Folk Lusitânia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Folk Lusitânia

Folk, Neo-clássico, New Age, World Music, Darkwave, Medieval, Música Étnica, Folk Metal, Symphonic Metal, Dark Ambient, Neofolk, Marcial.
 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Racismo

Ir para baixo 
+26
Jazmin
Nya
Fenris
DarkCapricorn
Siivet
Averróis
Nocturna
RedHead
Spectrum
marsupilami
Wanderer
Aelle
Ceinwyn
Ella
Sir Martinez
Kraft durch Freude
Jordán
Entropic Thing
Tearsofawolf
tempus
Desconhecida
Fundador (ex-Váli)
SaahiraMoon
Manwë
Fadinha
Selene Morgan
30 participantes
Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte
AutorMensagem
Selene Morgan
Burguês/Burguesa
Selene Morgan


Feminino
Leão Macaco
N. de Mensagens : 68
Idade : 31
Local : Monte da lua
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Hades (Submundo/Pranto/Morte)
Cor : Azul Escuro

Racismo Empty
MensagemAssunto: Racismo   Racismo Icon_minitimeSeg Jan 05, 2009 2:50 pm

Racismo 64258_00005rss



O racismo é a tendência do pensamento, ou do modo de pensar em que se dá grande importância à noção da existência de raças humanas distintas e superiores umas às outras. Onde existe a convicção de que alguns indivíduos e sua relação entre características físicas hereditárias, e determinados traços de caráter e inteligência ou manifestações culturais, são superiores a outros. O racismo não é uma teoria científica, mas um conjunto de opiniões pré concebidas onde a principal função é valorizar as diferenças biológicas entre os seres humanos, em que alguns acreditam ser superiores aos outros de acordo com sua matriz racial. A crença da existência de raças superiores e inferiores foi utilizada muitas vezes para justificar a escravidão, o domínio de determinados povos por outros, e os genocídios que ocorreram durante toda a história da humanidade.


Wikipedia


A minha "teoria" é que todos nos somos narturalmente racistas
porque temos tendencia a valorizar mais o que conhecemos
e o que nos pertence e a rejeitar ou rebaixar ou ate mesmo maltratar
o que é diferente/desconhecido, o fora do "nosso normal".
O que distingue um nao racista de um racista é o controlo
dessa tendencia.
Ir para o topo Ir para baixo
http://traurigstern.hi5.com
Fadinha
Guerreiro/Guerreira
Fadinha


Feminino
Áries Cabra
N. de Mensagens : 48
Idade : 45
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Azul Escuro

Racismo Empty
MensagemAssunto: Re: Racismo   Racismo Icon_minitimeSeg Jan 05, 2009 4:51 pm

Concordo contigo.
Existe sempre a tendência de nos aproximarmos mais de pessoas "como nós". No entanto, eu já me aproximei de pessoas bastante diferentes de mim e adorei a experiência. Aprendem-se novas coisas sobre diferentes culturas, sobre diferentes formas de viver as coisas. Eu gosto de interagir, de conhecer... E penso que ao conhecer perco qualquer tendência racista que possa existir dentro de mim. study
Ir para o topo Ir para baixo
Selene Morgan
Burguês/Burguesa
Selene Morgan


Feminino
Leão Macaco
N. de Mensagens : 68
Idade : 31
Local : Monte da lua
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Hades (Submundo/Pranto/Morte)
Cor : Azul Escuro

Racismo Empty
MensagemAssunto: Re: Racismo   Racismo Icon_minitimeSeg Jan 05, 2009 8:18 pm

Es exactamente como eu, eu conheço diferentes pessoas de diferentes
etnias, religioes, estilos, nacionalidadesm etc etc
e quanto mais melhor, quanto mais diferente uma pessoa é
mais vontade tenho de conhce-la,
é bom sermos assim porque como dizes evitamos a atitude racista
e deveria de haver muitas mais pessoas assim.
Ir para o topo Ir para baixo
http://traurigstern.hi5.com
Manwë
Mestre
Manwë


Masculino
Touro Galo
N. de Mensagens : 578
Idade : 31
Local : Bracara Augusta
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Hermes (Engenho/Pensamento/Arte)
Cor : Cinzento

Racismo Empty
MensagemAssunto: Re: Racismo   Racismo Icon_minitimeSeg Jan 05, 2009 8:39 pm

Sim, concordo que seja verdade que tendamos a estar mais perto das coisas que nos são familiares e a repudiar as que nos são totalmente contrárias à nossa perspectiva. Mas eu, por acaso, gosto bastante de falar com pessoas estrangeiras. Adoro mesmo, porque aprendemos coisas que por vezes nem imaginamos ser possível e a seguir tomamos noção de que é possível e que existe mesmo! Talvez isso também se deva ao facto de nunca nenhuma pessoa estrangeira me ter feito mal, porque uma das outras forças motivadoras do racismo é o medo.

Pessoalmente não me considero racista embora tenha noção que se estiver no meio de muita gente de etnia africana, por exemplo, acabe por o ser. Isso talvez devido ao estar completamente desabituado a esses ambientes.

Acho que uma pessoa que seja racista e que não controle isso não seja muito...err...dotada, porque acaba por ligar mais à raça por não ter capacidades ou não querer tentar perceber cada pessoa individualmente por aquilo que ela realmente é. Infelizmente o racismo já foi usado também por pessoas excepcionalmente inteligentes, como foi o caso do Hitler. Usou o racismo para dominar as pessoas que nem sequer tentaram (a maior parte) perceber o porquê das pessoas de outras raças que não da "raça ariana" fossem inferiores. Claro está que isso se deveu ao facto de toda a gente gostar de pensar que é poderoso nalguma coisa, mas mesmo assim...

A nossa incapacidade de percebermos cada pessoa como única é aquilo que nos leva a agrupar as pessoas em grupos maiores, que vão ter as qualidades e defeitos dos"membros" pre-definidos. Isso dá-se quando se agrupam as pessoas por raça, religião, partido político, orientação sexual, etc., etc....
Ir para o topo Ir para baixo
http://whoknewindeed.wordpress.com
SaahiraMoon
Sacerdote/Sacerdotisa
SaahiraMoon


Feminino
Câncer Galo
N. de Mensagens : 240
Idade : 30
Local : Leiria.
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Deméter (Terra/Natureza/Estações)
Cor : Azul Escuro

Racismo Empty
MensagemAssunto: Re: Racismo   Racismo Icon_minitimeSeg Jan 05, 2009 8:46 pm

Eu não sou mesmo nada racista, e nem percebo como é que o racismo é possivel... .d.
Ir para o topo Ir para baixo
http://saahira-gg.hi5.com
Selene Morgan
Burguês/Burguesa
Selene Morgan


Feminino
Leão Macaco
N. de Mensagens : 68
Idade : 31
Local : Monte da lua
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Hades (Submundo/Pranto/Morte)
Cor : Azul Escuro

Racismo Empty
MensagemAssunto: Re: Racismo   Racismo Icon_minitimeSeg Jan 05, 2009 9:26 pm

Sim o racismo pode vir de fobias como a homofobia,
xenofobia etc etc

O racismo tambem existe devido as ideias concebidas
acerca de um certo agrupamento de pessoas com por exemplo:
Muçulmanos= terroristas o que e completamente ridiculo
cada pessoa é unica e nao se pode generalizar certos defeitos
so por estar inserida num determinado grupo.
Ir para o topo Ir para baixo
http://traurigstern.hi5.com
Fundador (ex-Váli)
Deus(a) do Sol (administração)
Fundador (ex-Váli)


Masculino
Áries Cobra
N. de Mensagens : 2041
Idade : 35
Local : Lisboa
Raça : Ent/Povo das Árvores
Elemento : Madeira
Deus : Poseidon (Mar/Ideologia/Sonho)
Cor : Verde

Racismo Empty
MensagemAssunto: Re: Racismo   Racismo Icon_minitimeQua Jan 07, 2009 3:25 pm

Assim como qualquer outra parte da nossa personalidade o racismo depende também das experiências de vida de uma pessoa. Nos casos mais radicais e assumidos existem más experiências com indivíduos de outras raças ou apenas uma educação que leva a pessoa a assumir atitudes nacionalistas. Muitos racistas/nacionalistas são ou foram vitimas do chamado Bullying: “violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully ou "valentão") ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz(es) de se defender” (wikipedia). Acontece que a pessoa ao ser agredida e principalmente humilhada, assume atitudes de raiva e necessidade de vingança que é vista como uma forma de justiça e auto protecção de si e dos seus. A tendência para sermos naturalmente racistas, em vez de controlada, passa a ser a justificação quase divina: é natural.

(P.s: eu não sou racista apenas estou a tentar fazer uma interpretação já que sou apaixonado por psicologia)
Ir para o topo Ir para baixo
http://folklusitania.heavenforum.com
Desconhecida
Aldeão/Aldeã
Desconhecida


Feminino
Câncer Macaco
N. de Mensagens : 3
Idade : 31
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei)
Cor : Azul Escuro

Racismo Empty
MensagemAssunto: Re: Racismo   Racismo Icon_minitimeQua Jan 07, 2009 4:05 pm

O ser humano consegue ser o pior animal à face da terra...
Todos nós temos tendencia a ser racistas. Uma piada aqui. Uma piada ali. Não me vão dizer que não. É assim infelizmente.
Ir para o topo Ir para baixo
tempus
Burguês/Burguesa
tempus


Masculino
Leão Tigre
N. de Mensagens : 99
Idade : 37
Local : inside your mind
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Hermes (Engenho/Pensamento/Arte)
Cor : Azul Escuro

Racismo Empty
MensagemAssunto: Re: Racismo   Racismo Icon_minitimeQua Jan 07, 2009 4:49 pm

Racismo nao passa de mais uma pespecie de preconceito. (obvio nao?..mas vamos ver uns exemplos e chegamos á conclusao que racismo esta em todos e nao é tao obvio assim)

Um tipo vai na rua na dele, mas por 'azar' esta vestido de preto.. prontos, é logo comentarios e olhares desaprovadores. Basta ter cabelo grande e barba grande que ja passa por bebedolas e drogado. Ou uma rapariga vestida mais ousadamente ja passa por galderia.. enfim.. isto sao coisas tao basicas na vida de cada um.. Mas TODOS fazemos destes comentarios. RAcismo nao passa de mais um preconceito, mas neste caso nao tem nada a ver com roupa mas sim com etnias ou cor de pele.

Desde que o homem se deu a entender comom gente, que faz discriminaçao a torto e a direito. Um tipo magrinho é um fraquinho e nao vai fazer muito da vida dele,é um fraco e logo posto de lado (isto nos tempos da caça ao mamute) .. agora basta ter oculos que levas com bocas na escola.. ou basta ter um vestido mais ousado que outras mulheres vao comentar e reprovar e quem sabe, colocar de lado. Ter uma cor diferente ou cultura diferente nao poderia ficar de lado nos seus conceitos elitistas, por isso, falar mal de pretos ou mulçumanos ou ciganos, ou brancos..etc.. é normal, Reprovador mas normal.

Quem nunca fez discriminaçao que atire a primeira pedra.. RAcismo é mau , é negativo, mas nao passa de mais um preconceito. Discriminar um negro é como discriminar um homossexual ou um tipo e cabelo grande e roupa preta.. é errado, mas é a realidade... e enquanto o ser humano nao for todo igual, a discriminaçao e preconceito vai sempre existir.

Noutra coisa têm razao, muito do preconceito vem de experiencias de vida. Se um pais arabe leva com uma bomba,, claro que vao olhar para os ocidentais com outros olhos. Ou se eu sou assaltado por um preto, epah, deixo de olhar os pretos com olhos de ver. Isto acontece com toda a gente. Ninguem vê cada um como um individuo, TODa a gente pega num individuo e mete-o num saco.. coloca uma etiqueta e segue a sua vida.. e vai metendo pessoas em cada saco e cada saco é olhado de forma diferente. Basta ver os tao elitistas goticos que olham com despreso para as "pitas" que andam aos saltos nos concertos de tokio hotel ou para skaters ou ate emos (goticos foi exemplo.. mas vamos la concordar que muito gotico é elitista e nariz empinado) .. BAsta esse olhar com despreso para dizer muito sobre alguem .. alguem que diz nao ser racista mas ao mesmo tempo era capaz de meter uma bomba num concerto de tokio hotel e mandar as 'pitas' pelo ar .. ou serrar as rodas de um skater que esta a ouvir wegue wegue ao mesmo tempo.

Enfim. ISto para dizer que racismo esta em todos, ninguem é livre de preconceitos. Se alguem ve um cigano ha logo problemas.. o cigano diz coiso e o invidivuo baixa a cabeça porque pensa que ciganos vao sacar da arma e bater-lhe,entao faz tudo que for dito, ate deixa de cobrar um acidente de carro onde o cigano teve culpa,para nao levar na cara.. ..isto é ou nao racismo?Porque depois vai dizer mal dos ciganos ate chegar a casa. Racismo tambem nao passa de medo.
Ir para o topo Ir para baixo
Selene Morgan
Burguês/Burguesa
Selene Morgan


Feminino
Leão Macaco
N. de Mensagens : 68
Idade : 31
Local : Monte da lua
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Hades (Submundo/Pranto/Morte)
Cor : Azul Escuro

Racismo Empty
MensagemAssunto: Re: Racismo   Racismo Icon_minitimeQua Jan 07, 2009 5:12 pm

De acordo,
tal como disse todos nos somos racistas
o que faz de nos menos racistas e controlar o
racismo.
Ir para o topo Ir para baixo
http://traurigstern.hi5.com
Selene Morgan
Burguês/Burguesa
Selene Morgan


Feminino
Leão Macaco
N. de Mensagens : 68
Idade : 31
Local : Monte da lua
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Hades (Submundo/Pranto/Morte)
Cor : Azul Escuro

Racismo Empty
MensagemAssunto: Re: Racismo   Racismo Icon_minitimeQua Jan 07, 2009 5:13 pm

Desconhecida escreveu:
O ser humano consegue ser o pior animal à face da terra...

É o unico com racionalidade.
Ir para o topo Ir para baixo
http://traurigstern.hi5.com
Tearsofawolf
Cavaleiro/Dama
Tearsofawolf


Masculino
Áries Macaco
N. de Mensagens : 139
Idade : 44
Raça : Troll
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Hades (Submundo/Pranto/Morte)
Cor : Azul Escuro

Racismo Empty
MensagemAssunto: Re: Racismo   Racismo Icon_minitimeQua Jan 07, 2009 7:31 pm

Para começar na generalidade não gosto de pessoas, é olhar para o mundo e ver como as coisas são e como as pessoas são na esmagadora maioria (felizmente e ainda há excepções) são cínicas, hipócritas, mesquinhas e só olham para e pelo o próprio cu.

É ver a palhaçada que está a haver agora mm entre a Rússia e a Ucrânia, na altura de maior frio, corta-se assim o gás à parva e ainda por cima se penalizam pessoas de países que nada têm a ver com isso.

Bom esta palavrada toda para dizer, não sou racista mas sou xenófobo.

Quero aqui dizer que os principais responsáveis pela minha xenofobia são os escroques dos exploradores de pessoas que desataram a contratar mão de obra abaixo de serem mal pagos, e dos vergonhosos governantes que o permitiram, sob a bandeira do crescimento económico.

Não se deram condições as essas pessoas nem monetárias nem de integração nem de educação, foi e é pura e simplesmente escravatura pura e dura camuflada sob uma alegada e misera remuneração.

Aconteceu que gerou e ainda gera marginalidade e depois das pessoas que vieram para trabalhar vieram os outros para explorar, para cometer uma porrada de crimes como fazem no país deles.

É lirismo do mais bacoco pensar-se que só as pessoas de bem emigram, se as que nada ou quase nada têm, fazem das tripas coração para procurar uma vida melhor, os outros que são criminosos, muito mais facilmente o fazem.

Já me basta levar com a escória que é nascida e criada no meu país e ainda tenho de levar com a escória dos outros.

Hoje em dia não podemos sair à rua sem ir a olhar por cima do ombro, não podemos estar descansados na marmelada junto ao mar sem estar com um olho na maria e outro no ambiente que nos rodeia.

Bastava no tempo das vacas gordas em vez de se fazerem grandes obras públicas ter-se apostado na formação das pessoas não estávamos na miséria económica e social em que estamos e ainda por cima o investimento que vemos no horizonte é o quê? lá está
Aeroporto e TGV.

PUTA DA VERGONHA QUE NÃO EXISTE PARA ESTES GAJOS

A culpa não é dos desgraçados que vieram para cá à procura de uma melhor vida é das bestas que os trouxeram para cá com cantigas de dinheiro e trabalho e só lhes e nos deram miséria.

Não considero que haja uma raça de pessoas superior ou inferior à outra, não desdenho nenhuma nem idolatro nenhuma, dou-me bem com pessoas de todas as raças e credos, por isso mesmo não me considero racista.
Ir para o topo Ir para baixo
Tearsofawolf
Cavaleiro/Dama
Tearsofawolf


Masculino
Áries Macaco
N. de Mensagens : 139
Idade : 44
Raça : Troll
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Hades (Submundo/Pranto/Morte)
Cor : Azul Escuro

Racismo Empty
MensagemAssunto: Re: Racismo   Racismo Icon_minitimeQua Jan 07, 2009 7:38 pm

Desconhecida escreveu:
O ser humano consegue ser o pior animal à face da terra...

110% de acordo
Ir para o topo Ir para baixo
Fundador (ex-Váli)
Deus(a) do Sol (administração)
Fundador (ex-Váli)


Masculino
Áries Cobra
N. de Mensagens : 2041
Idade : 35
Local : Lisboa
Raça : Ent/Povo das Árvores
Elemento : Madeira
Deus : Poseidon (Mar/Ideologia/Sonho)
Cor : Verde

Racismo Empty
MensagemAssunto: Re: Racismo   Racismo Icon_minitimeQua Jan 07, 2009 8:46 pm

Tears compreendo perfeitamente que muitos que entram no país vêm com objectivos mafiosos e talvez devesse existir maior controlo nas fronteiras. Acho que idealmente não deveria de existir misturas em grande escala de pessoas, em prol da sobrevivência da cultura dessas mesmas e de um maior respeito pelas nossas pessoas. Porque muitos alemães, ingleses, americanos olham para nós como um país que pode ser facilmente explorado e porque muitas empresas portuguesas entram em falência por não conseguirem competir com as espanholas.

