas tradições e as suas posturas, por muito que estas sejam quase negligenciáveis em posições moderadas ou quando comparadas com as típicas religiões abraãmicas que temos por cá.

Por exemplo acho que a prática cultural de isolação de crianças, jovens adolescentes e homens Budistas para fins de ascetismo, através de um rito de passagem, não é propriamente a melhor ideia (convicção pessoal). Claro que não é tão má quanto incitar à violência, ao ódio e à guerra religiosa (práticas totalmente condenáveis em todos os aspectos e infelizmente muito comuns) mas continua a ser uma questão de imposição sobre a liberdade do indivíduo. Contudo poder-se-á dizer que essa práticas só são válidas e implementadas nas sociedades asiáticas mais rurais, onde os jovens do sexo masculino vão para os mosteiros. Mas ainda assim é algo que está ligado à religião e é um dos (poucos) pontos que tenho a criticar no Budismo.


Última edição por Averróis em Qua Set 14, 2011 10:51 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
http://undogmatic.net78.net/
Averróis
Deus(a) da Lua (moderação)
Averróis


Masculino
Sagitário N. de Mensagens : 3508
Idade : 825
Local : Córdoba

Apresentação Gonçalo Empty
MensagemAssunto: Re: Apresentação Gonçalo   Apresentação Gonçalo Icon_minitimeQua Set 14, 2011 10:50 pm

Gonçalo escreveu:
Eu diria antes que o budismo é compativel com todas as religiões (ou ausência delas). Não haveria contradição se fosses por exemplo, budista e católico.

Não concordo por uma questão muito simples: Ser-se católico é incompatível porque o Budismo original (tradição Theravada) apela à não aceitação de divindades. Jesus/Deus no catolicismo são divindades. Além do mais o catolicismo é altamente dogmático quando em comparação com o tipo de conduta incitada pelo budismo.

No catolicismo há uma visão totalmente teocêntrica, que é largamente incompatível com a visão budista.

Só numa adulteração muito extrema é que se conseguem conjugar essa duas posições tão diferentes.

Buda disse:

Citação :
Do not believe in anything simply because you have heard it. Do not believe in anything simply because it is spoken and rumored by many. Do not believe in anything simply because it is found written in your religious books. Do not believe in anything merely on the authority of your teachers and elders. Do not believe in traditions because they have been handed down for many generations. But after observation and analysis, when you find that anything agrees with reason and is conducive to the good and benefit of one and all, then accept it and live up to it.

http://www.csudh.edu/oliver/smt310-handouts/buddha/buddha.htm
Ir para o topo Ir para baixo
http://undogmatic.net78.net/
Urânia
Rei/Rainha
Urânia


Feminino
Câncer Tigre
N. de Mensagens : 1298
Idade : 37
Raça : Elfo
Elemento : Ar
Deus : Urano (Céu/Elevação/Perfeição)
Cor : Verde

Apresentação Gonçalo Empty
MensagemAssunto: Re: Apresentação Gonçalo   Apresentação Gonçalo Icon_minitimeQua Set 14, 2011 11:12 pm

Averróis escreveu:
Gonçalo escreveu:
Eu diria antes que o budismo é compativel com todas as religiões (ou ausência delas). Não haveria contradição se fosses por exemplo, budista e católico.

Não concordo por uma questão muito simples: Ser-se católico é incompatível porque o Budismo original (tradição Theravada) apela à não aceitação de divindades. Jesus/Deus no catolicismo são divindades. Além do mais o catolicismo é altamente dogmático quando em comparação com o tipo de conduta incitada pelo budismo.

No catolicismo há uma visão totalmente teocêntrica, que é largamente incompatível com a visão budista.

Só numa adulteração muito extrema é que se conseguem conjugar essa duas posições tão diferentes.

