Folk Lusitânia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Folk Lusitânia

Folk, Neo-clássico, New Age, World Music, Darkwave, Medieval, Música Étnica, Folk Metal, Symphonic Metal, Dark Ambient, Neofolk, Marcial.
 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 ENDOVELLICUS - O Muito Bom

Ir para baixo 
4 participantes
AutorMensagem
Nantumaurus
Sacerdote/Sacerdotisa
Nantumaurus


Masculino
Aquário Cavalo
N. de Mensagens : 300
Idade : 46
Local : Lusitania
Raça : Druida/Feiticeiro
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Hermes (Engenho/Pensamento/Arte)
Cor : Azul Escuro

ENDOVELLICUS - O Muito Bom Empty
MensagemAssunto: ENDOVELLICUS - O Muito Bom   ENDOVELLICUS - O Muito Bom Icon_minitimeTer Jun 28, 2011 12:57 pm

Boas,
isto é só para terem uma ideia do aspecto com que ficam os meus trabalhos, espero que gostem! Critiquem e dê sugestões!

Antes de passar ao meu trabalho, para quem não sabe:

ENDOVELICO (ENDOVELLICO, INDOVELLICUS) – Deus mais importante em todo o sul da Lusitânia. É o Deus curador ligado aos milagres e à fé, assim como da medicina, saúde, da terra e da natureza, mas também é um deus do mundo subterrâneo e protector da vida após a morte. É o deus da sabedoria e o génio da montanha. Chamam-lhe O Muito Bom. Também foi adoptado pelos cristãos como o arcanjo São Gabriel padroeiro de Portugal. Tem diferentes naturezas e manifestações.

ANDOVELICO – Manifestação celestial ou evolutiva solar do Deus supremo curandeiro e dos céus Endovélico. Representa o bem e está relacionado com os elementos ar e fogo.

ENOBOLICO (INDIBILIS)– Manifestação negra original e infernal do Deus lunar Endovélico, senhor do submundo. Está relacionado com os elementos terra e água.

ENDOVELLICUS

Eu sou o que eu sou.
No reino dos céus,
Um rei entre reis.
Na Lusitânia,
Senhor entre os homens,
Amigo para os anões,
Cúmplicie das fadas e dos elfos,
Domador de dragões,
E para os homens inspiração.
Eu sou o que eu sou.
Grande perante os homens
Pequeno diante os Deuses.
As minhas mãos são uma luz que vos guia,
Os meus braços um amparo no vosso caminho,
E os meus olhos, os meus olhos vigilantes por vós olham.
Eu sou o que eu sou.
Por vós regressei,
Por vós vivi,
E por fim, às mãos das trevas, por vós morri.
Eu sou o que eu sou.
As portas do meu reino a vós estão abertas.
Tudo começa pelo sonho, a chave do templo.
Forjai a vossa espada, esmagai as trevas e usai enfrentar os guardiães.
Entrai no patamar, subai os degraus e elevai-vos.
A imortalidade é a recompensa.
Eu sou o que eu sou.
Eu sou apenas um,
A minha alma, a vossa alma,
O meu discurso, o vosso discurso,
A minha palavra, a vossa palavra.


Não vale copiar, hã! Isto tá registado!
Ir para o topo Ir para baixo
http://lusitaniaecastrum.blogspot.pt/
Necrokult
Burguês/Burguesa
Necrokult


Masculino
Câncer Búfalo
N. de Mensagens : 91
Idade : 38
Local : KataKombs
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Hades (Submundo/Pranto/Morte)
Cor : Preto

ENDOVELLICUS - O Muito Bom Empty
MensagemAssunto: Re: ENDOVELLICUS - O Muito Bom   ENDOVELLICUS - O Muito Bom Icon_minitimeTer Jun 28, 2011 1:03 pm

Estás muito inspirado, está fixe, tenho certos dótes mas um dos dótes que gostaria muito de ter seria certamente, fazer poemas ou trabalhos desse tipo. è preciso ter alguma paciencia Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Nantumaurus
Sacerdote/Sacerdotisa
Nantumaurus


Masculino
Aquário Cavalo
N. de Mensagens : 300
Idade : 46
Local : Lusitania
Raça : Druida/Feiticeiro
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Hermes (Engenho/Pensamento/Arte)
Cor : Azul Escuro

ENDOVELLICUS - O Muito Bom Empty
MensagemAssunto: Re: ENDOVELLICUS - O Muito Bom   ENDOVELLICUS - O Muito Bom Icon_minitimeTer Jun 28, 2011 1:11 pm

Necrokult escreveu:
Estás muito inspirado, está fixe, tenho certos dótes mas um dos dótes que gostaria muito de ter seria certamente, fazer poemas ou trabalhos desse tipo. è preciso ter alguma paciencia Smile

Isto já tá escrito há muitos anos!
E não considero isto propriamente como poesia, pois esta é uma arte de que eu não entendo nada! A minha especialidade, por assim dizer é a prosa! Gosto de escrever pelo simples facto de me sentir liver quando o faço. A poesia é restrangedora, cheia de regras e outras mariquices! Isto foi apenas uma das minhas poucas tentativas vãs! Eu chamo-lhe apenas cantiga, mas longe de ser como aquelas mediaveis, é o que é e pronto, é melhor deixar de escrever se não ainda me perco e depois ainda demoro um pouco a encontrar-me. lol!
Ir para o topo Ir para baixo
http://lusitaniaecastrum.blogspot.pt/
Necrokult
Burguês/Burguesa
Necrokult


Masculino
Câncer Búfalo
N. de Mensagens : 91
Idade : 38
Local : KataKombs
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Hades (Submundo/Pranto/Morte)
Cor : Preto

ENDOVELLICUS - O Muito Bom Empty
MensagemAssunto: Re: ENDOVELLICUS - O Muito Bom   ENDOVELLICUS - O Muito Bom Icon_minitimeTer Jun 28, 2011 1:19 pm

Gosto de prosas, espero que continues com as tuas prosas, porque gostei desta, perde-te lá mais um bocadinho que nao faz mal study study
Ir para o topo Ir para baixo
Nantumaurus
Sacerdote/Sacerdotisa
Nantumaurus


Masculino
Aquário Cavalo
N. de Mensagens : 300
Idade : 46
Local : Lusitania
Raça : Druida/Feiticeiro
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Hermes (Engenho/Pensamento/Arte)
Cor : Azul Escuro

ENDOVELLICUS - O Muito Bom Empty
MensagemAssunto: Re: ENDOVELLICUS - O Muito Bom   ENDOVELLICUS - O Muito Bom Icon_minitimeTer Jun 28, 2011 1:26 pm

Necrokult escreveu:
Gosto de prosas, espero que continues com as tuas prosas, porque gostei desta, perde-te lá mais um bocadinho que nao faz mal study study

Calma aí! Isto não é nem poesia, nem prosa! Digamos que são apenas umas simples palavras encavaliatdas umas nas outras, as quais exprimem algo saido dos confins da alma, livre de quaisquer regras de escrita, por assim dizer!
Ir para o topo Ir para baixo
http://lusitaniaecastrum.blogspot.pt/
Necrokult
Burguês/Burguesa
Necrokult


Masculino
Câncer Búfalo
N. de Mensagens : 91
Idade : 38
Local : KataKombs
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Hades (Submundo/Pranto/Morte)
Cor : Preto

ENDOVELLICUS - O Muito Bom Empty
MensagemAssunto: Re: ENDOVELLICUS - O Muito Bom   ENDOVELLICUS - O Muito Bom Icon_minitimeTer Jun 28, 2011 1:33 pm

Seja o que fôr, continua que vais no caminho certo Smile quero ver mais, eu e certamente mais gente aqui do forum. cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Signatus
Deus(a) da Lua (moderação)
Signatus


Masculino
Virgem Dragão
N. de Mensagens : 2724
Idade : 35
Local : Ofiussa
Raça : Lobitroll
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Verde

ENDOVELLICUS - O Muito Bom Empty
MensagemAssunto: Re: ENDOVELLICUS - O Muito Bom   ENDOVELLICUS - O Muito Bom Icon_minitimeDom Jul 03, 2011 10:50 am

Quando jogava World of Warcraft tinha um personagem Shaman chamado Endovellicus Very Happy
O texto está muito fixe mas sinceramente acho que aqueles "Sou o que sou" arruínam um bocado a métrica.
E já agora: Elfos, Fadas e Dragões, os Lusitanos e outros povos da península tinham referências a isso na mitologia? Aliás, tanto quanto sei muito pouco se sabe sobre ela, foi liberdade do autor ou sabes algo mais que eu não sei? Apenas curioso, interesso-me muito pelos povos iberos pré-romanos e história clássica em geral.
Ir para o topo Ir para baixo
Nantumaurus
Sacerdote/Sacerdotisa
Nantumaurus


Masculino
Aquário Cavalo
N. de Mensagens : 300
Idade : 46
Local : Lusitania
Raça : Druida/Feiticeiro
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Hermes (Engenho/Pensamento/Arte)
Cor : Azul Escuro

ENDOVELLICUS - O Muito Bom Empty
MensagemAssunto: Re: ENDOVELLICUS - O Muito Bom   ENDOVELLICUS - O Muito Bom Icon_minitimeDom Jul 03, 2011 9:15 pm

Signatus escreveu:
Quando jogava World of Warcraft tinha um personagem Shaman chamado Endovellicus Very Happy
O texto está muito fixe mas sinceramente acho que aqueles "Sou o que sou" arruínam um bocado a métrica.
E já agora: Elfos, Fadas e Dragões, os Lusitanos e outros povos da península tinham referências a isso na mitologia? Aliás, tanto quanto sei muito pouco se sabe sobre ela, foi liberdade do autor ou sabes algo mais que eu não sei? Apenas curioso, interesso-me muito pelos povos iberos pré-romanos e história clássica em geral.

Boas,
gostei muito de ler este teu post, revelou-me que és muito inteligente! Eu com a tua idade só queria saber de vinho verde! lol
Não sei se lêste a mha conversa com o Necrokult, mas a dada altura refiro que este texto não é poesia e não foi sujeito a quaiquer regras. Sou da opinião que as regras limitam a inspiração criativa e retiram tab alguma liberdade de criação. Por tal não escrevo poesia só em prosa. Limitei-me a escrever e pronto e mut sinceramente já me esquece o que é a metrica.
Quanto aos seres elementares, talvez há epoca não existissem tal como nós os concebemos agora, no entanto asseguro-te que eles acreditavam e adoravam os espiritos da natureza, muts dos nomes dos Deuses lusitanos, galaicos e afins são pura e simplismente os nomes de espiritos de locais, tais como rios, outeiros, rochas, etc. Se relacionares o espirito com o elemento envolvente a partir daí podes dizer se é uma fada, dragão, anão seja o que for! Wink
Ir para o topo Ir para baixo
http://lusitaniaecastrum.blogspot.pt/
Signatus
Deus(a) da Lua (moderação)
Signatus


Masculino
Virgem Dragão
N. de Mensagens : 2724
Idade : 35
Local : Ofiussa
Raça : Lobitroll
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Verde

ENDOVELLICUS - O Muito Bom Empty
MensagemAssunto: Re: ENDOVELLICUS - O Muito Bom   ENDOVELLICUS - O Muito Bom Icon_minitimeDom Jul 03, 2011 9:33 pm

Nantumaurus escreveu:


Boas,
gostei muito de ler este teu post, revelou-me que és muito inteligente! Eu com a tua idade só queria saber de vinho verde! lol
Não sei se lêste a mha conversa com o Necrokult, mas a dada altura refiro que este texto não é poesia e não foi sujeito a quaiquer regras. Sou da opinião que as regras limitam a inspiração criativa e retiram tab alguma liberdade de criação. Por tal não escrevo poesia só em prosa. Limitei-me a escrever e pronto e mut sinceramente já me esquece o que é a metrica.
Quanto aos seres elementares, talvez há epoca não existissem tal como nós os concebemos agora, no entanto asseguro-te que eles acreditavam e adoravam os espiritos da natureza, muts dos nomes dos Deuses lusitanos, galaicos e afins são pura e simplismente os nomes de espiritos de locais, tais como rios, outeiros, rochas, etc. Se relacionares o espirito com o elemento envolvente a partir daí podes dizer se é uma fada, dragão, anão seja o que for! Wink
Eu sou uma creatura estranha e cada vez mais me orgulho disso Laughing Laughing
Tinha lido a conversa mas por alto, reli agora o texto como se fosse prosa e os "eu sou o que sou" já não parecem tão mal. É o que dá fazer as coisas com preconceitos..
Quanto aos seres elementares compreendo totalmente o que queres dizer. Há uns tempos perguntei a uma velhota em Pitões das Junias (aldeia muito antiga ao pé do Gerês) se sabia alguma coisa sobre a "Lenda do Duende da Cascata de Pitões das Junias " acerca da qual havia lido na net. Ela responde-me que não sabia o que era um Duende. Nisto diz-lhe o neto: "Anda nas árvores, como os Esquilos". Shocked Shocked Shocked Na altura achei imensa piada mas isso talvez apenas signifique que nas zonas mais rurais muita coisa ainda persiste das crenças dos nossos mais longínquos ancestrais. Como dá para ver se formos "dissecar" muitas das tradições "cristãs" por este país fora, começando pelas da N. Sr. de Fátima. E de repente o cristianismo parece muito mais interessante (em termos antropológicos, claro) Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Ceinwyn
Deus(a) da Lua (moderação)
Ceinwyn


Feminino
Leão Tigre
N. de Mensagens : 3936
Idade : 37
Raça : Gárgula
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista)
Cor : Vermelho

ENDOVELLICUS - O Muito Bom Empty
MensagemAssunto: Re: ENDOVELLICUS - O Muito Bom   ENDOVELLICUS - O Muito Bom Icon_minitimeDom Jul 03, 2011 9:36 pm

Signatus escreveu:
Há uns tempos perguntei a uma velhota em Pitões das Junias
Estiveste aí? Morre Sad
Ir para o topo Ir para baixo
Signatus
Deus(a) da Lua (moderação)
Signatus


Masculino
Virgem Dragão
N. de Mensagens : 2724
Idade : 35
Local : Ofiussa
Raça : Lobitroll
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Verde

ENDOVELLICUS - O Muito Bom Empty
MensagemAssunto: Re: ENDOVELLICUS - O Muito Bom   ENDOVELLICUS - O Muito Bom Icon_minitimeDom Jul 03, 2011 9:41 pm

Ceinwyn escreveu:
Signatus escreveu:
Há uns tempos perguntei a uma velhota em Pitões das Junias
Estiveste aí? Morre Sad
Se estive lá???? LOOOL!
Já sou cliente habitual do Parque de Campismo de Pitões das Junias

ENDOVELLICUS - O Muito Bom Img4513j
Also Know As montar a tenda ao lado da escola primária Laughing


Se lá forem recomendo o restaurante D. Pedro, pagam pouco e comem até caír para o lado, comida caseira da melhor. Recomendo a Feijoada cheers


E uma vez apanhei uma festola lá em que os putos foram para a Serra à noite tocar gaita de foles cheers e..... mandar foguetes no meio do carvalhal Suspect
Mas foi lindo, tenho uma foto disso no tópico das fotografias.
Ir para o topo Ir para baixo
Ceinwyn
Deus(a) da Lua (moderação)
Ceinwyn


Feminino
Leão Tigre
N. de Mensagens : 3936
Idade : 37
Raça : Gárgula
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista)
Cor : Vermelho

ENDOVELLICUS - O Muito Bom Empty
MensagemAssunto: Re: ENDOVELLICUS - O Muito Bom   ENDOVELLICUS - O Muito Bom Icon_minitimeDom Jul 03, 2011 10:39 pm

A sério, morre...
Ir para o topo Ir para baixo
Signatus
Deus(a) da Lua (moderação)
Signatus


Masculino
Virgem Dragão
N. de Mensagens : 2724
Idade : 35
Local : Ofiussa
Raça : Lobitroll
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Verde

ENDOVELLICUS - O Muito Bom Empty
MensagemAssunto: Re: ENDOVELLICUS - O Muito Bom   ENDOVELLICUS - O Muito Bom Icon_minitimeDom Jul 03, 2011 10:43 pm

Ceinwyn escreveu:
A sério, morre...
Quando morrer quero que me enterrem (ou às cinzas para poupar espaço) debaixo de um carvalho lá para aquela zona. Talvez ao pé da cascata dos druidas... Já vos disse que conheço quem faça lá rituais neo-celtas? What a Face
Ir para o topo Ir para baixo
Ceinwyn
Deus(a) da Lua (moderação)
Ceinwyn


Feminino
Leão Tigre
N. de Mensagens : 3936
Idade : 37
Raça : Gárgula
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista)
Cor : Vermelho

ENDOVELLICUS - O Muito Bom Empty
MensagemAssunto: Re: ENDOVELLICUS - O Muito Bom   ENDOVELLICUS - O Muito Bom Icon_minitimeSeg Jul 04, 2011 11:58 am

Signatus escreveu:
Já vos disse que conheço quem faça lá rituais neo-celtas? What a Face
Conseguem pôr árvores a flutuar? Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Signatus
Deus(a) da Lua (moderação)
Signatus


Masculino
Virgem Dragão
N. de Mensagens : 2724
Idade : 35
Local : Ofiussa
Raça : Lobitroll
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Verde

ENDOVELLICUS - O Muito Bom Empty
MensagemAssunto: Re: ENDOVELLICUS - O Muito Bom   ENDOVELLICUS - O Muito Bom Icon_minitimeSeg Jul 04, 2011 12:00 pm

Ceinwyn escreveu:
Signatus escreveu:
Já vos disse que conheço quem faça lá rituais neo-celtas? What a Face
Conseguem pôr árvores a flutuar? Smile
Yá, cortam-nas e depois atiram-nas para dentro de agua, é limpinho Razz
Ir para o topo Ir para baixo
Nantumaurus
Sacerdote/Sacerdotisa
Nantumaurus


Masculino
Aquário Cavalo
N. de Mensagens : 300
Idade : 46
Local : Lusitania
Raça : Druida/Feiticeiro
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Hermes (Engenho/Pensamento/Arte)
Cor : Azul Escuro

ENDOVELLICUS - O Muito Bom Empty
MensagemAssunto: Re: ENDOVELLICUS - O Muito Bom   ENDOVELLICUS - O Muito Bom Icon_minitimeSeg Jul 04, 2011 1:38 pm

Olá,
és lá agora uma criatura estranha, Signatus!
Em tempos julguei o mesmo! Depois percebi que as coisas não são como nos sempre fizeram crer que são, dentre de nós existe um universo por explorar, acredita que tu já entraste bem fundo dentro dele! 99% dos seres Humanos fica apenas à porta!
Outra coisa, aqui em Portugal como à semelhança de muitos locais da Europa os rituais cristãos são adaptações dos rituais pagãos, os quais evoluiram com o tempo!
S. Miguel, por exemplo, o matador de dragões veio substituir o Deus Brigus, não é ao acaso que quando vejo uma figura de S.Miguel que fico maravilhado, pois o Deus lusitano com quem me identifico e adoro é Brigus.

Para quem não sabe:
BRIGO (BRIGUS)– Deus da Criação. É um Deus protector e fomentador da civilização humana. É o destruidor do caos, das trevas e do inferno, está ligado à criação do Cosmo. É o símbolo da vitória do homem racial sobre a natureza selvagem. Ele representa a ordem, a estabilidade e a felecidade. Os cristãos adoptaram-no como S. Miguel que vence o dragão. É o esposo de Trebaruna.
Ir para o topo Ir para baixo
http://lusitaniaecastrum.blogspot.pt/
Signatus
Deus(a) da Lua (moderação)
Signatus


Masculino
Virgem Dragão
N. de Mensagens : 2724
Idade : 35
Local : Ofiussa
Raça : Lobitroll
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Verde

ENDOVELLICUS - O Muito Bom Empty
MensagemAssunto: Re: ENDOVELLICUS - O Muito Bom   ENDOVELLICUS - O Muito Bom Icon_minitimeSeg Jul 04, 2011 1:44 pm

Nantumaurus escreveu:
Olá,
és lá agora uma criatura estranha, Signatus!
Em tempos julguei o mesmo! Depois percebi que as coisas não são como nos sempre fizeram crer que são, dentre de nós existe um universo por explorar, acredita que tu já entraste bem fundo dentro dele! 99% dos seres Humanos fica apenas à porta!
Outra coisa, aqui em Portugal como à semelhança de muitos locais da Europa os rituais cristãos são adaptações dos rituais pagãos, os quais evoluiram com o tempo!
S. Miguel, por exemplo, o matador de dragões veio substituir o Deus Brigus, não é ao acaso que quando vejo uma figura de S.Miguel que fico maravilhado, pois o Deus lusitano com quem me identifico e adoro é Brigus.

Para quem não sabe:
BRIGO (BRIGUS)– Deus da Criação. É um Deus protector e fomentador da civilização humana. É o destruidor do caos, das trevas e do inferno, está ligado à criação do Cosmo. É o símbolo da vitória do homem racial sobre a natureza selvagem. Ele representa a ordem, a estabilidade e a felecidade. Os cristãos adoptaram-no como S. Miguel que vence o dragão. É o esposo de Trebaruna.

Uma vez que és tão letrado no assunto não queres criar um tópico sobre os lusitanos, os seus hábitos e mitologias? Eu também posso contribuir mas as minhas fontes são limitadas (90% Europa Barbarorum Razz )
Há uns tempos falava-se em mudar-se os Deuses Gregos no Profile por Lusitanos/Iberos/Celtiberos mas na altura argumentou-se que não havia informação suficiente, será que é agora que pudemos mudar isso?

Ex:
Trebaruna
Ataegina
Endovellicus
Runescensius
Bandue
Brigus
Epona
etc
Ir para o topo Ir para baixo
Nantumaurus
Sacerdote/Sacerdotisa
Nantumaurus


Masculino
Aquário Cavalo
N. de Mensagens : 300
Idade : 46
Local : Lusitania
Raça : Druida/Feiticeiro
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Hermes (Engenho/Pensamento/Arte)
Cor : Azul Escuro

ENDOVELLICUS - O Muito Bom Empty
MensagemAssunto: Re: ENDOVELLICUS - O Muito Bom   ENDOVELLICUS - O Muito Bom Icon_minitimeSeg Jul 04, 2011 1:51 pm

HEhE!
Eu quando entrei no forum não coloquie nenhum Deus exactamente por causa disso! Mas dep lá acabei por aceitar a brincadeira! Agora te digo que condicia bastante mais com o forum se os Deuses do profile fossem lusitanos e não gregos!
Esta noite vou tar de serviço, entre outras coisas faço isso!
Vou procurar não me estender muito, fazendo as coisas o mais simples e breves!
Ir para o topo Ir para baixo
http://lusitaniaecastrum.blogspot.pt/
Signatus
Deus(a) da Lua (moderação)
Signatus


Masculino
Virgem Dragão
N. de Mensagens : 2724
Idade : 35
Local : Ofiussa
Raça : Lobitroll
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Verde

ENDOVELLICUS - O Muito Bom Empty
MensagemAssunto: Re: ENDOVELLICUS - O Muito Bom   ENDOVELLICUS - O Muito Bom Icon_minitimeSeg Jul 04, 2011 1:55 pm

Nantumaurus escreveu:
HEhE!
Eu quando entrei no forum não coloquie nenhum Deus exactamente por causa disso! Mas dep lá acabei por aceitar a brincadeira! Agora te digo que condicia bastante mais com o forum se os Deuses do profile fossem lusitanos e não gregos!
Esta noite vou tar de serviço, entre outras coisas faço isso!
Vou procurar não me estender muito, fazendo as coisas o mais simples e breves!
Nah, usa spoilers, metes o resumo fora deles e uma descarga mental dentro

Tipo Isto:
Spoiler:


E tens conhecimentos sobre outros povos iberos como os Tartessos ou os Celtici ou limitas-te aos lusitanos?
Ir para o topo Ir para baixo
Nantumaurus
Sacerdote/Sacerdotisa
Nantumaurus


Masculino
Aquário Cavalo
N. de Mensagens : 300
Idade : 46
Local : Lusitania
Raça : Druida/Feiticeiro
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Hermes (Engenho/Pensamento/Arte)
Cor : Azul Escuro

ENDOVELLICUS - O Muito Bom Empty
MensagemAssunto: Re: ENDOVELLICUS - O Muito Bom   ENDOVELLICUS - O Muito Bom Icon_minitimeSeg Jul 04, 2011 2:13 pm

spoilers? Na se fazer isso!
Como sabes eu não sou letrado em nada, digamos apenas que fiz uma pesquisa quer na net, quer em bibliotecas a respeito do assunto. Acima de tudo centrei-me nos lusitanos, embora saiba alguma coisa sobre outros povos da peninsula, mas muito pouco.
No entanto digo-te já que o povo ancestral que deixou mais testemunhos foram os Gailacos, ou seja, as tribos que viviam a norte do douro. A respeito dos lusitanos digamos que sei quase tudo o que há para saber, mas que nunca escrevi, para alem do meu romance, nada sobre eles! Quanto aos celtici ou lusitanos do sul, sabe-se muito pouco. No entanto posso arriscar a escrever sobre estes tres povos. Tipo uma espécie de ficha consica a respeito de cada um, com os seus Deuses, custumes, etc.
Ir para o topo Ir para baixo
http://lusitaniaecastrum.blogspot.pt/
Signatus
Deus(a) da Lua (moderação)
Signatus


Masculino
Virgem Dragão
N. de Mensagens : 2724
Idade : 35
Local : Ofiussa
Raça : Lobitroll
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Verde

ENDOVELLICUS - O Muito Bom Empty
MensagemAssunto: Re: ENDOVELLICUS - O Muito Bom   ENDOVELLICUS - O Muito Bom Icon_minitimeSeg Jul 04, 2011 3:04 pm

Nantumaurus escreveu:
spoilers? Na se fazer isso!
Como sabes eu não sou letrado em nada, digamos apenas que fiz uma pesquisa quer na net, quer em bibliotecas a respeito do assunto. Acima de tudo centrei-me nos lusitanos, embora saiba alguma coisa sobre outros povos da peninsula, mas muito pouco.
No entanto digo-te já que o povo ancestral que deixou mais testemunhos foram os Gailacos, ou seja, as tribos que viviam a norte do douro. A respeito dos lusitanos digamos que sei quase tudo o que há para saber, mas que nunca escrevi, para alem do meu romance, nada sobre eles! Quanto aos celtici ou lusitanos do sul, sabe-se muito pouco. No entanto posso arriscar a escrever sobre estes tres povos. Tipo uma espécie de ficha consica a respeito de cada um, com os seus Deuses, custumes, etc.
Há muita forma de se tornar letrado e olha que já acreditei mais que a académica seja a mais eficaz.

Spoilers: nas cenas que tens em cima da caixa onde escreves tens um botão "Outros" em que tens spoilers entre outras opções. Ou então podes fazer manualmente, usas "[ spoiler ]" para começar e "[ /spoiler ]" para acabar, sem as aspas e os espaços.

Sim, dos Galaicos há bastantes vestígios, até não sei se conheces os Sangre Cavallum mas falam exactamente sobre eles.


Dos Celtici também não sei quase nada. Neutral
Mas faz isso, estou ansioso por ver os resultados dessa pesquisa. Depois posso também ir acrescentando as minhas fontes. E talvez falar também um pouco dos restantes povos Ibéricos, por exemplo duvido que muita gente aqui já tenha ouvido falar nos Tartessos, uma das grandes civilizações do mediterrâneo que até os gregos consideravam civilizados (tendo em conta que consideravam toda a gente incluindo os romanos bárbaros é um feito Laughing ) e que estão relacionados aos mitos da Atlântida.
Ir para o topo Ir para baixo
Nantumaurus
Sacerdote/Sacerdotisa
Nantumaurus


Masculino
Aquário Cavalo
N. de Mensagens : 300
Idade : 46
Local : Lusitania
Raça : Druida/Feiticeiro
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Hermes (Engenho/Pensamento/Arte)
Cor : Azul Escuro

ENDOVELLICUS - O Muito Bom Empty
MensagemAssunto: Re: ENDOVELLICUS - O Muito Bom   ENDOVELLICUS - O Muito Bom Icon_minitimeSeg Jul 04, 2011 4:14 pm

Porreira a musica, posta mais deste género! Wink
Eu conheço Tartessos, foram os antepassados dos trudetanos ( povo que cujos clãs e/ou povoados se situavam ao longo do vale do rio baetis, local onde mais tarde foi formada a provincia romana ulterior. Sim diz que os tartessos eram descendentes dos atlantes, o certo é que foram os primeiros ou pelo menos dos primeiros a comercializar com os gregos e fenicios. Eram comerciantes, sabiam ler e tinham escravos. Os cartaginezes e as guerras que com eles vieram deitaram este reino por terra. Mais tarde com a chegada dos romanos uns povoados eram seus aliados e defendiam as suas politicas, enquanto outros queriam seguir o seu proprio curso, tendo se aliado aos lusitanos. No entanto quando Viriato estava fraco, aos poucos foram-se todos passando para o lado de roma. A traição veio de lá, os homens que trairam viriato eram turdetanos e não lusitanos, e não eram amigos deles eram comandantes de tropas aliadas............
Ir para o topo Ir para baixo
http://lusitaniaecastrum.blogspot.pt/
Signatus
Deus(a) da Lua (moderação)
Signatus


Masculino
Virgem Dragão
N. de Mensagens : 2724
Idade : 35
Local : Ofiussa
Raça : Lobitroll
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Verde

ENDOVELLICUS - O Muito Bom Empty
MensagemAssunto: Re: ENDOVELLICUS - O Muito Bom   ENDOVELLICUS - O Muito Bom Icon_minitimeSeg Jul 04, 2011 7:22 pm

Nantumaurus escreveu:
Porreira a musica, posta mais deste género! Wink
Eu conheço Tartessos, foram os antepassados dos trudetanos ( povo que cujos clãs e/ou povoados se situavam ao longo do vale do rio baetis, local onde mais tarde foi formada a provincia romana ulterior. Sim diz que os tartessos eram descendentes dos atlantes, o certo é que foram os primeiros ou pelo menos dos primeiros a comercializar com os gregos e fenicios. Eram comerciantes, sabiam ler e tinham escravos. Os cartaginezes e as guerras que com eles vieram deitaram este reino por terra. Mais tarde com a chegada dos romanos uns povoados eram seus aliados e defendiam as suas politicas, enquanto outros queriam seguir o seu proprio curso, tendo se aliado aos lusitanos. No entanto quando Viriato estava fraco, aos poucos foram-se todos passando para o lado de roma. A traição veio de lá, os homens que trairam viriato eram turdetanos e não lusitanos, e não eram amigos deles eram comandantes de tropas aliadas............
Que tinham sido turdetanos a trair Viriato não sabia. Mas sabia que eles tinham fama de evitar a guerra preferindo utilizar mercenários celtiberos, um pouco como os cartagineses e que por isso tinham fama de pacifistas ou até de cobardes por entre os povos vizinhos (enquanto os Lusitanos são conhecidos por continuarem todos os anos a fazer guerra mesmo 100 anos após a sua pacificação oficial!). Talvez fosse essa divergência de opiniões que os tenha feito optar por um final drástico mas rápido para a "revolta ibérica". E tendo em conta que os lusitanos eram conhecidos por fazer "visitas" regulares às terras mais ferteis dos Turdetanos é natural que nutrissem algum ressentimento.


Sangre Cavallum é fenomenal e infelizmente há poucas bandas assim.
As mais parecidas que conheço são
Arnica (Catalunha)



Joy of Nature (Açores se bem que perdem piada por terem letras Cristãs)


Galandum Galundaina (Miranda do Douro, mas já bem mais tradicional)


Devem haver mais por Espanha mas não conheço....
Mas vê a secção de bandas do forum, de certeza que vais ter muito boas surpresas Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





ENDOVELLICUS - O Muito Bom Empty
MensagemAssunto: Re: ENDOVELLICUS - O Muito Bom   ENDOVELLICUS - O Muito Bom Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
ENDOVELLICUS - O Muito Bom
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Novo e muito encantado.
» Parceria na rádio Universo Radical
» Musica Magica Genial Acordeão Procura!!! LEIAM VALE MUITO A PENA!
» Democracia, ou Dividocracia? Documentário grego, muito elucidativo, e igualmente assustador. Como sempre acontece com a verdade dos factos.

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Folk Lusitânia :: Parte Sul :: Oficina de Arte-
Ir para: