Folk Lusitânia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Folk Lusitânia

Folk, Neo-clássico, New Age, World Music, Darkwave, Medieval, Música Étnica, Folk Metal, Symphonic Metal, Dark Ambient, Neofolk, Marcial.
 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Porque gostamos mais do estrangeiro do que do nacional?

Ir para baixo 
+13
Ceinwyn
Floresta
PatStoff
Averróis
Aelle
Signatus
Vampiria
Anttï Tonnïeekøs
Fundador (ex-Váli)
Kraft durch Freude
Glam
Olaf Azmun-Biköh
Tulcakelumë
17 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3
AutorMensagem
Averróis
Deus(a) da Lua (moderação)
Averróis


Masculino
Sagitário N. de Mensagens : 3508
Idade : 825
Local : Córdoba

Porque gostamos mais do estrangeiro do que do nacional? - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Porque gostamos mais do estrangeiro do que do nacional?   Porque gostamos mais do estrangeiro do que do nacional? - Página 3 Icon_minitimeTer Jul 27, 2010 2:04 am

Aelle escreveu:
Bom, Averróis, onde temos opiniões divergentes, não vale a pena estar a matutar muito.

Não vou cobrir o conflito israelo-árabe de forma detalhada. Isso é algo que merece um tópico à parte. Nem seria má ideia.

No entanto, apesar das opiniões divergentes, há certos aspectos que é preciso clarificar.

Eu quando digo que a Europa deve fechar as fronteiras, quero apenas dizer que a Europa (leia-se União Europeia), tenha as mesmas salvaguardas territoriais que têm, enfim, praticamente todos os países do resto do mundo! Pensas que é fácil entrar na Rússia? Ou nos Estados Unidos? Ou na Noruega? Ou em Angola?

É que pela forma como descreveste o teu ideal europeu fiquei com a ideia que estavas a defender uma posição realmente fechada em termos de fronteiras. Mais fechada que a Rússia, os EUA, a Noruega ou Angola.

Aelle escreveu:
Quanto à imigração, e uma vez que falei em Angola. Tens noção da dificuldade que é um português emigrar para Angola? E da maior dificuldade ainda que tem em renovar o visto? Se Portugal fizesse uso das mesmas ferramentas impeditivas, éramos acusados de tudo e mais alguma coisa, dentro da cassete gasta da xenofobia e do racismo. Não critico Angola por se proteger, critico Portugal por não o fazer.

Ainda há coisa de meses conheci um casal de Portugueses que foi viver para Angola. E obviamente que existem condições que precisam de ser satisfeitas. Idem para Portugal. Também não entra qualquer pessoa em Portugal (legalmente) assim à toa. A livre-circulação abrange apenas o espaço Schengen. Se fosse fácil penetrar na Europa (e em Portugal neste caso) uma amiga minha dos Balcãs poderia entrar facilmente, o que não é o caso.

Aelle escreveu:
Quanto ao anti-semitismo, bem, é um fenómeno mundial, e não apenas alemão. E os alemães até tinham razões objectivas para serem anti-semitas. Por razões de exploração e opressão económica, social, etc.

Então estás a crer dizer-me que a "exploração" e "opressão económica, social, etc." é uma razão objectiva e válida? Intrínseca a todos os Judeus? Não estarás a dar uso ao estereótipo de um Judeu?
O antisemitismo tem mais a ver com a evangelização do que outra coisa qualquer. Tem sido martelado na cabeça das pessoas que foram os Judeus que levaram à condenação de Jesus Cristo. E desde que se martela essa ideia que as pessoas que vivem em sociedades cristãs têm problemas de antisemitismo.
Que eu saiba uma pessoa não é rica ou pobre consoante a sua etnia ou religião (muitos Judeus nem sequer são descendentes da "etnia" judaica, que para alguns nem sequer pode ser chamado de etnia). Da mesma forma muitos ascendentes de Judeus nem sequer são crentes no judaísmo.
A Península Ibérica também teve povos judeus (os Sefarditas, conhecidos popularmente como os Marranos) e também viu o seu quê de antisemitismo. Muitos tiveram de fugir para Marrocos e outros países árabes quando a Reconquista se tornou cada vez mais intolerante. Abrão Zacuto, um dos que tanto contribuiu para os descobrimentos Portugueses com a sua versão melhorada do astrolábio e as suas tábuas astronómicas, foi um desses.

Hoje em dia temos Judeus em Marrocos que rezam em mesquitas juntamente com Muçulmanos.