Buda disse:

Citação :
Do not believe in anything simply because you have heard it. Do not believe in anything simply because it is spoken and rumored by many. Do not believe in anything simply because it is found written in your religious books. Do not believe in anything merely on the authority of your teachers and elders. Do not believe in traditions because they have been handed down for many generations. But after observation and analysis, when you find that anything agrees with reason and is conducive to the good and benefit of one and all, then accept it and live up to it.

http://www.csudh.edu/oliver/smt310-handouts/buddha/buddha.htm

Isto. Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Siivet
Mestre
Siivet


Masculino
Virgem Porco
N. de Mensagens : 750
Idade : 40
Local : Sintra
Raça : Troll
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista)
Cor : Preto

Apresentação Gonçalo Empty
MensagemAssunto: Re: Apresentação Gonçalo   Apresentação Gonçalo Icon_minitimeQui Set 15, 2011 12:29 am

Bem vindo !
Ir para o topo Ir para baixo
http://ondetudoarde.blogspot.pt/
Ceinwyn
Deus(a) da Lua (moderação)
Ceinwyn


Feminino
Leão Tigre
N. de Mensagens : 3936
Idade : 37
Raça : Gárgula
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista)
Cor : Vermelho

Apresentação Gonçalo Empty
MensagemAssunto: Re: Apresentação Gonçalo   Apresentação Gonçalo Icon_minitimeQui Set 15, 2011 12:57 am

Bem-vindo, Gonçalo Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Floresta
Herói/Heroína mitológic@
Floresta


Masculino
Escorpião Cobra
N. de Mensagens : 2477
Idade : 34
Local : Lisboa
Raça : Ent/Povo das Árvores
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei)
Cor : Preto

Apresentação Gonçalo Empty
MensagemAssunto: Re: Apresentação Gonçalo   Apresentação Gonçalo Icon_minitimeQui Set 15, 2011 8:44 am

Bem bindo!
Ir para o topo Ir para baixo
RedHead
Deus(a) da Lua (moderação)
RedHead


Feminino
Aquário Dragão
N. de Mensagens : 2916
Idade : 35
Local : Olissipo/Liberalitas Julia
Raça : Elfo
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Urano (Céu/Elevação/Perfeição)
Cor : Preto

Apresentação Gonçalo Empty
MensagemAssunto: Re: Apresentação Gonçalo   Apresentação Gonçalo Icon_minitimeQui Set 15, 2011 10:07 am

Signatus escreveu:
Muito Bem vindo!!

Faço minhas as palavras do Averróis, mas julgo que por mais efémera que seja a tua estadia aqui vai ser bastante frutífera para o forum Very Happy

Btw, também sou um ateu que já andou a "flirtar" com o budismo, mas prezo muito a minha liberdade filosofica para pegar mais do que retalhos das diferentes linhas de pensamento. Wink

Isto.




Bem vindo, Gonçalo! Gostei da tua apresentação. Razz
Ir para o topo Ir para baixo
http://dianarosa.wix.com/diana-rosa
Signatus
Deus(a) da Lua (moderação)
Signatus


Masculino
Virgem Dragão
N. de Mensagens : 2724
Idade : 35
Local : Ofiussa
Raça : Lobitroll
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Verde

Apresentação Gonçalo Empty
MensagemAssunto: Re: Apresentação Gonçalo   Apresentação Gonçalo Icon_minitimeQui Set 15, 2011 10:22 am

Averróis escreveu:
Do not believe in anything simply because you have heard it. Do not believe in anything simply because it is spoken and rumored by many. Do not believe in anything simply because it is found written in your religious books. Do not believe in anything merely on the authority of your teachers and elders. Do not believe in traditions because they have been handed down for many generations. But after observation and analysis, when you find that anything agrees with reason and is conducive to the good and benefit of one and all, then accept it and live up to it.
e

Citação :
“I don't know if God exists, but it would be better for His reputation if He didn't.”
― Jules Renard
Não conhecia nem uma nem outra e vou gamar! Very Happy

Pois é Gonçalo, embora o Budismo seja uma filosofia de vida bastante aberta tem alguns dos traços que não gosto nas religiões, embora a maioria ensinamentos do Buda na sua essência sejam excelentes. Mas também passa pela adopção de algumas posições que na minha opinião são contra-natura, embora seja exactamente para isso que as religiões servem, para domar a fera humana, prefiro que seja o meu bom senso a ditar o caminho a seguir.
Ir para o topo Ir para baixo
Gonçalo
Cavaleiro/Dama
Gonçalo


Masculino
Leão N. de Mensagens : 152
Idade : 179
Local : Matrix
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei)
Cor : Preto

Apresentação Gonçalo Empty
MensagemAssunto: Re: Apresentação Gonçalo   Apresentação Gonçalo Icon_minitimeQui Set 15, 2011 3:21 pm

Averróis escreveu:
Gonçalo escreveu:
Eu diria antes que o budismo é compativel com todas as religiões (ou ausência delas). Não haveria contradição se fosses por exemplo, budista e católico.

Não concordo por uma questão muito simples: Ser-se católico é incompatível porque o Budismo original (tradição Theravada) apela à não aceitação de divindades. Jesus/Deus no catolicismo são divindades. Além do mais o catolicismo é altamente dogmático quando em comparação com o tipo de conduta incitada pelo budismo.

No catolicismo há uma visão totalmente teocêntrica, que é largamente incompatível com a visão budista.

Só numa adulteração muito extrema é que se conseguem conjugar essa duas posições tão diferentes.

Buda disse:

Citação :
Do not believe in anything simply because you have heard it. Do not believe in anything simply because it is spoken and rumored by many. Do not believe in anything simply because it is found written in your religious books. Do not believe in anything merely on the authority of your teachers and elders. Do not believe in traditions because they have been handed down for many generations. But after observation and analysis, when you find that anything agrees with reason and is conducive to the good and benefit of one and all, then accept it and live up to it.

http://www.csudh.edu/oliver/smt310-handouts/buddha/buddha.htm

Bem, eu não sou de todo a melhor pessoa para abordar este assunto, até porque sou um perfeito ignorante sobre esta matéria em particular (e sobre todas as outras também).

Para não andar aqui a mandar bacoradas, pedi ajuda ao professor Paulo Borges, que para além de ser presidente da União Budista Portuguesa, foi também o responsável pela minha introdução ao Budismo e à meditação budista. À pergunta "...Há alguma “incompatibilidade” entre ser-se budista e simultaneamente católico ou muçulmano?..." a resposta foi "...creio que depende da visão de Deus que se tiver nessas religiões... No budismo não há nenhuma entidade independente e permanente, que exista em si e por si, separada de outras entidades... Se um católico ou islâmico aceitar que "Deus" é inseparável do homem, há uma possibilidade de conciliação...."

Portanto, a menos que se tenha uma visão panteísta de Deus (e na visão mais ortodoxa das religiões não me parece que haja), a compatibilidade não me parece muito consistente. No entanto, se estivermos a falar de um católico com uma mente mais aberta (menos literalista), as coisas até se podem ir articulando com mais ou menos coerência, porque acima de tudo está a forma como se encara o homem e a natureza. Pelos menos é a forma com entendo as coisas mas ie discutível.


Última edição por Gonçalo em Qui Set 15, 2011 4:18 pm, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Erro no acento do "À pergunta...")
Ir para o topo Ir para baixo
Signatus
Deus(a) da Lua (moderação)
Signatus


Masculino
Virgem Dragão
N. de Mensagens : 2724
Idade : 35
Local : Ofiussa
Raça : Lobitroll
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Verde

Apresentação Gonçalo Empty
MensagemAssunto: Re: Apresentação Gonçalo   Apresentação Gonçalo Icon_minitimeQui Set 15, 2011 3:30 pm

Bem, eu conheço quem se diz Católico e Hinduista ao mesmo tempo. Será que a primeira parte tem alguma coisa a ver com o facto de morar numa aldeiazinha granítica isolada nas montanhas da beira alta? Pelo menos na altura da Pascoa tira férias do Hinduismo para quando o padre passar por lá não dar de caras com nenhum Elefante-de-quatro-braços Laughing Laughing Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
Urânia
Rei/Rainha
Urânia


Feminino
Câncer Tigre
N. de Mensagens : 1298
Idade : 37
Raça : Elfo
Elemento : Ar
Deus : Urano (Céu/Elevação/Perfeição)
Cor : Verde

Apresentação Gonçalo Empty
MensagemAssunto: Re: Apresentação Gonçalo   Apresentação Gonçalo Icon_minitimeQui Set 15, 2011 4:03 pm

Signatus escreveu:
Bem, eu conheço quem se diz Católico e Hinduista ao mesmo tempo. Será que a primeira parte tem alguma coisa a ver com o facto de morar numa aldeiazinha granítica isolada nas montanhas da beira alta? Pelo menos na altura da Pascoa tira férias do Hinduismo para quando o padre passar por lá não dar de caras com nenhum Elefante-de-quatro-braços Laughing Laughing Laughing
Laughing Laughing Laughing

As pessoas podem dizer que são o que quiserem. Laughing
Eu também podia dizer que sou Católica, Satânica, Budista e Cientologista ao mesmo tempo. Laughing Laughing Laughing O facto é que é complicado agradar a todos ao mesmo tempo. Very Happy

@Gonçalo, como disse o @averróis, a origem das religiões abraãmicas é similar, e por isso encontram-se linhas de pensamento com muitos pontos em comum. No entanto tal não acontece com o Budismo que parte de uma tradição não-teísta. E por isso parece-me complicado compatibilizar uma religião não-teísta com outra teísta. Afinal há crença ou não há crença em Deus?

Lógico que grande parte das religiões acabam por incitar a bons princípios, princípios éticos comuns, e se formos a ver por esse prisma é capaz de se conseguir criar algumas pontes entre a religião católica/budista.

Ainda assim, parece-me complicado seguir as duas religiões ao mesmo tempo pelas razões que acabei de dizer...

Also, como é que se consegue aplicar estas palavras, e ser-se Católico ao mesmo tempo?

Buda escreveu:
Do not believe in anything simply because you have heard it. Do not believe in anything simply because it is spoken and rumored by many. Do not believe in anything simply because it is found written in your religious books. Do not believe in anything merely on the authority of your teachers and elders. Do not believe in traditions because they have been handed down for many generations. But after observation and analysis, when you find that anything agrees with reason and is conducive to the good and benefit of one and all, then accept it and live up to it.

Gonçalo escreveu:
Eu diria antes que o budismo é compativel com todas as religiões (ou ausência delas). Não haveria contradição se fosses por exemplo, budista e católico.

É que continuo a discordar desta frase. Seria preferível dizer que se segue uma filosofia própria, baseada em princípios católicos e budistas.
Mas dizer que se pratica as duas religiões ao mesmo tempo, é um bocado contraditório...


Última edição por Urânia em Qui Set 15, 2011 4:16 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Signatus
Deus(a) da Lua (moderação)
Signatus


Masculino
Virgem Dragão
N. de Mensagens : 2724
Idade : 35
Local : Ofiussa
Raça : Lobitroll
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Verde

Apresentação Gonçalo Empty
MensagemAssunto: Re: Apresentação Gonçalo   Apresentação Gonçalo Icon_minitimeQui Set 15, 2011 4:07 pm

Existem teorias de que Jesus teria viajado até à India ou pelo menos sido influênciado por sábios Budistas e Hinduistas. E depois de ouvir um Monge Hindu contar uma história Indiana muito antiga que é exactamente a Parábola dos Talentos adaptada à India não me admiro nada.
Ir para o topo Ir para baixo
Averróis
Deus(a) da Lua (moderação)
Averróis


Masculino
Sagitário N. de Mensagens : 3508
Idade : 825
Local : Córdoba

Apresentação Gonçalo Empty
MensagemAssunto: Re: Apresentação Gonçalo   Apresentação Gonçalo Icon_minitimeQui Set 15, 2011 5:45 pm

Gonçalo escreveu:
Bem, eu não sou de todo a melhor pessoa para abordar este assunto, até porque sou um perfeito ignorante sobre esta matéria em particular (e sobre todas as outras também).