No entanto também existe muita gente que vem porque o seu país tem problemas graves e é nossa obrigação ajuda-los, já que os nossos governos não fazem nada para acabar com a fome, o mínimo que podem fazer é aceitar as vitimas da fome que nós próprios provocamos. Actualmente e como o mundo está não temos o direito moral de impedir a entrada de ninguém.
Ir para o topo Ir para baixo
http://folklusitania.heavenforum.com
Tearsofawolf
Cavaleiro/Dama
Tearsofawolf


Masculino
Áries Macaco
N. de Mensagens : 139
Idade : 44
Raça : Troll
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Hades (Submundo/Pranto/Morte)
Cor : Azul Escuro

Racismo Empty
MensagemAssunto: Re: Racismo   Racismo Icon_minitimeQua Jan 07, 2009 9:04 pm

Temos o direito de exigir que ás pessoas que vêm, no mínimo lhes sejam dadas condições iguais ás nossas, e se as nossas já não são grande coisa, se os nossos ordenados são baixos como podemos exigir que as pessoas que imigram proporcionem boas condições de vida aos seus filhos.

Eu trabalho em Construção Civil, colegas meus trabalham dias à volta de 16 horas por dia, onde está o tempo para os filhos deles e olha que ali não ganham mal.

Mas onde fica o tempo para dedicarem á educação e formação dos filhos?

A situação é simples, no nosso país não há condições para acolher mais emigrantes. O problema é que os patrões não querem gastar dinheiro e preferem pagar menos aos outros, e se os primeiros eslavos, tinham formação, não me venham agora dizer que a comunidade brasileira e a africana são comunidades na sua generalidade com boa formação profissional, social e académica, o que acontece é q são estes os alvos fáceis para pagar pouco e se lhes dar condições precárias nos empregos, a maioria destas pessoas para sobreviver e mandar dinheiro para os países de origem têm de ter dois empregos.

E os filhos? Onde fica a formação e educação dos filhos?

A criminalidade na sua generalidade vem smp smp na 2ª geração, será que não se aprendeu nada ao longo do tempo?
Ir para o topo Ir para baixo
Selene Morgan
Burguês/Burguesa
Selene Morgan


Feminino
Leão Macaco
N. de Mensagens : 68
Idade : 31
Local : Monte da lua
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Hades (Submundo/Pranto/Morte)
Cor : Azul Escuro

Racismo Empty
MensagemAssunto: Re: Racismo   Racismo Icon_minitimeQui Jan 08, 2009 12:11 pm

Isto dava um bom topico sobre imigraçao/ emigraçao


Cada vezs isto vai ficar pior, cada vez mais
as geraçoes vao ser más devido a demasiada liberdade,
a crise economica vai aumentar
muito mais devido a escassez que vai haver de alimentos
e as doenças vao ser outro factor elevado
isto devido ao aquecimento global.
Hoje roubamos e lutamos por tecnologias, dinheiro e etc
amanha roubaremos e lutaremos por um pingo de agua putavel.
Vejo isto como um abismo e o fundo dele no futuro.
Por isso ate nem tamos mal actualmente.
Ir para o topo Ir para baixo
http://traurigstern.hi5.com
Entropic Thing
Guerreiro/Guerreira
Entropic Thing


Feminino
Capricórnio Cachorro
N. de Mensagens : 43
Idade : 41
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei)
Cor : Azul Escuro

Racismo Empty
MensagemAssunto: Re: Racismo   Racismo Icon_minitimeQui Jan 29, 2009 5:41 pm

Selene Morgan escreveu:
Isto dava um bom topico sobre imigraçao/ emigraçao

Sim.
Quando andava na faculdade fiz uma reportagem sobre emigração/imigração e descobri coisas interessantes. Por exemplo, que as pessoas vêm mesmo ao engano, pensam mesmo que vão viver melhor, que vão ter melhores condições de vida... Enfim.

Quanto ao racismo em si, não faz sentido. Ponto final.
Não é verdade que todos sejamos racistas. Mas é verdade que todos já tivemos comportamento preconceituosos. Eu estou sempre vigilante em relação aos meus e considero-me uma pessoa pouco preconceituosa.
Ir para o topo Ir para baixo
http://senhorasdometal.blogspot.com/
Jordán
Guerreiro/Guerreira
Jordán


Feminino
Áries Cabra
N. de Mensagens : 49
Idade : 33
Local : Parede, Cascais
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei)
Cor : Azul Escuro

Racismo Empty
MensagemAssunto: Re: Racismo   Racismo Icon_minitimeQui Jan 29, 2009 6:15 pm

Vejo à minha volta que a maioria das pessoas, realmente tem tendência a afastar-se de quem é diferente. Isso faz-me bastante confusão...

Eu adoraria conhecer mais pessoas diferentes de mim, Africanos, Chineses, Nativos Americanos ( cujos ideais e cultura me fascinam imenso), Japoneses...Isto porque, o que eu acho é que, na diferença de culturas e pessoas é que reside a sabedoria. É tão emocionante aprendermos coisas novas com os outros. Oiçam bem a musica da Pocahontas, Colors of the wind ( xD desculpem lá mas aquela música tem com cada verdade que até dói)!

O unico senão nesta mistura cultural e racial é a tendência para criticar os costumes dos outros e não aceitar nem compreender os ideais de cada um. Bem, isto é que é o racismo não é verdade? É uma pena... E não querendo julgar ninguém, os imigrantes, talvez pela falta de condiçoes, é obvio que são obrigados a tornarem-se por vezes criminosos. O que as pessoas se esquecem é que tanto os do noss Pais como os Imigrantes praticam crimes.. mas foi dito, quem é diferente é quem tem culpa...portanto as pessoas fecham os olhos e tapam os ouvidos perante os criminosos, neste caso, Portugueses e a culpa e sempre dos que vêm lá de fora "Vêm lá do País deles, destabilizar o nosso! Por isso é que isto está assim!" já eu ouvi dizer tantas e tantas vezes. É assim que se desencadeia uma grande parte do Racismo. Não ando contente com Imigrantes e com filhos de imigrantes já considerados Portugueses, mas é necessário não ver isto como se fosse por causa da sua raça, nacionalidade ou por causa das suas origens. É necessário perceber que são Pessoas, só pessoas.


cumprimentos!
Ir para o topo Ir para baixo
Kraft durch Freude
Herói/Heroína mitológic@
Kraft durch Freude


N. de Mensagens : 2054
Raça : Ent/Povo das Árvores
Deus : Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista)

Racismo Empty
MensagemAssunto: Re: Racismo   Racismo Icon_minitimeSex Jan 30, 2009 12:22 am

Uma coisa é o racismo, que como está indicado no primeiro post deste tópico, se refere à "convicção de que alguns indivíduos e sua relação entre características físicas hereditárias, e determinados traços de caráter e inteligência ou manifestações culturais, são superiores a outros".
Na minha humilde opinião esta definição chega a cair no ridículo. Dada a quantidade e variedade de pessoas que há, inclusive com características físicas e de carácter semelhantes, sendo cada uma diferente, é impossível determinar à partida que alguém "não presta". Considerar que os outros são inferiores porque são diferentes é estúpido demais para merecer ter outro nome.
Qualquer contribuição da minha parte sobre este tipo de "racismo" (que tenho dificuldade em acreditar que exista, assente nas premissas de irracionalidade em que nos é normalmente apresentado) resume-se a isto.


Outra, é a discussão acerca das vantagens e desvantagens da imigração sobre as sociedades actuais, e sobre se a situação actual deve manter-se ou se deve ser alterada, e em que sentido.
Na minha humilde opinião, por aqui já há muito por onde se poderia pegar. O aumento da criminalidade provocada pela exclusão social é inegável. É inegável que existem desvantagens na imigração massiva que se verifica nos dias de hoje.
Infelizmente, há muita gente que prefere apelidar de "racista" a quem pretende discutir estas questões, em vez de aceitar essa discussão. Não os censuro: a alteração do panorama de qualquer sociedade nunca foi conveniente às maiorias, e manter o rumo da sociedade tal como se encontra hoje é a melhor solução para quem nela encontra conforto e receia o que poderia vir de tal alteração.


A homogeneização que se verifica actualmente provoca uma grande perda cultural, da qual muitos de nós certamente já nem nos apercebemos. Quantos dos imigrantes que para cá vêm mantêm as ligações com as suas raízes? Não falo das primeiras, mas das segundas e terceiras gerações, que "já são portugueses". Quantos desses novos "portugueses" têm alguma ligação com a cultura portuguesa? Quantos de nós temos ainda alguma ligação com a cultura portuguesa? E por "cultura portuguesa" não me refiro a "ser português". Quantos de nós pertencemos a associações culturais, a ranchos, a grupos recreativos, participamos em eventos que nos liguem à nossa comunidade e celebramos o nosso passado, fazendo-o propagar-se no nosso presente?
O problema central, a meu ver, não se encontra na imigração, mas na perda da identidade dos povos, na acefalia global e sensação de não-pertença a parte alguma para onde grande parte das pessoas neste mundo se encaminha. Os problemas da imigração massiva que se verificam hoje são consequências deste problema (e vice-versa).



Foi realmente triste e uma felicidade estranha, quando estive em Idanha-a-Velha e constatei que o grupo cultural que ainda sobrevive é constituído praticamente apenas por pessoas com mais de 60 anos. O mais jovem do grupo tinha cerca de 40, se não estou em erro. Já não há jovens na aldeia, e os que há são os filhos de pais que estão a viver em Lisboa ou outras cidades, que detestam ir à aldeia nas férias porque não têm ninguém da sua idade com quem estar.

Tal como este exemplo, muitos outros há por todo o interior de Portugal (e não só, lá fora passa-se o mesmo em muitos sítios com passados históricos riquíssimos, que se arriscam a perder-se com a indiferença a que são deixados). Que cultura para partilhar terão os filhos destas famílias que deixaram as suas raízes? Onde estão as suas raízes? Que cultura têm para partilhar com os imigrantes que vêm para Portugal, e que, muito provavelmente, acabarão por se fundir também neste tipo de sociedade "desenraizada"? Talvez um dia se lembrem que em tempos, nem toda a gente era igual, e que cada povo tinha a sua forma de viver. Espero que nesse dia não seja tarde demais para ainda recuperar a sua história.

Recomendo a audição da primeira parte * do programa Planeta 3 da Antena 3 desta semana, em que está incluída uma entrevista com o falecido João Aguardela que, a certa altura (por volta dos 9 minutos), diz algo como:
Citação :
"Nós temos duas hipóteses, a liberdade é mesmo isso: se nós queremos que a nossa cultura seja isto que todos nós conhecemos, que conhecemos quando vamos a um concerto, quando ligamos um rádio... Se queremos que seja isto, tudo bem. Agora, se queremos que seja outra coisa, temos todos de contribuir para isso. (...) Este processo foi acontecendo gradualmente, e o processo a que eu me refiro é um processo de aculturação - mesmo nas coisas mais alternativas, as pessoas estão formatadas. Mesmo naquilo que é considerado independente ou alternativo, a coisa está completamente formatada."
Durante o programa ele fala da forma como tentou dar a conhecer a cultura portuguesa, não através de um saudosismo sobre o passado, mas preservando-a, misturando essa cultura ancestral com elementos modernos.

Como li algures, "Tradição é a passagem do fogo, não a veneração das cinzas".


* - não sei até quando o link estará a funcionar, mas posso fazer o upload do ficheiro para algum lado, se quiserem ouvir. Basta pedir.
Ir para o topo Ir para baixo
Entropic Thing
Guerreiro/Guerreira
Entropic Thing


Feminino
Capricórnio Cachorro
N. de Mensagens : 43
Idade : 41
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei)
Cor : Azul Escuro

Racismo Empty
MensagemAssunto: Re: Racismo   Racismo Icon_minitimeSex Jan 30, 2009 12:14 pm

Kraft durch Freude escreveu:

A homogeneização que se verifica actualmente provoca uma grande perda cultural, da qual muitos de nós certamente já nem nos apercebemos. Quantos dos imigrantes que para cá vêm mantêm as ligações com as suas raízes? Não falo das primeiras, mas das segundas e terceiras gerações, que "já são portugueses". Quantos desses novos "portugueses" têm alguma ligação com a cultura portuguesa? Quantos de nós temos ainda alguma ligação com a cultura portuguesa? E por "cultura portuguesa" não me refiro a "ser português". Quantos de nós pertencemos a associações culturais, a ranchos, a grupos recreativos, participamos em eventos que nos liguem à nossa comunidade e celebramos o nosso passado, fazendo-o propagar-se no nosso presente?

A homogeneização não tem tanto a ver com as questões da imigração, mas mais com as da globalização. Perguntaste bem: " Quantos de nós temos ainda alguma ligação com a cultura portuguesa?". Sim, quantos? Parece que, cada vez mais, a tendência é o desaparecimento dos regionalismos, seremos cada vez mais globais, com tudo o que de negativo e positivo isso acarreta.

Mas não sejas tão negativo. Não estarias num fórum de folk se algumas tradições não sobrevivessem. E em Portugal têm surgido nos último tempos têm aparecido artista, bandas e projectos que têm procurado expressar essa identidade portuguesa. E o que dizer do renascimento do fado. Claro que estas expressões estão modernizadas, o que também é positivo, porque uma cultura que se adapta não morre.

Citação :

O problema central, a meu ver, não se encontra na imigração, mas na perda da identidade dos povos, na acefalia global e sensação de não-pertença a parte alguma para onde grande parte das pessoas neste mundo se encaminha. Os problemas da imigração massiva que se verificam hoje são consequências deste problema (e vice-versa).

Os problemas da imigração massiva são de outra natureza. São problemas económicos. Quem tem qualidade de vida geralmente não emigra.

Quanto à sensação de pertença não acho que ela tenha desaparecido. As pessoas ainda querem pertencer a qualquer coisa, mas não às mesmas coisas de há algumas décadas atrás.
Ir para o topo Ir para baixo
http://senhorasdometal.blogspot.com/
Kraft durch Freude
Herói/Heroína mitológic@
Kraft durch Freude


N. de Mensagens : 2054
Raça : Ent/Povo das Árvores
Deus : Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista)

Racismo Empty
MensagemAssunto: Re: Racismo   Racismo Icon_minitimeSex Jan 30, 2009 5:26 pm

Entropic Thing escreveu:
Os problemas da imigração massiva são de outra natureza. São problemas económicos. Quem tem qualidade de vida geralmente não emigra.
Referia-me aos "problemas causados pela imigração massiva" e não às causas dessa imigração, talvez me tenha expressado mal. Os problemas sociais que a imigração traz poderiam ser evitados em grande medida, tanto se houvesse um sentimento de pertença à comunidade de destino, como se as raízes dos migrantes e sua descendência não se perdessem, o que até poderia contribuir mais para a troca de experiências culturais. Mas a sociedade em que vivemos não está "formatada" para isto, e acabamos (quase) todos por ir engolindo o que vem dos ecrãs, deixando o tempo passar passivamente, consumindo e vivendo no pacato rebanho de revoltados-mas-parte-do-problema.



Depois de ter escrito sobre as adufeiras de Idanha-a-Velha, lembrei-me de quando lá estive as ter ouvido cantar. Havia pelo menos uma letra de uma música em que diziam algo como "sou uma rapariga ainda jovem, ainda não fiz 20 anos", e que falava sobre as suas "aventuras", enquanto andava atrás dos rapazes lá do sítio, e a música era mesmo animada. Para além da alegria transmitida e que se sentia, o que entristecia mesmo era constatar que aquele grupo era composto apenas por senhoras de mais de 60, 70 e 80 anos, quando se notava que as músicas tinham sido em tempos parte de outro estilo de vida, votado ao esquecimento em grande parte por ignorância e desinteresse.

Posso ter soado negativo, mas entristece-me mesmo o estado a que as coisas se deixam chegar. Sei que é fácil generalizar mas normalmente o que tento fazer é transmitir a minha percepção daquilo que vejo à minha volta e da minha experiência. Penso que não erro ao afirmar que a maior parte das pessoas da minha geração que observo na minha vida corresponde à caracterização que apresentei de cidadãos do mundo e de parte alguma ao mesmo tempo.



Por outro lado, este fórum alegrou-me imenso. A sério que não contava ter encontrado nada assim. Já tinha andado à procura, várias vezes ao longo dos últimos anos, mas o melhor que encontrei foi um fórum semelhante, brasileiro, com milhares de utilizadores. Espero sinceramente que seja possível fazer deste espaço algo mais do que um cantinho para debitarmos as nossas ideias, e que todos possamos aprender algo uns com os outros, e que isso sirva para enriquecer a vida de cada um. Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Selene Morgan
Burguês/Burguesa
Selene Morgan


Feminino
Leão Macaco
N. de Mensagens : 68
Idade : 31
Local : Monte da lua
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Hades (Submundo/Pranto/Morte)
Cor : Azul Escuro

Racismo Empty
MensagemAssunto: Re: Racismo   Racismo Icon_minitimeSex Jan 30, 2009 6:50 pm

Visto que ja passaram para outro tema tambem parte deste mas nao propriamente este ...
e visto que dava outro bom topico criei um. Tem um topico de emigraçao/ imigraçao na parte da filosofia. Smile
Ir para o topo Ir para baixo
http://traurigstern.hi5.com
Sir Martinez
Cavaleiro/Dama
Sir Martinez


Masculino
Câncer Cobra
N. de Mensagens : 102
Idade : 34
Local : Benfica/Lisboa
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Zeus (Justiça/Regência/Sentença)
Cor : Azul Escuro

Racismo Empty
MensagemAssunto: Re: Racismo   Racismo Icon_minitimeSáb Jan 31, 2009 2:58 pm

Só tenho a citar o seguinte:

Eu sou racista e com muito gosto, mas so penso assim e reago dessa maneira para aqueles que me fazem mal e aos que me rodeiam, que julgam-me ou quando simplesmente apontam-me o dedo quando não tem razão de o fazer, independentemente da raça que for, preto, branco amarelo etc etc.

sem mais nada dizer...
Ir para o topo Ir para baixo
Manwë
Mestre
Manwë


Masculino
Touro Galo
N. de Mensagens : 578
Idade : 31
Local : Bracara Augusta
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Hermes (Engenho/Pensamento/Arte)
Cor : Cinzento

Racismo Empty
MensagemAssunto: Re: Racismo   Racismo Icon_minitimeSáb Jan 31, 2009 6:40 pm

Suspect

Então não és racista pah.
Ir para o topo Ir para baixo
http://whoknewindeed.wordpress.com
Sir Martinez
Cavaleiro/Dama
Sir Martinez


Masculino
Câncer Cobra
N. de Mensagens : 102
Idade : 34
Local : Benfica/Lisboa
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Zeus (Justiça/Regência/Sentença)
Cor : Azul Escuro

Racismo Empty
MensagemAssunto: Re: Racismo   Racismo Icon_minitimeSáb Jan 31, 2009 8:26 pm

Draconus Thorn escreveu:
Suspect

Então não és racista pah.

Tipo, qual e a parte do meu ultimo topico que nao percebestes? .24.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Racismo Empty
MensagemAssunto: Re: Racismo   Racismo Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Racismo
Ir para o topo 
Página 1 de 6Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Leis do fórum relativamente a racismo, homofobia, sexismo, etc

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Folk Lusitânia :: Parte Sul :: Academia de Filosofia-
Ir para: