Folk Lusitânia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Folk Lusitânia

Folk, Neo-clássico, New Age, World Music, Darkwave, Medieval, Música Étnica, Folk Metal, Symphonic Metal, Dark Ambient, Neofolk, Marcial.
 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Caleidoscópio - Os Sonhos e os mais recônditas profundezas do nosso ser

Ir para baixo 
+8
Aelle
Ceinwyn
Ártemis
Jazmin
Cernunnos
Averróis
Vampiria
Signatus
12 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Signatus
Deus(a) da Lua (moderação)
Signatus


Masculino
Virgem Dragão
N. de Mensagens : 2724
Idade : 35
Local : Ofiussa
Raça : Lobitroll
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Verde

Caleidoscópio - Os Sonhos e os mais recônditas profundezas do nosso ser Empty
MensagemAssunto: Caleidoscópio - Os Sonhos e os mais recônditas profundezas do nosso ser   Caleidoscópio - Os Sonhos e os mais recônditas profundezas do nosso ser Icon_minitimeSex Set 10, 2010 3:22 pm

Este tópico surgiu no âmbito de uma conversa entre Mim, a Vampiria e o Cernunnos paralela ao jogo Corrente e decidimos que seria interessante ter um espaço para discutir o assunto.

Nunca estudei grande coisa de psicologia nem li livros específicos sobre o assunto mas é um tema que me interessa.
Comecei a interessar-me mais por interpretação de sonhos á uns anos atrás quando lia o livro "Profecia Celestina" e na altura até criamos num forum em que participava uma parte privada em que tinha um tópico para discussão de sonhos e até obtivemos conclusões interessantes. Desde então fui acumulando mais alguma informação que me tem sido útil na compreensão dos meus próprias sonhos e de mim próprio e agora queria partilhar um pouco disso convosco e saber a vossa experiência no assunto.
Não pretendo que este tópico seja um espaço para expor-mos os sonhos que tivemos para que os outros possam discutir uma vez que os sonhos são coisas muito pessoais que dizem muito sobre nós e este forum é aberto a quem quer que tropece nele, acho arriscado que o faça-mos (se bem que eu não me importo de discuti-los em privado).


Bem, mais concretamente:

Existem vários tipos de sonhos, inclusive sonhos lúcidos em alguns sortudos conseguem ter o seu parque de diversões modo godlike privado Laughing e sonhos aparentemente nonsense mas em geral entendo os sonhos como uma viagem pelo nosso subconsciente e as profundezas do nosso "Eu".
Há quem os entenda como uma viagem ao mundo espiritual ou mensagens transmitidas por outras entidades e de certo modo têm razão embora eu ache (como ateu e pseudo-filosofo) que esse mundo espiritual e essas entidades são apenas extensões de nós próprios.



Portanto vejo os sonhos como uma mistura de memórias esquecidas (ou não) pelo consciente, com pensamentos que nos preocupam, receios, desejos, ansias, instintos e talvez reminiscências de memórias mais antigas que nós que herdamos geneticamente (Jung fala nessa possibilidade).
Não os vejo como uma forma de prever o futuro mas sim como uma forma de perceber tendências ou coisas que conscientemente não levamos a sério mas que nos podem afectar. Por exemplo, no referido forum uma participante descreveu um sonho que tinha tido referente a uma casa velha cheia de fotografias e (agora não me lembro dos pormenores) consegui perceber que se relacionava com um medo dela de que algo estaria prestes a mudar relativamente a alguém muito importante para ela. Passado uma semana veio dizer (aquilo em que eu tinha pensado logo mas não tinha dito para não influenciar) que acabou com o namorado de longa data... Enfim, na altura fiquei pasmado pois nem levava a interpretação de sonhos muito a sério...



Actualmente vou tentando analisar de leve os meus, mas não os escrevo nem faço análises mais rigorosas como há quem faça mas aqui vão algumas considerações que tenho tido em conta:



Crazy Doc Signatus escreveu:
- Geralmente estão associados a situações reais que estejam a acontecer, tenham acontecido mas ainda nos afectem ou que temamos que se venham a concretizar.

- Mais importante do que acontece é o que sentimos quando isso acontece. Ex: Se num sonho perdemos algo que julgamos importante para nós mas sentimos felizes com isso é porque se calhar há algo que temos que mudar na nossa vida embora conscientemente nos pareça má ideia.

- Analisem as coisas dentro de contexto: com o que aconteceu nos últimos tempos, com o historial da vossa vida em geral, com problemas que vos preocupam, outros sonhos etc.

- Embora hajam sonhos que aconteçam a muita gente e que provavelmente provêm dos receios e instintos mais primitivos da nossa espécie (o cair os dentes ou a sensação de se afundar, etc) os restantes são extremamente pessoais e dizem respeito ao vosso contexto.


- Comigo geralmente não é preciso ir por grandes simbologismos, muitas vezes as coisas são bem directas embora um bocadinho "mascaradas", mas claro, isso pode variar de pessoa por pessoa.

- Não há simbologismos que se apliquem a toda a gente, o que interessa é o que aquilo significa para ti (por mais ridiculo que pareça).

- O facto de termos recorrentemente o sonho de que não conseguimos fazer algo não significa que não sejamos capazes mas reflecte as nossas duvidas, o facto de não acreditar-mos que somos capazes. E muito provavelmente vamos precisar de força de vontade para não hesitar-mos quando chegar a altura mesmo que fisicamente essa coisa seja mais fácil do que esperavamos. Não deixem que os sonhos vos alimentem os receios de não conseguirem fazer algo pois eles resultam desses mesmos receios. Mas tentem perceber porque é que vocês não acreditam que vão conseguir fazer esse algo e trabalhem nas causas.