Para não andar aqui a mandar bacoradas, pedi ajuda ao professor Paulo Borges, que para além de ser presidente da União Budista Portuguesa, foi também o responsável pela minha introdução ao Budismo e à meditação budista. À pergunta "...Há alguma “incompatibilidade” entre ser-se budista e simultaneamente católico ou muçulmano?..." a resposta foi "...creio que depende da visão de Deus que se tiver nessas religiões... No budismo não há nenhuma entidade independente e permanente, que exista em si e por si, separada de outras entidades... Se um católico ou islâmico aceitar que "Deus" é inseparável do homem, há uma possibilidade de conciliação...."

Portanto, a menos que se tenha uma visão panteísta de Deus (e na visão mais ortodoxa das religiões não me parece que haja), a compatibilidade não me parece muito consistente. No entanto, se estivermos a falar de um católico com uma mente mais aberta (menos literalista), as coisas até se podem ir articulando com mais ou menos coerência, porque acima de tudo está a forma como se encara o homem e a natureza. Pelos menos é a forma com entendo as coisas mas ie discutível.

Lá está, quando se desfigura tanto o Budismo como o Cristianismo torna-se mais fácil...

A única forma que estou a ver de tal ser possível é a pessoa ser religiosamente Budista mas culturalmente cristã. Dessa forma talvez se pudesse dizer que a pessoa é Budista e Cristã em simultâneo, sendo que a percentagem Cristã remeteria-se apenas para a questão cultural: comemoração do Natal, Páscoa, feriados religiosos e diversos outros costumes que tornem a cultura da pessoa Cristã na sua comunidade local.

Algo semelhante sucede-se com os Judeus: Existem comunidades de Judeus Ateus, que só são Judeus em termos de cultura, pois a religião judaica, mais propriamente a lei judaica, é praticamente indissociável da cultura da pessoa, mas em termos de confissões religiosas são ateus.
Mais info: http://pt.wikipedia.org/wiki/Juda%C3%ADsmo_ate%C3%ADstico

Mas mesmo assim estaríamos a falar apenas de questões culturais e não verdadeiramente de uma partilha de dois credos em simultâneo.
Ir para o topo Ir para baixo
http://undogmatic.net78.net/
Fundador (ex-Váli)
Deus(a) do Sol (administração)
Fundador (ex-Váli)


Masculino
Áries Cobra
N. de Mensagens : 2041
Idade : 35
Local : Lisboa
Raça : Ent/Povo das Árvores
Elemento : Madeira
Deus : Poseidon (Mar/Ideologia/Sonho)
Cor : Verde

Apresentação Gonçalo Empty
MensagemAssunto: Re: Apresentação Gonçalo   Apresentação Gonçalo Icon_minitimeQui Set 15, 2011 5:51 pm

Eu acho tudo perfeitamente compatível porque, embora as pessoas não queiram aceitar isso, cada religião depende não dos ensinamentos que se fazem mas das interpretações colectivamente aceites. Depois até mesmo dentro do Budismo haverá certamente discordâncias entre as doutrinas.

Eu pessoalmente gosto daquela frese de Buda que diz que "a única constante no universo é a mudança" e por isso não é possível atingirmos uma verdade absoluta sendo que esta está em mudança. Não estará também em constante auto reformulação, e muito bem, o cristianismo?

Simbolicamente falando, a auto reformulação está implícita no simbolismo da Cruz (morte da pessoa velha para uma Ressurreição da nova), (o que é compatível com o mito da reencarnação). Ora se é esta autoreformulação o motor de busca de qualquer evolução filosófica como podemos intrepretar a religião como algo estanque impassível de mudanças no futuro?
Ir para o topo Ir para baixo
http://folklusitania.heavenforum.com
Conteúdo patrocinado





Apresentação Gonçalo Empty
MensagemAssunto: Re: Apresentação Gonçalo   Apresentação Gonçalo Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Apresentação Gonçalo
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Apresentação
» Apresentação
» Apresentação
» Apresentação
» Apresentação

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Folk Lusitânia :: Centro da Vila :: Taberna das Apresentações-
Ir para: