N. de Mensagens : 2477 Idade : 35 Local : Lisboa Raça : Ent/Povo das Árvores Elemento : Terra/Rocha Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei) Cor : Preto
Assunto: Re: Pena de morte Seg Jul 26, 2010 2:31 pm
Siivet escreveu:
Eu sou contra a pena de morte, apenas porque acho que a mesma não incute medo ao resto da população para que não cometa mais crimes e devido a este facto comprovado nos USA, penso que a tortura transmitida ao vivo em horário nobre através da televisão seria um método muito mais dissuasor .
E sim, estou cheio de ideias surrealistas, mas se forem a ver bem, resultaria.
A pena de morte não incute medo porque actualmente é usada muito raramente. Actualmente quando se fala de pena de morte, vêm logo os defensores dos direitos humanos a dizer que é crime, que é inumano. Bullshit. Trata-se de sobrevivência. Se alguém perturbar a nossa paz e ameaçar a nossa vida, não vamos ficar quietinhos a ver passar! Posso ser defensor dos direitos humanos, mas acredito que uma pessoa que não respeite os mesmos, não merece que estes sejam respeitados para si. Claro que depois há casos e casos, mas é para isso que existem construções engraçadas chamadas prisões, onde um juiz pode então juntar o "perpétua" (ou não).
Siivet Mestre
N. de Mensagens : 750 Idade : 41 Local : Sintra Raça : Troll Elemento : Terra/Rocha Deus : Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista) Cor : Preto
Assunto: Re: Pena de morte Seg Jul 26, 2010 5:45 pm
Kettu escreveu:
O problema era a o facto de poder haver crianças a assistir
De pequenino é que se torce o pepino, acho que é assim que se diz.
Siivet Mestre
N. de Mensagens : 750 Idade : 41 Local : Sintra Raça : Troll Elemento : Terra/Rocha Deus : Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista) Cor : Preto
Assunto: Re: Pena de morte Seg Jul 26, 2010 5:47 pm
Odal escreveu:
Siivet escreveu:
Eu sou contra a pena de morte, apenas porque acho que a mesma não incute medo ao resto da população para que não cometa mais crimes e devido a este facto comprovado nos USA, penso que a tortura transmitida ao vivo em horário nobre através da televisão seria um método muito mais dissuasor .
A pena de morte não incute medo porque actualmente é usada muito raramente. Actualmente quando se fala de pena de morte, vêm logo os defensores dos direitos humanos a dizer que é crime, que é inumano. Bullshit. Trata-se de sobrevivência. Se alguém perturbar a nossa paz e ameaçar a nossa vida, não vamos ficar quietinhos a ver passar! Posso ser defensor dos direitos humanos, mas acredito que uma pessoa que não respeite os mesmos, não merece que estes sejam respeitados para si. Claro que depois há casos e casos, mas é para isso que existem construções engraçadas chamadas prisões, onde um juiz pode então juntar o "perpétua" (ou não).
Mas as construções engraçadas custam dinheiro, que provem de quem não comete crimes, e estar a vida toda de cama feita, roupa passada a ferro, comidinha quente, televisão e afins, não é bem um castigo.
Floresta Herói/Heroína mitológic@
N. de Mensagens : 2477 Idade : 35 Local : Lisboa Raça : Ent/Povo das Árvores Elemento : Terra/Rocha Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei) Cor : Preto
Assunto: Re: Pena de morte Seg Jul 26, 2010 6:02 pm
Siivet escreveu:
Odal escreveu:
Siivet escreveu:
Mas as construções engraçadas custam dinheiro, que provem de quem não comete crimes, e estar a vida toda de cama feita, roupa passada a ferro, comidinha quente, televisão e afins, não é bem um castigo.
Nada bom advém sem sacrificios. Prefiro estar a pagar a estadia boa de alguem do que ter esse alguem a passear na minha rua. Não podes aplicar a pena de morte a toda a gente, é absurdo e injusto. Vais aplicar a pena de morte a alguém que roubou um pão por ter fome?
E nesse campo entram outra vez os direitos humanos. As pessoas estão presas, mas continuam a ser seres humanos, logo, com direitos. Não afirmo que lhes tiremos todos os direitos, mas escusamos de os tratar como coitadinhos, vitimas da sociedade.
Por acaso acerca de prisões tenho as minhas proprias ideias, talvez fantasiosas demais, mas deixo isso para outra altura
Siivet Mestre
Assunto: Re: Pena de morte Seg Jul 26, 2010 6:12 pm
Odal escreveu:
Siivet escreveu:
Odal escreveu:
Siivet escreveu:
Nada bom advém sem sacrificios. Prefiro estar a pagar a estadia boa de alguem do que ter esse alguem a passear na minha rua. Não podes aplicar a pena de morte a toda a gente, é absurdo e injusto. Vais aplicar a pena de morte a alguém que roubou um pão por ter fome?
E nesse campo entram outra vez os direitos humanos. As pessoas estão presas, mas continuam a ser seres humanos, logo, com direitos. Não afirmo que lhes tiremos todos os direitos, mas escusamos de os tratar como coitadinhos, vitimas da sociedade.
Por acaso acerca de prisões tenho as minhas proprias ideias, talvez fantasiosas demais, mas deixo isso para outra altura
Isso do ser humano e humanidade, para mim é sempre algo relativo.
Se tem fome vai para o interior e cultiva a terra que é tão desprezada neste pais,!
Assunto: Re: Pena de morte Seg Jul 26, 2010 6:16 pm
Sim? E as sementes? E a terra, onde a arranja? E meios para lá chegar? E conhecimento para tal? E meios para conseguir safar-se?
Antigamente, fazer isso era fácil, as pessoas cresciam a aprender isso, e as pessoas viam um estrangeiro na estrada e davam-lhe comida para sobreviver. Actualmente, vês alguem na estrada e viras para o outro lado.
Siivet Mestre
Assunto: Re: Pena de morte Seg Jul 26, 2010 6:23 pm
Odal escreveu:
Sim? E as sementes? E a terra, onde a arranja? E meios para lá chegar? E conhecimento para tal? E meios para conseguir safar-se?
Antigamente, fazer isso era fácil, as pessoas cresciam a aprender isso, e as pessoas viam um estrangeiro na estrada e davam-lhe comida para sobreviver. Actualmente, vês alguem na estrada e viras para o outro lado.
Sementes é 50 cents o saco, terra há muita, a menos que ande de cadeira de rodas pode ir a pé, conhecimento, as instruções estã ona saqueta das sementes, meios para se safar, epah, use a cabeça.
Eu prefiro ensinar que dar na mão.
Averróis Deus(a) da Lua (moderação)
N. de Mensagens : 3508 Idade : 825 Local : Córdoba
Assunto: Re: Pena de morte Seg Jul 26, 2010 7:00 pm
A questão da Pena de Morte para mim resume-se à seguinte pergunta: Será que temos, enquanto sociedade, a posição moral e ética para retirar a vida a alguém? Não estaríamos a ser iguais a eles, no sentido em que nos considerávamos no direito de terminar a vida de uma pessoa por nossa iniciativa, com se de um Deus nos tratássemos? Não é um assunto linear. Existem muitas consequências a partir disso, logo a começar pela determinação do que merece pena de morte ou não, que é algo que pode ser mais subjectivo do que se julga. Já agora, e sem querer misturar demasiado os assuntos neste tópico, eu sou a favor da Eutanásia quando essa é a decisão da própria pessoa e quando claramente esta está num sofrimento inimaginável de forma irresoluta para o resto da sua vida. Mas acho que determinar se alguém deve viver ou não não deve estar nas nossas mãos nem partir de iniciativa nossa, exceptuando no caso da interrupção da gravidez de poucas semanas, quando o feto ainda não é uma vida perfeitamente formada (mas isso também é um assunto complexo que merece um tópico inteiro). No máximo devemos tomar as medidas necessárias para impedir que essas pessoas possam voltar a retirar a vida das outras pessoas.
Em relação à prisão. Sim podem ter cama, comida e tudo de borla. Eu nunca estive preso mas acredito que seja uma experiência marcante. Nós entramos em paranóia se não tivermos a sensação de liberdade e contacto com o que existe à nossa volta. É provavelmente uma das piores sensações possíveis de atravessar, especialmente durante longos anos. Acho que para castigo cumpre bem o seu papel.
Assunto: Re: Pena de morte Seg Jul 26, 2010 7:02 pm
Eis uma outra pergunta: será que podemos dar-nos ao luxo de deixar essa pessoa viver? Será que se deixarmos essa pessoa viver, e a reinserirmos nesta sociedade, podemos dormir descansados?
Siivet Mestre
Assunto: Re: Pena de morte Seg Jul 26, 2010 7:04 pm
Averróis escreveu:
Em relação à prisão. Sim podem ter cama, comida e tudo de borla. Eu nunca estive preso mas acredito que seja uma experiência marcante. Nós entramos em paranóia se não tivermos a sensação de liberdade e contacto com o que existe à nossa volta. É provavelmente uma das piores sensações possíveis de atravessar, especialmente durante longos anos. Acho que para castigo cumpre bem o seu papel.
Não te esqueças que o ser humano adapta-se bem, e alguns passam lá a vida sem se queixarem.
Assunto: Re: Pena de morte Seg Jul 26, 2010 7:09 pm
Odal escreveu:
Eis uma outra pergunta: será que podemos dar-nos ao luxo de deixar essa pessoa viver? Será que se deixarmos essa pessoa viver, e a reinserirmos nesta sociedade, podemos dormir descansados?
A reintegração de algumas pessoas pode não ser possível. Especialmente nos casos mais graves onde a pessoa demonstra uma inclinação natural para matar. Noutros casos menos graves acredito que é perfeitamente possível. Isso é algo que compete às avaliações psiquiátricas. E obviamente que a reintegração exige uma carga de vigilância preventiva e acompanhamento constante...
Por vezes só nos apercebemos que todas as pessoas podem passar por fazes menos boas e cometerem as piores besteiras da sua vida quando uma pessoa que conhecemos é presa e quando jamais imaginaríamos que ela iria passar por isso. Existem muitas fases que nos podem deixar de cabeça perdida e que podem dar origem a situações graves. Felizmente essas fases podem por vezes ser ultrapassadas. É estranho pensar que nós nunca sabemos o dia de amanhã... E até o nosso amigo mais pacífico, tímido e calado pode revelar-se como alguém capaz de cometer uma atrocidade quando levado ao seu limite. E quem diz o amigo.... Nós próprios podemos chegar a extremos. Nunca se sabe. Nunca é uma boa política achar que isso só acontece aos outros.
Alem disso muitos crimes fazem parte de um problema social muito maior. Alguns pedófilos e assassinos em série passaram de facto uma infância difícil, onde podem ter sido violados, cresceram em ambientes de violência doméstica ou adquiriram diversos traumas... Eles são muitas vezes os frutos de uma sociedade que está longe de ser "cor-de-rosa". E mais uma vez é estranho que quem defenda as vítimas dos pedófilos esteja em simultâneo a criminalizar alguém que já foi uma vítima. É um paradoxo mais comum do que se julga.
Assunto: Re: Pena de morte Seg Jul 26, 2010 7:19 pm
Assim, nesses casos em que a reintegração não seja possivel, a melhor forma é mesmo a aplicação da pena de morte.
Assunto: Re: Pena de morte Seg Jul 26, 2010 7:55 pm
Odal escreveu:
Assim, nesses casos em que a reintegração não seja possivel, a melhor forma é mesmo a aplicação da pena de morte.
Quem é que está no direito de definir isso? Ao estarem presas perpétuamente já estarão inibidas de cometer novos crimes. Se há coisa de que me orgulho em Portugal é de termos sido os pioneiros da Europa a acabar com a pena de morte. Além disso é possível usar a mão de obra dos presos para alguns fins específicos e fazer com estes deixem de ser tão inválidos por estarem encarcerados. Seria uma forma de se redimirem e contribuírem em algo de útil para a sociedade (ou cobrirem parte das despesas que dão), isto desde que não perfilhe a definição de escravatura, obviamente. Mais uma vez temos de nos cingir às nossas noções de ética e moral: não devemos matar o próximo. E não podemos agir como se fossemos superiores a elas em alguns momentos. A meu ver a sociedade deve estar disposta a não retirar a vida aos indivíduos que podem ter chegado ao ponto onde chegaram em parte por culpa de falhas nessa mesma sociedade indiferente (por exemplo falhas na educação, na formação dos indivíduos). Dou por exemplo os tais que se provaram terem sido molestados quando eram crianças ou de se terem sentido excluídos da sociedade toda a vida (pelas mais variadas razões).
Alem disso existem personalidades como Mumia Abu-Jamal que estão no corredor da morte há décadas, onde há dúvidas nas provas da sua condenação. Enquanto jornalista e comentador político, para mim Mumia Abu-Jamal tem sido um elemento importante.
Última edição por Averróis em Seg Jul 26, 2010 8:35 pm, editado 1 vez(es)
Assunto: Re: Pena de morte Seg Jul 26, 2010 8:25 pm
Nesse caso, essas pessoas passam a ser perigosas para outros presos. Olha se pusessem o Abu Jamal com um nazi enlouquecido, o resultado iria dar torto. Devemos portanto enfia-los todos numa comunidade e deixa-los à mercê de outros, que podem provocar o seu mal-estar? Parece-me que era mais simpatico matar logo as pessoas, ao menos iam rápido!
Assunto: Re: Pena de morte Seg Jul 26, 2010 8:36 pm
Odal escreveu:
Nesse caso, essas pessoas passam a ser perigosas para outros presos. Olha se pusessem o Abu Jamal com um nazi enlouquecido, o resultado iria dar torto. Devemos portanto enfia-los todos numa comunidade e deixa-los à mercê de outros, que podem provocar o seu mal-estar? Parece-me que era mais simpatico matar logo as pessoas, ao menos iam rápido!
Muitos dos presos condenados à morte vivem em plena exclusão.
Simpático matar logo as pessoas?
Tens umas definições estranhas de simpatia...
Assunto: Re: Pena de morte Seg Jul 26, 2010 8:52 pm
Averróis escreveu:
Odal escreveu:
Muitos dos presos condenados à morte vivem em plena exclusão.
Simpático matar logo as pessoas?
Tens umas definições estranhas de simpatia...
Entre morrer logo, de maneira rapida e indolor, a ter que partilhar cela com um louco que me poderia torturar horas e horas e horas, acharia muito mais simpatico a primeira escolha. Mas isso sou eu! E provavelmente mais este coitado que morreu:
E "muitos" não quer dizer todos. E a total exclusão não permite a reintegração social, logo, ficam apenas ali, a morrer aos poucos? Muito simpático.
Assunto: Re: Pena de morte Seg Jul 26, 2010 9:20 pm
Odal escreveu:
Entre morrer logo, de maneira rapida e indolor, a ter que partilhar cela com um louco que me poderia torturar horas e horas e horas, acharia muito mais simpatico a primeira escolha. Mas isso sou eu! E provavelmente mais este coitado que morreu:
E "muitos" não quer dizer todos. E a total exclusão não permite a reintegração social, logo, ficam apenas ali, a morrer aos poucos? Muito simpático.
Essas medidas preventivas têm muito que se lhes diga. E obviamente que esse caso não ilustra a realidade de todos os presos. Alem disso as prisões de alta segurança têm todas diferentes metodologias para lidar com esses convívios entre prisioneiros. Ficam ali a morrer aos poucos devido ao direito à vida das pessoas inocentes. A partir do momento em que um individuo se torna um perigo para a integridade física de outras pessoas ao ponto de as poder matar compulsivamente, ele precisa de ser colocado à parte. Ainda assim ele tem direito à vida de acordo com a constituição. E a meu ver a sociedade não tem o direito de acabar com a vida desse prisioneiro tal como que ele acabou com a vida de outras pessoas. Estaríamos a ser iguais a ele.
Assunto: Re: Pena de morte Seg Jul 26, 2010 9:23 pm
Que vida pode ele ter, excluido da sociedade?
Assunto: Re: Pena de morte Ter Jul 27, 2010 2:26 am
Odal escreveu:
Que vida pode ele ter, excluido da sociedade?
Como diria a Lili Caneças: "Estar vivo é o contrário de estar morto..."
Nunca pensei citar essa "senhora".... Mas há sempre uma primeira vez para tudo.
DarkCapricorn Cavaleiro/Dama
N. de Mensagens : 184 Idade : 40 Local : Asgard Raça : Hobbit Elemento : Terra/Rocha Deus : Poseidon (Mar/Ideologia/Sonho) Cor : Azul Escuro
Assunto: Re: Pena de morte Qui Set 02, 2010 9:31 pm
sou a favor em situaçoes muito excepcionais...
- crimes demasiado violentos e atrozes - doenças do foro psicológico - burlas de elevadas quantias que podem deixar pessoas na miséria - traficantes de droga
Assunto: Re: Pena de morte Qui Set 02, 2010 9:40 pm
DarkCapricorn escreveu:
sou a favor em situaçoes muito excepcionais... - doenças do foro psicológico
Portanto para ti a noção de imputabilidade é ridícula?
http://pt.wikipedia.org/wiki/Imputabilidade_penal
DarkCapricorn escreveu:
- burlas de elevadas quantias que podem deixar pessoas na miséria
Acho que ficávamos sem as principais corporações multinacionais e capitalistas no mundo...
DarkCapricorn escreveu:
- traficantes de droga
Lá se ia a indústria tabaqueira, farmacêutica e a indústria das bebidas alcoólicas.
N. de Mensagens : 184 Idade : 40 Local : Asgard Raça : Hobbit Elemento : Terra/Rocha Deus : Poseidon (Mar/Ideologia/Sonho) Cor : Azul Escuro
Assunto: Re: Pena de morte Qui Set 02, 2010 9:53 pm
Averróis escreveu:
DarkCapricorn escreveu:
sou a favor em situaçoes muito excepcionais... - doenças do foro psicológico
Portanto para ti a noção de imputabilidade é ridícula?
http://pt.wikipedia.org/wiki/Imputabilidade_penal
DarkCapricorn escreveu:
- burlas de elevadas quantias que podem deixar pessoas na miséria
Acho que ficávamos sem as principais corporações multinacionais e capitalistas no mundo...
DarkCapricorn escreveu:
- traficantes de droga
Lá se ia a indústria tabaqueira, farmacêutica e a indústria das bebidas alcoólicas.
sabes tão bem quanto eu que existem muitos advogados a invocar essa lei da imputabilidade penal para salvar criminosos que depois mais tarde, voltam a fazer os mesmos crimes em idade adulta... isso é justo para as vitimas?
em relaçao as corporações multinacionais e capitalistas do mundo, também essas podem cometer crimes, embora em referia-me a lavagens de $, escandalos como o do Madof e afins...
comparar alcool e cigarros (embora eu nao fume e nunca fumei nem quero), a remédios que alguns contem droga mas com fins totalmente diferentes daqueles que quiz dizer... não me parece ser justo.
Assunto: Re: Pena de morte Qui Set 02, 2010 10:12 pm
DarkCapricorn escreveu:
sabes tão bem quanto eu que existem muitos advogados a invocar essa lei da imputabilidade penal para salvar criminosos que depois mais tarde, voltam a fazer os mesmos crimes em idade adulta... isso é justo para as vitimas?
Obviamente que sei. E sei também que não basta um advogado invocar essa questão de ética penal. É preciso provar essa condição com análises concretas e científicas que demonstrem com devido grau de satisfação que o indivíduo apresenta de facto episódios de demência, que o impedem de controlar os seus impulsos. Normalmente é isso que pode ocorrer em casos de doença do foro psicológico.
Não acredito que existam muitos indivíduos a safarem-se da pena apenas porque os advogados incorrem dessa situação.
Será também justo partir do pressuposto que todos os indivíduos ao abrigo da inimputabilidade penal estão a fingir porque tiveram consciência dos seus actos? Pior, será justo condenar à morte alguém que já nasceu, tem relações afectivas com as pessoas que a circundam, só porque é deficiente mental e num dos episódios de ira irracional e incontrolável cometeu um crime? Existe uma coisa chamada IMG (Interrupção Médica da Gravidez), prática suportada pela OMS, que é praticada em casos de indícios de deficiência profunda no feto, essa é a única forma mais digna que vejo de anular a vida de alguém com deficiência profunda. As restantes parecem-me pouco aceitáveis à luz da ética actual.
DarkCapricorn escreveu:
em relaçao as corporações multinacionais e capitalistas do mundo, também essas podem cometer crimes, embora em referia-me a lavagens de $, escandalos como o do Madof e afins...
Infelizmente nem sabemos de metade do que se passa! Nem conseguimos imaginar o que significam os montantes astronómicos que se movimentam com essas grandes corporações, que estão sempre envolvidas em escândalos e corrupção, exploração de trabalho barato nas chamadas sweatshops numa qualquer região remota asiática.
DarkCapricorn escreveu:
comparar alcool e cigarros (embora eu nao fume e nunca fumei nem quero), a remédios que alguns contem droga mas com fins totalmente diferentes daqueles que quiz dizer... não me parece ser justo.
Talvez não seja, mas não deixam de ser drogas. Alem disso não tenho dúvidas que há casos de aproveitamento comercial de certos produtos farmacêuticos que têm tudo a ver com abuso de drogas e exploração económica, em tudo comparável à nicotina, álcool e outras drogas.
Assunto: Re: Pena de morte Qui Set 02, 2010 10:27 pm
Averróis escreveu:
DarkCapricorn escreveu:
Obviamente que sei. E sei também que não basta um advogado invocar essa questão de ética penal. É preciso provar essa condição com análises concretas e científicas que demonstrem com devido grau de satisfação que o indivíduo apresenta de facto episódios de demência, que o impedem de controlar os seus impulsos. Normalmente é isso que pode ocorrer em casos de doença do foro psicológico.
Não acredito que existam muitos indivíduos a safarem-se da pena apenas porque os advogados incorrem dessa situação.
Será também justo partir do pressuposto que todos os indivíduos ao abrigo da inimputabilidade penal estão a fingir porque tiveram consciência dos seus actos? Pior, será justo condenar à morte alguém que já nasceu, tem relações afectivas com as pessoas que a circundam, só porque é deficiente mental e num dos episódios de ira irracional e incontrolável cometeu um crime? Existe uma coisa chamada IMG (Interrupção Médica da Gravidez), prática suportada pela OMS, que é praticada em casos de indícios de deficiência profunda no feto, essa é a única forma mais digna que vejo de anular a vida de alguém com deficiência profunda. As restantes parecem-me pouco aceitáveis à luz da ética actual.
DarkCapricorn escreveu:
Infelizmente nem sabemos de metade do que se passa! Nem conseguimos imaginar o que significam os montantes astronómicos que se movimentam com essas grandes corporações, que estão sempre envolvidas em escândalos e corrupção, exploração de trabalho barato nas chamadas sweatshops numa qualquer região remota asiática.
DarkCapricorn escreveu:
Talvez não seja, mas não deixam de ser drogas. Alem disso não tenho dúvidas que há casos de aproveitamento comercial de certos produtos farmacêuticos que têm tudo a ver com abuso de drogas e exploração económica, em tudo comparável à nicotina, álcool e outras drogas.
o que não me parece ético é cometer-se um crime e viver-se na sombra de uma doença e por outros em risco, sejam eles familiares ou não, até porque algumas dessas maleitas do foro psicologico, só se começam a desenvolver com o crescimento.
infelizmente em relação à exploraçoes de trabalho barato, embora seja desumano e culpa da forma como a economia mundial está montada, os escandalos financeiros a serem apanhados podem por fim, a esse tipo de situaçoes. embora seja dificil...
eu nao comparo alcool a droga. comparado sim o seu abuso, se for moderado nao considero nem de perto nem de longe uma droga. agora drogas pesadas que influenciam as tuas hormanas, o teu cerebro, e fazem com que o teu corpo fique dependente e debilitado... penso que sao drogas ligeiramente diferentes.
Assunto: Re: Pena de morte Qui Set 02, 2010 11:20 pm
DarkCapricorn escreveu:
o que não me parece ético é cometer-se um crime e viver-se na sombra de uma doença e por outros em risco, sejam eles familiares ou não, até porque algumas dessas maleitas do foro psicologico, só se começam a desenvolver com o crescimento.
Depende. Por vezes quando defendemos as vítimas de pedofilia e acusamos os pedófilos podemos estar na verdade a defender a acusar a vítima ao mesmo tempo. É sabido que uma percentagem preocupante de pedófilos foram violados quando eram crianças. Atenção que para mim a pedofilia deve ser criminalizada, porque muitos dos indivíduos (maioria) demonstram agir com pleno domínio das suas faculdades mentais, ao ponto de tentarem mascarar aquilo que fazem para não serem apanhados.
Muitos problemas do foro mental não são adquiridas com o crescimento, estão lá desde o nascimento. É o caso da oligofrenia, que por vezes pode desabar em situações indesejáveis.
Muita gente não está de facto na posse das suas faculdades mentais. E há muitos indícios disso para podermos duvidar disso. Há gente que age contra tudo o que seria de esperar num ser racional, porque o seu cérebro é incapaz de manter uma postura de forma controlada. É algo que está para lá da vontade racional do indivíduo.
DarkCapricorn escreveu:
infelizmente em relação à exploraçoes de trabalho barato, embora seja desumano e culpa da forma como a economia mundial está montada, os escandalos financeiros a serem apanhados podem por fim, a esse tipo de situaçoes. embora seja dificil...
É difícil porque socialmente essa exploração está instituida. Todos nós nos deliciamos com computadores e outras tecnologias, bem como outros bens como a roupa e utensílios, que são fabricados por pessoas que trabalham nessas condições deploráveis. Todos nós somos cúmplices disso, ainda que não pensemos muito nisso... Quando pensamos dá-se uma autêntica dissonância cognitiva do pior que há.
DarkCapricorn escreveu:
eu nao comparo alcool a droga. comparado sim o seu abuso, se for moderado nao considero nem de perto nem de longe uma droga. agora drogas pesadas que influenciam as tuas hormanas, o teu cerebro, e fazem com que o teu corpo fique dependente e debilitado... penso que sao drogas ligeiramente diferentes.
Ora o cannabis quando consumido moderadamente tem um efeito um tanto semelhante às "drogas legais" em termos de gravidade. Pessoalmente para mim uma droga é uma droga. E as pessoas devem ter consciência disso. Acho hipócrita que se legitime a nicotina e o álcool enquanto se criminaliza a posse de cannabis. Pessoalmente não tenho intenções de consumir drogas. Mas para mim acho que congruente era aceitarem todas ou proibirem todas. É que não tenho dúvidas que o tabaco e o álcool são provavelmente dois dos piores inimigos sociais quando tomados em excesso. O problema é sempre a moderação. Essa compete ao indivíduo.