N. de Mensagens : 3508 Idade : 825 Local : Córdoba
Assunto: A verdade sobre o movimento skinhead. Qui Set 15, 2011 1:53 am
Restituindo a verdade sobre o movimento skinhead, tão adulterado e manchado de ignorância que está hoje. É verdade quando Aristóteles disse: "A diferença entre um homem sábio e um homem ignorante é a mesma entre um homem vivo e um cadáver." A ignorância é terrível e pode levar à morte de culturas inteiras.
Coisas como o movimento skinhead, a cruz suástica/celta, o folk/neofolk, etc, sofrem constantes assaltos ao longo da história por parte de ideologias neonazis que buscam apoderar-se e manchar de forma maliciosa os elementos ou mesmo a totalidade dos significados dessas culturas/movimentos e aspectos sociais. Não podemos esquecer porém que por mais manchados que fiquem esses elementos, eles têm uma história que não tem nada a ver com a conotação neonazi que lhe implantaram em cima.
É lamentável ter nativos americanos, hindus, budistas ou praticantes do jainismo (por exemplo) depararem-se com a necessidade de evitar o uso da suástica por reconhecerem que o símbolo foi irremediavelmente manchado a uma escala global. A culpa disso não está nesses indivíduos nem na sociedade que passou pela lamentável experiência permeada nos anais da história. Não: A culpa está em quem destituiu e adulterou brutalmente o simbolismo de tudo isso. Há que culpar os verdadeiros culpados.
Embora não haja já muito a fazer em determinados casos, é importante atirar a realidade factual das coisas à cara daqueles que adulteraram tudo e que agora se julgam donos. Pois a cultura pode morrer, mas a verdade nunca morre enquanto a mantivermos viva.
N. de Mensagens : 142 Idade : 29 Local : Évora Raça : Hobbit Elemento : Terra/Rocha Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações) Cor : Cinzento
Assunto: Re: A verdade sobre o movimento skinhead. Qua Dez 14, 2011 9:02 pm
Ao comentar isto vou ter de ligar a estereótipos claro (portanto quando falo em punks por exemplo, falo em pessoas com ideias em comum), segundo sei existem dois tipos de skins, "os de esquerda" e "os de extrema direita", este últimos os neo-nazis que agarraram na cultura skinhead que antes existia, não partilham de todo as mesma ideias dos primeiros. O ser skinhead, julgo que é ter características como ser nacionalista (gostar da cultura da pátria, participar nela e defende-la), muitos skins provêem dos subúrbios das cidades e consideram-se da classe operária, valorizam o ser trabalhador, a cultura urbana (nada tem que ver com hip-hop, mas com grande ligação ao punk), muitos partilham ideias da cultura punk e tiram daí influências músicas. Sabe-se que existem confrontos entre punks/skins e skineheads neo nazis, dadas as diferenças entre ambos e o odio à opressão, ao nazismo, ao fascismo, à intolerância que os punks sentem e que é partilhado por skins. É impossível não estabelecer ligação entre o punk e a cultura skinhead, e essa "união" foi oficializada e reforçada com a música "oi!oi!oi!" dos Cockney Rejects", um hino da cena do street punk oi! (A junção desta duas culturas urbanas) Quanto aos neo nazis terem adoptado o visual skinhead e se designarem por skinsheads, não vejo grande explicação, apenas têm em comum secalhar o nacionalismo, e terem gostado da imagem violenta e masculina do estilo. Isto tudo para apoiar o que disse o Averróis e dizer o que sei sobre isto xD