- Se sentem que um sonho pode ter algo importante para vos dizer o melhor é mal possam escreverem-no ou contarem a outra pessoa pois é bastante provável que o esqueçam se não o fizerem logo.

- Todos temos inúmeros sonhos de que nunca nos vamos lembrar (a menos que nos acordem a meio).




Bem, que eu me lembre é tudo, depois vou acrescentando...
Agora quero ouvir a vossa opinião. Não se esqueçam que eu tenho muito pouca formação em psicologia (autodidata ocasional) portanto se tiver cometido algum erro obvio dont bash me Razz
Ir para o topo Ir para baixo
Vampiria
Rei/Rainha
Vampiria


Feminino
N. de Mensagens : 1234
Local : Ilha dos Sonhos
Raça : Druida/Feiticeiro
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Roxo

Caleidoscópio - Os Sonhos e os mais recônditas profundezas do nosso ser Empty
MensagemAssunto: Re: Caleidoscópio - Os Sonhos e os mais recônditas profundezas do nosso ser   Caleidoscópio - Os Sonhos e os mais recônditas profundezas do nosso ser Icon_minitimeSex Set 10, 2010 3:33 pm

Bom, para já, não sei bem o que acrescentar além de concordar com o que escreveste.
Mas deixo aqui uma sonho que tenho, às vezes, e que confirma realmente os nossos medos: costumo sonhar que estou grávida ou que tenho uma bebé pequenino para cuidar. Conclusão do sonho: tenho medo da gravidez, do parto, das dores, possíveis complicações e, sobretudo, de não conseguir educar bem a criança.

(Imagino que esse sonho não se passe só comigo, mas a mim apavora-me mesmo.)
Ir para o topo Ir para baixo
Signatus
Deus(a) da Lua (moderação)
Signatus


Masculino
Virgem Dragão
N. de Mensagens : 2724
Idade : 35
Local : Ofiussa
Raça : Lobitroll
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Verde

Caleidoscópio - Os Sonhos e os mais recônditas profundezas do nosso ser Empty
MensagemAssunto: Re: Caleidoscópio - Os Sonhos e os mais recônditas profundezas do nosso ser   Caleidoscópio - Os Sonhos e os mais recônditas profundezas do nosso ser Icon_minitimeSex Set 10, 2010 3:46 pm

Vampiria escreveu:
Bom, para já, não sei bem o que acrescentar além de concordar com o que escreveste.
Mas deixo aqui uma sonho que tenho, às vezes, e que confirma realmente os nossos medos: costumo sonhar que estou grávida ou que tenho uma bebé pequenino para cuidar. Conclusão do sonho: tenho medo da gravidez, do parto, das dores, possíveis complicações e, sobretudo, de não conseguir educar bem a criança.

(Imagino que esse sonho não se passe só comigo, mas a mim apavora-me mesmo.)
Sim, parece-me que seja por aí, um conselho que te posso dar para quando for o caso é participares por exemplo em yoga para grávidas que (pronto, não sou a voz da experiência mas tanto quanto sei ajuda) ou outras coisas do género que aumentem a autoconfiança para a altura fulcral. Pois tanto quanto sei, muitos dos partos mais dolorosos ou complicados são de pessoas que já se tinham mentalizado que ia ser doloroso ou complicado, não deixes que esses sonhos te minem a confiança quando for o caso! Pois geralmente as coisas são mais simples do que nos convencemos que são. Quanto ao não conseguir educar bem a criança, bem, isso é sinal que te preocupas com isso e que não serás uma mãe desleixada, lá está, caso percebas isso como algo que tens que trabalhar e não uma limitação... Essa é a chave para o sucesso Wink

Mas não sei se é boa ideia discutir sonhos e coisas assim tão pessoais numa secção aberta do forum, se teriam gosto em ter um espaço de partilha (eu gostava) o melhor seria que fosse uma zona privada (para os users mais antigos e activos, ou com código de acesso, por exemplo), o que acham, estou a ser exagerado?

Ir para o topo Ir para baixo
Vampiria
Rei/Rainha
Vampiria


Feminino
N. de Mensagens : 1234
Local : Ilha dos Sonhos
Raça : Druida/Feiticeiro
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Roxo

Caleidoscópio - Os Sonhos e os mais recônditas profundezas do nosso ser Empty
MensagemAssunto: Re: Caleidoscópio - Os Sonhos e os mais recônditas profundezas do nosso ser   Caleidoscópio - Os Sonhos e os mais recônditas profundezas do nosso ser Icon_minitimeSex Set 10, 2010 4:06 pm

Sim é uma boa ideia!

Mas, agora deixaste-me a pensar... Será que o sonho que aqui expus vai dar-vos a conhecer aspectos escondidos da minha personalidade?!?!
Eu acho que muitas mulheres devem ter sonhos semelhantes ao meu.
É o medo do desconhecido!
Neste caso, acho que não exagerei. Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Signatus
Deus(a) da Lua (moderação)
Signatus


Masculino
Virgem Dragão
N. de Mensagens : 2724
Idade : 35
Local : Ofiussa
Raça : Lobitroll
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Verde

Caleidoscópio - Os Sonhos e os mais recônditas profundezas do nosso ser Empty
MensagemAssunto: Re: Caleidoscópio - Os Sonhos e os mais recônditas profundezas do nosso ser   Caleidoscópio - Os Sonhos e os mais recônditas profundezas do nosso ser Icon_minitimeSex Set 10, 2010 4:14 pm

Vampiria escreveu:
Sim é uma boa ideia!

Mas, agora deixaste-me a pensar... Será que o sonho que aqui expus vai dar-vos a conhecer aspectos escondidos da minha personalidade?!?!
Eu acho que muitas mulheres devem ter sonhos semelhantes ao meu.
É o medo do desconhecido!
Neste caso, acho que não exagerei. Smile
Era aí que eu queria chegar, embora neste caso aparente ser um sonho dos que referi como "comuns á espécie" já dá para tirar algumas conclusões. Razz
Por isso é que eu acho perigoso expor os sonhos desta maneira num forum aberto como este.
(por exemplo, eu sou uma perigosa psycho de 85 anos á procura de vítimas para as raptar e obrigar a jogar bingo, fazer tricot e beber chá de tilia para o resto da vida, MHUHAUHAUHAUHAUAHUAHAUHAUAHUAHAUAHUAUAUAUHUAAUA!!! ! )
Ir para o topo Ir para baixo
Vampiria
Rei/Rainha
Vampiria


Feminino
N. de Mensagens : 1234
Local : Ilha dos Sonhos
Raça : Druida/Feiticeiro
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Roxo

Caleidoscópio - Os Sonhos e os mais recônditas profundezas do nosso ser Empty
MensagemAssunto: Re: Caleidoscópio - Os Sonhos e os mais recônditas profundezas do nosso ser   Caleidoscópio - Os Sonhos e os mais recônditas profundezas do nosso ser Icon_minitimeSex Set 10, 2010 4:20 pm

E que conclusão tiras do meu sonho além do meu medo?
A que perigo me expus?

Acho que é um sonho, digamos explicito.
Mas com isto não quer dizer que não esteja a compreender-te. Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Signatus
Deus(a) da Lua (moderação)
Signatus


Masculino
Virgem Dragão
N. de Mensagens : 2724
Idade : 35
Local : Ofiussa
Raça : Lobitroll
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Verde

Caleidoscópio - Os Sonhos e os mais recônditas profundezas do nosso ser Empty
MensagemAssunto: Re: Caleidoscópio - Os Sonhos e os mais recônditas profundezas do nosso ser   Caleidoscópio - Os Sonhos e os mais recônditas profundezas do nosso ser Icon_minitimeSex Set 10, 2010 4:28 pm

Vampiria escreveu:
E que conclusão tiras do meu sonho além do meu medo?
A que perigo me expus?

Acho que é um sonho, digamos explicito.
Mas com isto não quer dizer que não esteja a compreender-te. Smile
Que quando tiver filhos não te deixo apróximar deles Razz
Joking Laughing

Ir para o topo Ir para baixo
Vampiria
Rei/Rainha
Vampiria


Feminino
N. de Mensagens : 1234
Local : Ilha dos Sonhos
Raça : Druida/Feiticeiro
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Roxo

Caleidoscópio - Os Sonhos e os mais recônditas profundezas do nosso ser Empty
MensagemAssunto: Re: Caleidoscópio - Os Sonhos e os mais recônditas profundezas do nosso ser   Caleidoscópio - Os Sonhos e os mais recônditas profundezas do nosso ser Icon_minitimeSex Set 10, 2010 4:31 pm

LOL
Mas... não percebo.
Diz o que pensas, sem medos!
Ir para o topo Ir para baixo
Signatus
Deus(a) da Lua (moderação)
Signatus


Masculino
Virgem Dragão
N. de Mensagens : 2724
Idade : 35
Local : Ofiussa
Raça : Lobitroll
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Verde

Caleidoscópio - Os Sonhos e os mais recônditas profundezas do nosso ser Empty
MensagemAssunto: Re: Caleidoscópio - Os Sonhos e os mais recônditas profundezas do nosso ser   Caleidoscópio - Os Sonhos e os mais recônditas profundezas do nosso ser Icon_minitimeSex Set 10, 2010 4:36 pm

Vampiria escreveu:
LOL
Mas... não percebo.
Diz o que pensas, sem medos!
LOL, no caso deste sonho não te expuseste demasiado não.
Mas, por exemplo, para além do óbvio - anseias por vir a ter filhos mas ao mesmo tempo tens medo de não estar á altura e das implicações- dá para perceber que não serás a pessoa mais autoconfiante do mundo e que gostas (ou gostavas) de fazer as coisas bem feitas (perfeccionismo?). Digo eu, que sou leigo na matéria, posso muito bem estar errado.
Ir para o topo Ir para baixo
Vampiria
Rei/Rainha
Vampiria


Feminino
N. de Mensagens : 1234
Local : Ilha dos Sonhos
Raça : Druida/Feiticeiro
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Roxo

Caleidoscópio - Os Sonhos e os mais recônditas profundezas do nosso ser Empty
MensagemAssunto: Re: Caleidoscópio - Os Sonhos e os mais recônditas profundezas do nosso ser   Caleidoscópio - Os Sonhos e os mais recônditas profundezas do nosso ser Icon_minitimeSex Set 10, 2010 4:40 pm

Signatus escreveu:
Vampiria escreveu:
LOL
Mas... não percebo.
Diz o que pensas, sem medos!
LOL, no caso deste sonho não te expuseste demasiado não.
Mas, por exemplo, para além do óbvio - anseias por vir a ter filhos mas ao mesmo tempo tens medo de não estar á altura e das implicações- dá para perceber que não serás a pessoa mais autoconfiante do mundo e que gostas (ou gostavas) de fazer as coisas bem feitas (perfeccionismo?). Digo eu, que sou leigo na matéria, posso muito bem estar errado.

LOL!
Epá, nem sei o que dizer.
Psicólogos?? Algum aqui?? Auxiliem-nos!!
Ir para o topo Ir para baixo
Signatus
Deus(a) da Lua (moderação)
Signatus


Masculino
Virgem Dragão
N. de Mensagens : 2724
Idade : 35
Local : Ofiussa
Raça : Lobitroll
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Verde

Caleidoscópio - Os Sonhos e os mais recônditas profundezas do nosso ser Empty
MensagemAssunto: Re: Caleidoscópio - Os Sonhos e os mais recônditas profundezas do nosso ser   Caleidoscópio - Os Sonhos e os mais recônditas profundezas do nosso ser Icon_minitimeSex Set 10, 2010 4:42 pm

Vampiria escreveu:


LOL!
Epá, nem sei o que dizer.
Psicólogos?? Algum aqui?? Auxiliem-nos!!
Como assim, não acertei em nada? Laughing
Mas como referi no primeiro tópico, para interpretar correctamente um sonho é preciso conhecer o enquadramento da pessoa portanto nenhum piscologo o conseguirá fazer melhor do que tu própria.
Ir para o topo Ir para baixo
Vampiria
Rei/Rainha
Vampiria


Feminino
N. de Mensagens : 1234
Local : Ilha dos Sonhos
Raça : Druida/Feiticeiro
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Roxo

Caleidoscópio - Os Sonhos e os mais recônditas profundezas do nosso ser Empty
MensagemAssunto: Re: Caleidoscópio - Os Sonhos e os mais recônditas profundezas do nosso ser   Caleidoscópio - Os Sonhos e os mais recônditas profundezas do nosso ser Icon_minitimeSex Set 10, 2010 4:50 pm

Mas os psicólogos ajudam-nos a seguir o fio que conduz ao medo, à origem do problema. Pode ser um recalcamento por qualquer coisa e eu ainda não ter percebido o porquê. Ou então não e ser só medo!

Agora lembrei-me de hipnose, que é muitas vezes utilizada para "curar" medos implícitos. Mas talvez seja um tema para outro tópico. Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
Signatus
Deus(a) da Lua (moderação)
Signatus


Masculino
Virgem Dragão
N. de Mensagens : 2724
Idade : 35
Local : Ofiussa
Raça : Lobitroll
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Verde

Caleidoscópio - Os Sonhos e os mais recônditas profundezas do nosso ser Empty
MensagemAssunto: Re: Caleidoscópio - Os Sonhos e os mais recônditas profundezas do nosso ser   Caleidoscópio - Os Sonhos e os mais recônditas profundezas do nosso ser Icon_minitimeSex Set 10, 2010 4:56 pm

Vampiria escreveu:
Mas os psicólogos ajudam-nos a seguir o fio que conduz ao medo, à origem do problema. Pode ser um recalcamento por qualquer coisa e eu ainda não ter percebido o porquê. Ou então não e ser só medo!

Agora lembrei-me de hipnose, que é muitas vezes utilizada para "curar" medos implícitos. Mas talvez seja um tema para outro tópico. Very Happy
Hum, a mim parece-me ser bastante claro... Por vezes o estar á procura de coisas complicadas quando elas sõ simples torna-nos cegos. Quanto á psicologia ainda é muito contestada como ciência e tens diferenças abismais por exemplo entre a abordagem Freudiana e Junguiana.


Relativamente á interpretação de sonhos, aqui vai wiki:


Citação :
Freud

It was in his book The Interpretation of Dreams[5] (Die Traumdeutung; literally "dream-interpretation"), first published in 1899 (but dated 1900), that Sigmund Freud first argued that the motivation of all dream content is wish-fulfillment, and that the instigation of a dream is often to be found in the events of the day preceding the dream, which he called the "day residue." In the case of very young children, Freud claimed, this can be easily seen, as small children dream quite straightforwardly of the fulfillment of wishes that were aroused in them the previous day (the "dream day"). In adults, however, the situation is more complicated—since in Freud's submission, the dreams of adults have been subjected to distortion, with the dream's so-called "manifest content" being a heavily disguised derivative of the "latent" dream-thoughts present in the unconscious. As a result of this distortion and disguise, the dream's real significance is concealed: dreamers are no more capable of recognizing the actual meaning of their dreams than hysterics are able to understand the connection and significance of their neurotic symptoms.
In Freud's original formulation the latent dream-thought was described as having been subject to an intra-psychic force referred to as "the censor"; in the more refined terminology of his later years, however, discussion was in terms of the super-ego and "the work of the ego's forces of defense." In waking life, he asserted, these so-called "resistances" altogether prevented the repressed wishes of the unconscious from entering consciousness; and though these wishes were to some extent able to emerge during the lowered state of sleep, the resistances were still strong enough to produce "a veil of disguise" sufficient to hide their true nature. Freud's view was that dreams are compromises which ensure that sleep is not interrupted: as "a disguised fulfilment of repressed wishes," they succeed in representing wishes as fulfilled which might otherwise disturb and waken the dreamer.
Freud's "classic" early dream analysis is that of "Irma's injection": in that dream, a former patient of Freud's complains of pains. The dream portrays Freud's colleague giving Irma an unsterile injection. Freud provides us with pages of associations to the elements in his dream. Freud used the Irma dream to demonstrate his technique of decoding the latent dream thought from the manifest content of the dream. However, subsequent research has suggested that "Irma" represented an actual hysterical patient whom Freud had sent to his friend, Wilhelm Fliess, for surgery. Fliess believed that the nose and the female genitals were connected and that one could treat hysteria by operating on the turbinal bones of the nose.[18][19] Fliess performed such surgery on Irma. However, he left a large piece of gauze in the wound, which festered and nearly killed Irma. In Freud's dream, he tells us: "We were directly aware of the origin of the infection. This direct knowledge in the dream was remarkable. Only just before we had no knowledge of it, for the infection was only revealed by Leoold." This is precisely what happened with Freud's patient. This revelation about Irma has cast doubt on the substantial disguise that Freud claimed to occur in all dreams. In some proportion of dreams, the meaning is barely disguised, but the dreamer may not realize it.[20]
Freud described the actual technique of psychoanalytic dream-analysis in the following terms:
“ You entirely disregard the apparent connections between the elements in the manifest dream and collect the ideas that occur to you in connection with each separate element of the dream by free association according to the psychoanalytic rule of procedure. From this material you arrive at the latent dream-thoughts, just as you arrived at the patient's hidden complexes from his associations to his symptoms and memories... The true meaning of the dream, which has now replaced the manifest content, is always clearly intelligible. [Freud, Five Lectures on Psycho-Analysis (1909); Lecture Three] ”
Freud listed the distorting operations that he claimed were applied to repressed wishes in forming the dream as recollected: it is because of these distortions (the so-called "dream-work") that the manifest content of the dream differs so greatly from the latent dream thought reached through analysis—and it is by reversing these distortions that the latent content is approached.
The operations included:
Condensation – one dream object stands for several associations and ideas; thus "dreams are brief, meagre and laconic in comparison with the range and wealth of the dream-thoughts."
Displacement – a dream object's emotional significance is separated from its real object or content and attached to an entirely different one that does not raise the censor's suspicions.
Representation – a thought is translated to visual images.
Symbolism – a symbol replaces an action, person, or idea.
To these might be added "secondary elaboration"—the outcome of the dreamer's natural tendency to make some sort of "sense" or "story" out of the various elements of the manifest content as recollected. (Freud, in fact, was wont to stress that it was not merely futile but actually misleading to attempt to "explain" one part of the manifest content with reference to another part as if the manifest dream somehow constituted some unified or coherent conception).
Freud considered that the experience of anxiety dreams and nightmares was the result of failures in the dream-work: rather than contradicting the "wish-fulfillment" theory, such phenomena demonstrated how the ego reacted to the awareness of repressed wishes that were too powerful and insufficiently disguised. Traumatic dreams (where the dream merely repeats the traumatic experience) were eventually admitted as exceptions to the theory.
Freud famously described psychoanalytic dream-interpretation as "the royal road to a knowledge of the unconscious activities of the mind"; he was, however, capable of expressing regret and dissatisfaction at the way his ideas on the subject were misrepresented or simply not understood:
“ The assertion that all dreams require a sexual interpretation, against which critics rage so incessantly, occurs nowhere in my Interpretation of Dreams ... and is in obvious contradiction to other views expressed in it.[21] ”
On another occasion, he suggested that the individual capable of recognizing the distinction between latent and manifest content "will probably have gone further in understanding dreams than most readers of my Interpretation of Dreams".



Jung
Although not dismissing Freud's model of dream interpretation wholesale, Carl Jung believed Freud's notion of dreams as representations of unfulfilled wishes to be simplistic and naïve (Freud returned the favor by publicly opining that Jung was fine for those who were looking for a prophet [Freud, "Introductory Lectures"]). Jung argued that Freud's procedure of collecting associations to a dream would bring insights into the dreamer's mental complex—a person's associations to anything will reveal the mental complexes, as Jung had shown experimentally[22]—but not necessarily closer to the meaning of the dream.[23] Jung was convinced that the scope of dream interpretation was larger, reflecting the richness and complexity of the entire unconscious, both personal and collective. Jung believed the psyche to be a self-regulating organism in which conscious attitudes were likely to be compensated for unconsciously (within the dream) by their opposites.[24]
Jung proposed two basic approaches to analyzing dream material: the objective and the subjective.[25] In the objective approach, every person in the dream refers to the person they are: mother is mother, girlfriend is girlfriend, etc. In the subjective approach, every person in the dream represents an aspect of the dreamer. Jung argued that the subjective approach is much more difficult for the dreamer to accept, but that in most good dream-work, the dreamer will come to recognize that the dream characters can represent an unacknowledged aspect of the dreamer. Thus, if the dreamer is being chased by a crazed killer, the dreamer may come eventually to recognize his own homicidal impulses. Gestalt therapists extended the subjective approach, claiming that even the inanimate objects in a dream can represent aspects of the dreamer.
Jung believed that archetypes such as the animus, the anima, the shadow and others manifested themselves in dreams, as dream symbols or figures. Such figures could take the form of an old man, a young maiden or a giant spider as the case may be. Each represents an unconscious attitude that is largely hidden to the conscious mind. Although an integral part of the dreamer's psyche, these manifestations were largely autonomous and were perceived by the dreamer to be external personages. Acquaintance with the archetypes as manifested by these symbols serve to increase one's awareness of unconscious attitudes, integrating seemingly disparate parts of the psyche and contributing to the process of holistic self understanding he considered paramount.[24]
Jung believed that material repressed by the conscious mind, postulated by Freud to comprise the unconscious, was similar to his own concept of the shadow, which in itself is only a small part of the unconscious.
Jung cautioned against blindly ascribing meaning to dream symbols without a clear understanding of the client's personal situation. He described two approaches to dream symbols: the causal approach and the final approach.[26] In the causal approach, the symbol is reduced to certain fundamental tendencies. Thus, a sword may symbolize a penis, as may a snake. In the final approach, the dream interpreter asks, "Why this symbol and not another?" Thus, a sword representing a penis is hard, sharp, inanimate, and destructive. A snake representing a penis is alive, dangerous, perhaps poisonous and slimy. The final approach will tell you additional things about the dreamer's attitudes.
Technically, Jung recommended stripping the dream of its details and presenting the gist of the dream to the dreamer. This was an adaptation of a procedure described by Wilhelm Stekel, who recommended thinking of the dream as a newspaper article and writing a headline for it.[27] Harry Stack Sullivan also described a similar process of "dream distillation."[28]
Although Jung acknowledged the universality of archetypal symbols, he contrasted this with the concept of a sign—images having a one to one connotation with their meaning. His approach was to recognize the dynamism and fluidity that existed between symbols and their ascribed meaning. Symbols must be explored for their personal significance to the patient, instead of having the dream conform to some predetermined idea. This prevents dream analysis from devolving into a theoretical and dogmatic exercise that is far removed from the patient's own psychological state. In the service of this idea, he stressed the importance of "sticking to the image"—exploring in depth a client's association with a particular image. This may be contrasted with Freud's free associating which he believed was a deviation from the salience of the image. He describes for example the image "deal table." One would expect the dreamer to have some associations with this image, and the professed lack of any perceived significance or familiarity whatsoever should make one suspicious. Jung would ask a patient to imagine the image as vividly as possible and to explain it to him as if he had no idea as to what a "deal table" was. Jung stressed the importance of context in dream analysis.
Jung stressed that the dream was not merely a devious puzzle invented by the unconscious to be deciphered, so that the true causal factors behind it may be elicited. Dreams were not to serve as lie detectors, with which to reveal the insincerity behind conscious thought processes. Dreams, like the unconscious, had their own language. As representations of the unconscious, dream images have their own primacy and logic.
Jung believed that dreams may contain ineluctable truths, philosophical pronouncements, illusions, wild fantasies, memories, plans, irrational experiences and even telepathic visions.[29] Just as the psyche has a diurnal side which we experience as conscious life, it has an unconscious nocturnal side which we apprehend as dreamlike fantasy. Jung would argue that just as we do not doubt the importance of our conscious experience, then we ought not to second guess the value of our unconscious lives.
Ir para o topo Ir para baixo
Averróis
Deus(a) da Lua (moderação)
Averróis


Masculino
Sagitário N. de Mensagens : 3508
Idade : 825
Local : Córdoba

Caleidoscópio - Os Sonhos e os mais recônditas profundezas do nosso ser Empty
MensagemAssunto: Re: Caleidoscópio - Os Sonhos e os mais recônditas profundezas do nosso ser   Caleidoscópio - Os Sonhos e os mais recônditas profundezas do nosso ser Icon_minitimeSex Set 10, 2010 5:11 pm

Ao que parece os sonhos estão altamente dependentes das nossas memórias. Eles são fabricados a partir desses pequenos retalhos de lembranças que captamos ao longo da vida. Tanto as memórias recentes como as mais remotas.
Geralmente incidem mais nos nossos desejos e paixões ou nos medos e preocupações porque são as sensações mais marcantes e vívidas.
Quem nasce cego nunca chega a sonhar com imagens, a pessoa apenas se pode basear no que já experimentou através dos restantes sentidos.

Quanto à questão: "Os sonhos podem ajudar-nos a compreender-nos a nós próprios?" Eu acho que sim, mas não da forma fantasiada e colorida que se vê hoje em dia, em sites com supostas interpretações rebuscadas, em tudo semelhantes à astrologia de fraca qualidade de uma qualquer revista semanal...
Por vezes os nossos sonhos podem servir de alicerce para interpretarmos aquilo que nos aflige, os nossos medos, as nossas paixões, os nossos sentimentos. São especialmente úteis àquelas pessoas que renegam/menosprezam constantemente os seus sentimentos... Se estas não desprezarem também os seus sonhos.
Uma coisa interessante que se pode fazer é registar todos os sonhos que nos lembramos num documento, de preferência digital. Por vezes sonho com coisas que tenho ideia de já ter sonhado antes, mas fico na dúvida. É uma espécie de déjà vu. Nessas alturas dava jeito consultar o registo para me certificar que já tinha sonhado com isso... Mas até ao momento ainda não tive paciência para criar isso.
Ir para o topo Ir para baixo
http://undogmatic.net78.net/
Signatus
Deus(a) da Lua (moderação)
Signatus


Masculino
Virgem Dragão
N. de Mensagens : 2724
Idade : 35
Local : Ofiussa
Raça : Lobitroll
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Verde

Caleidoscópio - Os Sonhos e os mais recônditas profundezas do nosso ser Empty
MensagemAssunto: Re: Caleidoscópio - Os Sonhos e os mais recônditas profundezas do nosso ser   Caleidoscópio - Os Sonhos e os mais recônditas profundezas do nosso ser Icon_minitimeSex Set 10, 2010 5:12 pm

Averróis escreveu:
Mas até ao momento ainda não tive paciência para criar isso.
Epá, isso soa Deja Vu para mim, porque será? Razz
Ir para o topo Ir para baixo
Cernunnos
Artista
Cernunnos


Masculino
Gémeos Cachorro
N. de Mensagens : 309
Idade : 41
Local : Castelo de Paiva
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Azul Escuro

Caleidoscópio - Os Sonhos e os mais recônditas profundezas do nosso ser Empty
MensagemAssunto: Re: Caleidoscópio - Os Sonhos e os mais recônditas profundezas do nosso ser   Caleidoscópio - Os Sonhos e os mais recônditas profundezas do nosso ser Icon_minitimeSex Set 10, 2010 6:12 pm

Eu agora não tenho feito, mas durante muito tempo mantive um diário de sonhos.
É bastante útil e entre outras coisas ajuda a lembrarmo-nos dos sonhos com maior facilidade, ajuda a encontrar padrões de sonho, a mantê-los vivos porque são extremamente voláteis e em questão de segundos um sonho super vivido pode passar a um grande branco na memória, a encontrar acontecimentos relacionados, and so on. Para quem se interessa em explorar os sonhos, recomendo que deixem de ser preguiçosos e façam o esforço...e sim, exige algum esforço. escrever um sonho quando se acorda a meio da noite nem sempre é o que mais apetece eheh eu contornava isso escrevendo algumas palavras chave, que geralmente me ajudavam a relembrar o sonho de manhã.

quanto aos sonhos em si, gosto de uma teoria que li uma vez sobre uma tribo qualquer, já não sei qual, que divide os sonhos entre sonhos pequenos e sonhos grandes. os sonhos pequenos são os que resultam das preocupações diárias, daquela conversa que tivemos antes de ir dormir, das coisas triviais da vida, e que muitas vezes são uma forma útil de nos livrarmos da estática mental. os sonhos grandes são geralmente proféticos, mensagens espirituais, sonhos de cura, coisas desse género.
E sim, acredito que dos sonhos possam vir coisas de planos superiores (e inferiores). o sonho é o espaço espiritual por excelência, onde o espaço e tempo deixam de existir, e portanto o espírito corre livre. E falo com alguma experiência, porque já tive sonhos que chamaria proféticos mais que uma vez, cenas que mais tarde aconteceram. e outros que me revelaram caminhos a seguir, formas de lidar com situações e afins.
Ir para o topo Ir para baixo
Jazmin
Cavaleiro/Dama
Jazmin


Feminino
Touro Cobra
N. de Mensagens : 126
Idade : 35
Local : Lisboa
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei)
Cor : Cinzento

Caleidoscópio - Os Sonhos e os mais recônditas profundezas do nosso ser Empty
MensagemAssunto: Re: Caleidoscópio - Os Sonhos e os mais recônditas profundezas do nosso ser   Caleidoscópio - Os Sonhos e os mais recônditas profundezas do nosso ser Icon_minitimeSex Set 10, 2010 7:52 pm

Quando era mais nova em todos os meus sonhos me esquecia de algum objecto ou mesmo roupa e ia para a rua ou para a escola assim, sem sapatos, ou sem mochila, ou sem calças, etc... Andei a pesquisar e cheguei à conclusão que podia ser por falta de autoconfiança, timidez, etc...hoje em dia sinto-me melhor nesse aspecto e nunca mais voltei a ter sonhos desses...
Uma vez tive um sonho curioso...que no meio do teste de inglês pedia para ir ao wc e a prof. não me deixava...acordei e fui fazer o dito do teste de inglês com o cuidado de ir ao wc antes...mas a meio do teste tive de pedir para ir ao wc, aconteceu tudo tal e qual como no sonho...
E pronto nos meus últimos sonhos, sonho que procuro desesperadamente alguém a quem não vejo à algum tempo...o sonho é sempre o mesmo...Sad
Ir para o topo Ir para baixo
Cernunnos
Artista
Cernunnos


Masculino
Gémeos Cachorro
N. de Mensagens : 309
Idade : 41
Local : Castelo de Paiva
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Azul Escuro

Caleidoscópio - Os Sonhos e os mais recônditas profundezas do nosso ser Empty
MensagemAssunto: Re: Caleidoscópio - Os Sonhos e os mais recônditas profundezas do nosso ser   Caleidoscópio - Os Sonhos e os mais recônditas profundezas do nosso ser Icon_minitimeSex Set 10, 2010 7:58 pm

eheh que giro, eu tb sonhava montes de vezes que saia de casa e só depois reparava que me tinha esquecido dos sapatos, ou que tinha saida de casa nú silent
era mesmo desagradável Laughing depois deixei de ter esse tipo de sonhos, e só mais recentemente reflecti sobre isso e achei o mesmo que dizes...que seria falta de auto-confiança.
Ir para o topo Ir para baixo
Jazmin
Cavaleiro/Dama
Jazmin


Feminino
Touro Cobra
N. de Mensagens : 126
Idade : 35
Local : Lisboa
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei)
Cor : Cinzento

Caleidoscópio - Os Sonhos e os mais recônditas profundezas do nosso ser Empty
MensagemAssunto: Re: Caleidoscópio - Os Sonhos e os mais recônditas profundezas do nosso ser   Caleidoscópio - Os Sonhos e os mais recônditas profundezas do nosso ser Icon_minitimeSex Set 10, 2010 8:14 pm

Cernunnos escreveu:
eheh que giro, eu tb sonhava montes de vezes que saia de casa e só depois reparava que me tinha esquecido dos sapatos, ou que tinha saida de casa nú silent
era mesmo desagradável Laughing depois deixei de ter esse tipo de sonhos, e só mais recentemente reflecti sobre isso e achei o mesmo que dizes...que seria falta de auto-confiança.

Exactamente! Eu sempre achei estas coisas interessantes portanto falava com a minha mãe e procurava em livros ( a net veio mais tarde). Eu acho que todas as crianças devem ter sonhos deste género...
Ir para o topo Ir para baixo
Signatus
Deus(a) da Lua (moderação)
Signatus


Masculino
Virgem Dragão
N. de Mensagens : 2724
Idade : 35
Local : Ofiussa
Raça : Lobitroll
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Verde

Caleidoscópio - Os Sonhos e os mais recônditas profundezas do nosso ser Empty
MensagemAssunto: Re: Caleidoscópio - Os Sonhos e os mais recônditas profundezas do nosso ser   Caleidoscópio - Os Sonhos e os mais recônditas profundezas do nosso ser Icon_minitimeSex Set 10, 2010 9:28 pm

Eh, esses do sair de casa nu e só reparar mais tarde também me são (ou eram) recorrentes Laughing Laughing Laughing
E os de procurar desesperadamente alguém que não encontro... Como eu te compreendo Rolling Eyes .
Ir para o topo Ir para baixo
Jazmin
Cavaleiro/Dama
Jazmin


Feminino
Touro Cobra
N. de Mensagens : 126
Idade : 35
Local : Lisboa
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei)
Cor : Cinzento

Caleidoscópio - Os Sonhos e os mais recônditas profundezas do nosso ser Empty
MensagemAssunto: Re: Caleidoscópio - Os Sonhos e os mais recônditas profundezas do nosso ser   Caleidoscópio - Os Sonhos e os mais recônditas profundezas do nosso ser Icon_minitimeSex Set 10, 2010 11:11 pm

Signatus escreveu:
Eh, esses do sair de casa nu e só reparar mais tarde também me são (ou eram) recorrentes Laughing Laughing Laughing
E os de procurar desesperadamente alguém que não encontro... Como eu te compreendo Rolling Eyes .

lol havemos de encontrar...ou recuperar...:\
Ir para o topo Ir para baixo
Signatus
Deus(a) da Lua (moderação)
Signatus


Masculino
Virgem Dragão
N. de Mensagens : 2724
Idade : 35
Local : Ofiussa
Raça : Lobitroll
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Verde

Caleidoscópio - Os Sonhos e os mais recônditas profundezas do nosso ser Empty
MensagemAssunto: Re: Caleidoscópio - Os Sonhos e os mais recônditas profundezas do nosso ser   Caleidoscópio - Os Sonhos e os mais recônditas profundezas do nosso ser Icon_minitimeSáb Set 11, 2010 11:20 am

Jazmin escreveu:
Signatus escreveu:
Eh, esses do sair de casa nu e só reparar mais tarde também me são (ou eram) recorrentes Laughing Laughing Laughing
E os de procurar desesperadamente alguém que não encontro... Como eu te compreendo Rolling Eyes .

lol havemos de encontrar...ou recuperar...:\
Felizmente que para mim esses sonhos são passado. Mas sei o quanto desesperantes são portanto não te invejo se ainda os tiveres. Neutral
Ir para o topo Ir para baixo
Ártemis
Deus(a) da Lua (moderação)
Ártemis


Feminino
N. de Mensagens : 1420
Local : Monte Olimpo
Raça : Elfo
Elemento : Ar
Deus : Hermes (Engenho/Pensamento/Arte)
Cor : Vermelho

Caleidoscópio - Os Sonhos e os mais recônditas profundezas do nosso ser Empty
MensagemAssunto: Re: Caleidoscópio - Os Sonhos e os mais recônditas profundezas do nosso ser   Caleidoscópio - Os Sonhos e os mais recônditas profundezas do nosso ser Icon_minitimeSáb Set 11, 2010 3:06 pm

Signatus escreveu:
Eh, esses do sair de casa nu e só reparar mais tarde também me são (ou eram) recorrentes Laughing Laughing Laughing
E os de procurar desesperadamente alguém que não encontro... Como eu te compreendo Rolling Eyes .

Acho que toda a gente que conheço teve sonhos desses, principalmente durante a infância ou adolescência.
Vampiria, acredito que esse sonho que referiste seja partilhado por muita gente. A mim nunca me ocorreu, mas eu ultimamente tenho muita dificuldade em lembrar-me de qualquer tipo de sonho, logo que acordo parece que se esfumam.
Acho que é natural a curiosidade quanto aos sonhos, disso também só sei aquilo que procurei pela Internet e todos sabemos que isso não é muito fiável, a maior parte das vezes.
Psicologia, em geral, é muito interessante, já tive uma disciplina de Psicologia mas versava essencialmente sobre a Psicologia do Desenvolvimento e do Comportamento. Gostei imenso, tive a oportunidade de ouvir testemunhos de histórias de vida muito complicadas em que era avaliada pelas técnicas que utilizava para interpretar e tentar comunicar com o doente. Mas eram coisas bastante simples, nem chegamos a estudar os estados de consciência do ponto de vista psicológico. De qualquer forma, ainda vou ter mais uma disciplina de Psico, este ano, e mais tarde, lá virá a Psiquiatria. Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
Vampiria
Rei/Rainha
Vampiria


Feminino
N. de Mensagens : 1234
Local : Ilha dos Sonhos
Raça : Druida/Feiticeiro
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Roxo

Caleidoscópio - Os Sonhos e os mais recônditas profundezas do nosso ser Empty
MensagemAssunto: Re: Caleidoscópio - Os Sonhos e os mais recônditas profundezas do nosso ser   Caleidoscópio - Os Sonhos e os mais recônditas profundezas do nosso ser Icon_minitimeSex Out 01, 2010 2:38 pm

Que cena marada! Então não é que hoje eu sonhei que estava a ver um concerto de Weapon e tinha um vocalista (só não sei se era o Aelle, lol); de repente, quando olho novamente estava num concerto de Moonspell.

O que será que quer dizer? (bom, talvez que não jogo com o baralho todo, Razz )
Ir para o topo Ir para baixo
Signatus
Deus(a) da Lua (moderação)
Signatus


Masculino
Virgem Dragão
N. de Mensagens : 2724
Idade : 35
Local : Ofiussa
Raça : Lobitroll
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Verde

Caleidoscópio - Os Sonhos e os mais recônditas profundezas do nosso ser Empty
MensagemAssunto: Re: Caleidoscópio - Os Sonhos e os mais recônditas profundezas do nosso ser   Caleidoscópio - Os Sonhos e os mais recônditas profundezas do nosso ser Icon_minitimeSex Out 01, 2010 2:44 pm

Weapon a abrir para Moonspell?
Boa Aelle! Very Happy

Ou será que era Moonspell a abrir para Weapon? What a Face
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Caleidoscópio - Os Sonhos e os mais recônditas profundezas do nosso ser Empty
MensagemAssunto: Re: Caleidoscópio - Os Sonhos e os mais recônditas profundezas do nosso ser   Caleidoscópio - Os Sonhos e os mais recônditas profundezas do nosso ser Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Caleidoscópio - Os Sonhos e os mais recônditas profundezas do nosso ser
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Estudo: Filhos de mulheres com mais de 40 anos são mais espertos
» O nosso futuro
» Ajudem o nosso irmão lobo
» Acerca dos "apelos à mudança política", e outros queixumes dos manifestantes pseudo-revolucionários do nosso País.
» Mais um..............

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Folk Lusitânia :: Parte Sul :: Templo do Conhecimento :: Ciências e Humanidades-
Ir para: