Folk Lusitânia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Folk Lusitânia

Folk, Neo-clássico, New Age, World Music, Darkwave, Medieval, Música Étnica, Folk Metal, Symphonic Metal, Dark Ambient, Neofolk, Marcial.
 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Racismo

Ir para baixo 
+26
Jazmin
Nya
Fenris
DarkCapricorn
Siivet
Averróis
Nocturna
RedHead
Spectrum
marsupilami
Wanderer
Aelle
Ceinwyn
Ella
Sir Martinez
Kraft durch Freude
Jordán
Entropic Thing
Tearsofawolf
tempus
Desconhecida
Fundador (ex-Váli)
SaahiraMoon
Manwë
Fadinha
Selene Morgan
30 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte
AutorMensagem
Manwë
Mestre
Manwë


Masculino
Touro Galo
N. de Mensagens : 578
Idade : 31
Local : Bracara Augusta
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Hermes (Engenho/Pensamento/Arte)
Cor : Cinzento

Racismo - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Racismo   Racismo - Página 2 Icon_minitimeSáb Jan 31, 2009 8:57 pm

Mas então se reages mal quando te fazem mal independentemente da cor das pessoas isso não é racismo, é agir com sensatez.
Ir para o topo Ir para baixo
http://whoknewindeed.wordpress.com
Fundador (ex-Váli)
Deus(a) do Sol (administração)
Fundador (ex-Váli)


Masculino
Áries Cobra
N. de Mensagens : 2041
Idade : 35
Local : Lisboa
Raça : Ent/Povo das Árvores
Elemento : Madeira
Deus : Poseidon (Mar/Ideologia/Sonho)
Cor : Verde

Racismo - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Racismo   Racismo - Página 2 Icon_minitimeDom Fev 01, 2009 1:25 pm

Eu não me considero racista mas, só para continuarmos o debate, existem questões complicadas. Se por exemplo for provado que o QI da raça branca é superior essa verdade deve ser escondida ou divulgada? Ou se a sociobiologia ou a psicologia evolucionista justificar a superioridade da raça branca como sendo a raça mais apta a sobreviver (dominante) e mais inteligente serão essas ciências racistas? Poderão ter consequências negativas?

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sociobiologia

Ou se eu preferir a mulher nórdica á mulher latina, estou a ser racista?
( Razz)
Ir para o topo Ir para baixo
http://folklusitania.heavenforum.com
Manwë
Mestre
Manwë


Masculino
Touro Galo
N. de Mensagens : 578
Idade : 31
Local : Bracara Augusta
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Hermes (Engenho/Pensamento/Arte)
Cor : Cinzento

Racismo - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Racismo   Racismo - Página 2 Icon_minitimeDom Fev 01, 2009 1:51 pm

Dado que eu considero o racismo como uma atitude de ódio irracional tendo como base apenas a cor das outras pessoas, não acho que essas ciências, sendo apoiadas por factos cientificamente comprovados, fossem racistas.
E quanto ao preferires mulheres nórdicas às latinas, isso também não é racismo. São gostos. Racismo era se tratasses mal mulheres latinas apenas por serem latinas.
Ir para o topo Ir para baixo
http://whoknewindeed.wordpress.com
Kraft durch Freude
Herói/Heroína mitológic@
Kraft durch Freude


N. de Mensagens : 2054
Raça : Ent/Povo das Árvores
Deus : Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista)

Racismo - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Racismo   Racismo - Página 2 Icon_minitimeSeg Fev 02, 2009 10:18 pm

Penso que o tema da imigração/emigração não se desvia assim tanto da discussão da situação actual das raças humanas.

Uma vez que cada vez mais nos dirigimos para a uniformização das sociedades em que vivemos, tem-se vindo a perder gradualmente a diversidade racial:
- Muitas sociedades perderam grande parte da sua cultura para uma "ocidentalização" cada vez mais presente, principalmente se observarmos grandes cidades fora do continente europeu ou norte-americano, cidades essas onde se encontra uma enorme percentagem das população de alguns países. Por um lado ganham as comodidades desse tipo de vida. Por outro, perdem o que caracterizava a sua cultura, e alguns hábitos que poderiam até ser mais saudáveis do que os que recentemente "importados".
- Para além da cultura, com o passar de alguns séculos ou milénios, se o ritmo de miscigenação racial continuar a aumentar, também algumas características físicas de certos povos se irão diluir, perdendo-se os seus traços e "diferenças", para traços absorvidos por outros. Há várias teorias sobre as vantagens ou desvantagens deste ponto, como por exemplo a melhor ou pior resistência do Homem a um maior número de doenças ou a eliminação ou aumento da probabilidade da ocorrência de deficiências pela maior diversidade genética.

Não sei se tudo isto será maioritariamente negativo ou positivo, mas, como disse a Jordán, "na diferença de culturas e pessoas é que reside a sabedoria". Se por um lado, para assegurar a existência dessas diferenças, a solução mais fácil seria fechar fronteiras e negar tudo o que não fosse "genuinamente nosso", por outro, o que se ganharia com um total fecho das culturas sobre si mesmas? A história já nos mostrou que daí à intolerância sobre as diferenças pode ser um passo pequeníssimo e com consequências por vezes terríveis.

Um meio-termo é o que me parece que seria mais vantajoso... Onde se encontra tal meio-termo, tenho dificuldade em discernir.



Quanto à questão do QI, apesar de ser um assunto muitíssimo controverso, vários estudos apontam para que os resultados se agrupem de acordo com a origem genética ou cultural (ou outros factores, conforme a teoria que preferirem investigar). Segundo vários estudos, em termos gerais os africanos serão aqueles que obtêm os piores resultados nos testes para determinação do quociente de inteligência, seguidos dos nativos americanos, estando depois os europeus, e, com os melhores resultados, os asiáticos. É óbvio que estes estudos estão sujeitos a imensas críticas pela subjectividade da sua validade. No entanto, podem servir para validar o facto de que estas diferenças existem.
[Mais aqui: http://en.wikipedia.org/wiki/Race_and_intelligence - por acaso é um dos artigos que já vi na Wikipédia com mais notas externas e referências de outras fontes]

Fica sempre bonito dizermos que somos "todos diferentes, todos iguais", mas (talvez para ficarem bem vistos e imunizarem-se a críticas,) para muitos parece ser mais fácil olhar para a segunda parte, a dos "todos iguais", esquecendo-se que há mesmo diferenças, com as quais todos ganharíamos se forem preservadas para poderem ser estudadas e compreendidas.



P.S.- Antes que venha alguém acusar-me de empregar termos incómodos como "raça", "racial" ou "miscigenação", leiam o(s) meu(s) post(s) com olhos de ler, e deixem-se de preconceitos. Estas palavras existem na língua portuguesa, e não é por algumas pessoas as associarem a parvoíces sem sentido que as deixarei de empregar quando penso que fazem sentido.

P.P.S.- Desculpem lá os meus testamentos, mas eu às vezes até tenho de me controlar para não escrever mais. .28.
Ir para o topo Ir para baixo
Ella
Guerreiro/Guerreira
Ella


Feminino
Capricórnio Dragão
N. de Mensagens : 32
Idade : 35
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei)
Cor : Azul Escuro

Racismo - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Racismo   Racismo - Página 2 Icon_minitimeSeg Fev 16, 2009 6:14 pm

Váli escreveu:
Eu não me considero racista mas, só para continuarmos o debate, existem questões complicadas. Se por exemplo for provado que o QI da raça branca é superior essa verdade deve ser escondida ou divulgada? Ou se a sociobiologia ou a psicologia evolucionista justificar a superioridade da raça branca como sendo a raça mais apta a sobreviver (dominante) e mais inteligente serão essas ciências racistas? Poderão ter consequências negativas?

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sociobiologia

Ou se eu preferir a mulher nórdica á mulher latina, estou a ser racista?
( Razz)

Mesmo que tudo isso fosse verdade.
Dar-te-ia o direito de discriminar os outros?
Ir para o topo Ir para baixo
Ella
Guerreiro/Guerreira
Ella


Feminino
Capricórnio Dragão
N. de Mensagens : 32
Idade : 35
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei)
Cor : Azul Escuro

Racismo - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Racismo   Racismo - Página 2 Icon_minitimeSeg Fev 16, 2009 6:22 pm

(Orgulhosamente) Filha de uma negra Cabo-Verdiana e branco Portugues sempre vi o racismo como uma falta de inteligência e um excessivo défice de confiança em si mesmo.

Mas passa pela cabeça de alguém não gostar de pretos/brancos/brasileiros/whatever so porque todos os que conhece ou vê são bandidos(ou la o que seja, às vezes basta "ser" apenas)????

Sou EXTREMAMENTE tolerante, o que significa que posso discordar das tuas ideias mas se fores correcto para mim, seremos amigos!
Generalizar é o mais fácil e é muito triste também.
Ir para o topo Ir para baixo
Fundador (ex-Váli)
Deus(a) do Sol (administração)
Fundador (ex-Váli)


Masculino
Áries Cobra
N. de Mensagens : 2041
Idade : 35
Local : Lisboa
Raça : Ent/Povo das Árvores
Elemento : Madeira
Deus : Poseidon (Mar/Ideologia/Sonho)
Cor : Verde

Racismo - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Racismo   Racismo - Página 2 Icon_minitimeQua Fev 18, 2009 12:27 am

Ella escreveu:
Váli escreveu:
Eu não me considero racista mas, só para continuarmos o debate, existem questões complicadas. Se por exemplo for provado que o QI da raça branca é superior essa verdade deve ser escondida ou divulgada? Ou se a sociobiologia ou a psicologia evolucionista justificar a superioridade da raça branca como sendo a raça mais apta a sobreviver (dominante) e mais inteligente serão essas ciências racistas? Poderão ter consequências negativas?

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sociobiologia

Ou se eu preferir a mulher nórdica á mulher latina, estou a ser racista?
( Razz)

Mesmo que tudo isso fosse verdade.
Dar-te-ia o direito de discriminar os outros?

Ella eu acho que não dá o direito de discriminar ou menosprezar seja de que forma for, em actos ou pensamentos, e tenho o hábito de julgar as pessoas pela atitude destas para comigo e não pelo exterior. E como tu disseste o racismo tem o seu absurdo pela generalização de que parte.

No entanto, a um nível ideal, acho que o mundo seria melhor sem misturas raciais. Mas é algo geral e não particular, e não é por pensar assim que menosprezo seja quem for. Não acho que esteja a faltar ao respeito a ninguém:|
Ir para o topo Ir para baixo
http://folklusitania.heavenforum.com
Ella
Guerreiro/Guerreira
Ella


Feminino
Capricórnio Dragão
N. de Mensagens : 32
Idade : 35
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei)
Cor : Azul Escuro

Racismo - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Racismo   Racismo - Página 2 Icon_minitimeQua Fev 18, 2009 3:20 am

Váli escreveu:
Ella escreveu:
Váli escreveu:
Eu não me considero racista mas, só para continuarmos o debate, existem questões complicadas. Se por exemplo for provado que o QI da raça branca é superior essa verdade deve ser escondida ou divulgada? Ou se a sociobiologia ou a psicologia evolucionista justificar a superioridade da raça branca como sendo a raça mais apta a sobreviver (dominante) e mais inteligente serão essas ciências racistas? Poderão ter consequências negativas?

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sociobiologia

Ou se eu preferir a mulher nórdica á mulher latina, estou a ser racista?
( Razz)

Mesmo que tudo isso fosse verdade.
Dar-te-ia o direito de discriminar os outros?

Ella eu acho que não dá o direito de discriminar ou menosprezar seja de que forma for, em actos ou pensamentos, e tenho o hábito de julgar as pessoas pela atitude destas para comigo e não pelo exterior. E como tu disseste o racismo tem o seu absurdo pela generalização de que parte.

No entanto, a um nível ideal, acho que o mundo seria melhor sem misturas raciais. Mas é algo geral e não particular, e não é por pensar assim que menosprezo seja quem for. Não acho que esteja a faltar ao respeito a ninguém:|




Entendo te, nem quis de forma alguma ofender, foi mesmo só uma questão :p (os malefícios de falar pela internet lol)

Mas achas que as misturas raciais são nocivas porque?
Se as generalizações são erradas, não achas que com a mistura, eventualmente, acabariam por desaparecer?
Eu sei que nem toda a gente é como eu, mas sendo eu fruto de uma mistura, sou incapaz de pegar em seres com particularidades diferentes das minhas e pô-las no mesmo saco, descriminando-as ou achando as nocivas.


Note-se que, já que grande parte do racismo em Portugal deriva da criminalidade, que ponho de parte esta situação quando falo em particularidades diferentes.
Sou CONTRA a onda crescente de criminalidade MAS, nao justifica que acuse e maldiga apenas Brasileiros e Africanos, porque são estes de quem mais se ouve falar, por exemplo.
Ir para o topo Ir para baixo
Fundador (ex-Váli)
Deus(a) do Sol (administração)
Fundador (ex-Váli)


Masculino
Áries Cobra
N. de Mensagens : 2041
Idade : 35
Local : Lisboa
Raça : Ent/Povo das Árvores
Elemento : Madeira
Deus : Poseidon (Mar/Ideologia/Sonho)
Cor : Verde

Racismo - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Racismo   Racismo - Página 2 Icon_minitimeSex Fev 20, 2009 6:45 pm

É apenas uma questão de cultura e valores. A existência de varias culturas depende de que estas não se misturem. Não acho justo que o Kizomba e outros estilos africanos estejam mais na moda do que a musica portuguesa apenas por questões comerciais, já que MadreDeus não enche discotecas. Acontece que muitas das nossas crianças identificam-se com estilos típicos de grupos de estratos sociais pobres, adoptando a mentalidade destes, em vez de cultivarem uma mentalidade erudita, disciplinada, trabalhadora, intelectual(…). Afinal quando somos atendidos por um medico gostamos que ele tenha estas características, no entanto não são estes os valores beneficiados pela mentalidade popular e com a entrada de pessoas oriundas de países não desenvolvidos tende-se cada vez a valorizar os estereótipos desnecessários á nação. Neutral
Ir para o topo Ir para baixo
http://folklusitania.heavenforum.com
Ceinwyn
Deus(a) da Lua (moderação)
Ceinwyn


Feminino
Leão Tigre
N. de Mensagens : 3936
Idade : 37
Raça : Gárgula
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista)
Cor : Vermelho

Racismo - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Racismo   Racismo - Página 2 Icon_minitimeSex Fev 20, 2009 10:09 pm

Váli, se não te importas, vou "bater-te" um bocadinho... Razz

Váli escreveu:
A existência de varias culturas depende de que estas não se misturem.

Pelo contrário, a esmagadora maioria das culturas actuais resulta de inúmeras misturas, particularmente as dos países ditos ocidentais. E são essencialmente estes que se exportam para o resto do mundo, muito mais do que o oposto, que é o que parece que estás a dizer.
Deve-se interromper a interacção entre culturas num determinado estádio da sua evolução? E como e quando é que isso se faz?

Váli escreveu:
Não acho justo que o Kizomba e outros estilos africanos estejam mais na moda do que a musica portuguesa apenas por questões comerciais, já que MadreDeus não enche discotecas.

Se não houvesse kizomba (ou quaisquer outros estilos de música que queiras), a generalidade das pessoas em Portugal ia ouvir Madredeus? Parece-me mais que iam ouvir (já ouvem, aliás) Tony Carreira. Há tanta coisa boa e má na música africana como em qualquer outra. Ouço muita música portuguesa, mas não me interessa nada se o que estou a ouvir vem de outro sítio qualquer, o que conta é soar bem, nada mais. É puro gosto pessoal. Quem somos nós para dizer que esta música é melhor que aquela? Quem não gosta do que passa nas discotecas, vai a outro lado, há espaços para todos os gostos...

Váli escreveu:
Acontece que muitas das nossas crianças identificam-se com estilos típicos de grupos de estratos sociais pobres, adoptando a mentalidade destes, em vez de cultivarem uma mentalidade erudita, disciplinada, trabalhadora, intelectual(…).

E daí? Estamos aqui pela música folk, que não tem certamente origem na vida e mentalidade dos estratos sociais ricos. Ser pobre impede alguém de ser erudito, trabalhador, etc? Nesse caso, a nação está bem lixada...
Ir para o topo Ir para baixo
Aelle
Mestre
Aelle


Masculino
Libra Porco
N. de Mensagens : 748
Idade : 40
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei)
Cor : Azul Escuro

Racismo - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Racismo   Racismo - Página 2 Icon_minitimeSáb Fev 21, 2009 4:13 am

Topico tão interessante quanto polémico. Em primeiro lugar, há que mencionar que os portugueses são dos povos menos racistas do mundo. (Sim, é verdade!) Talvez por nós próprios sermos uma mistura de numerosas etnias. Agora diz-se "branco/caucasiano" e cabe muita coisa neste campo. No tempo de César, por exemplo, em que até nem havia grandes teorias antropológicas racistas (havia mais xenofobia que racismo), ele separava em raças diferentes povos como: os Celtas/Gauleses, Germanos, Romanos, etc. E de facto tinha a sua razão. O que aconteceu, de facto com as misturas, foi que, realmente, essas "raças" desapareceram. Principalmente no mediterrâneo, em que somos tudo, e não somos nada, mas não só cá. Também em outros países da Europa Ocidental, Central e do Leste. Há genes recessivos, isso é um facto. Num casal, se um membro tiver olhos azuis ou verdes, e o outro tiver olhos castanhos, a maior probabilidade é dos seus filhos terem olhos castanhos. E friso "maior probabilidade". O contrário é possível, mas menos provável. Claro, se esse casal tiver 3, 4, ou 5 filhos, com certeza que o gene recessivo acabará por vencer a estatística. É apenas um exemplo. Cabelo loiro, cabelo ruivo, por exemplo, são genes recessivos. Como vêem, estou a levar o debate para outro nível que não a simplista divisão entre caucasianos, africanos, asiáticos, americanos (os verdadeiros, os nativos), etc. Levo para o campo das estatísticas, da genética, da biologia. Tudo isto para dizer que de facto, as misturas étnicas, tendem a eliminar o elo mais fraco, mais frágil, se quiserem, dessas mesmas misturas. Caso mediático, o presidente Barack Obama. Toda a gente entusiasmada por ele ser o primeiro "presidente Negro/Afro-Americano" da História dos Estados Unidos. Mas porque é ele Negro? Porque é ele Afro-Americano? Na verdade tem tanto ADN de origem caucasiana como africana. Mas assim é a ditadura do gene predominante. Tudo isto para dizer que: os povos são livres de se misturarem (e sempre o fizeram, em pequena escala), mas o facto Histórico é este: se isso acontecer em escala global e massivamente, certas etnias vão desaparecer, e isso seria mau, a meu ver. Até porque com as etnias, desaparecem de facto, as culturas. Ou vice-versa.

As culturas europeias estão a ser destruídas rapidamente, e a culpa até nem é, realmente, de misturas raciais. É da comunicação social, e do capitalismo imperialista uniformizante. A geração que vai, neste momento, dos 20 aos 30 anos, culturalmente, não é mais do que vê nas séries da FOX, do que come nos fast-foods, etc. Mais, despreza tudo o que é nacional (Isto passa-se em Portugal, e em outros países europeus). A própria língua portuguesa é "mestiçada" com toda a espécie de expressões anglófonas que vão buscar à cultura de massas americana. Já me chegaram a perguntar como se dizia determinada palavra inglesa... em português. E não foi a brincar. O que acontece com a uniformização/destruição das culturas? É muito mais simples a mistura de etnias. Se eu sou branco e a minha namorada é chinesa, mas nem eu nem ela nos ralamos com as nossas respectivas culturas, se tanto eu como ela queremos é coca-cola, tv cabo, e ir ao centro comercial, então, a questão passa a ser quase irrelevante.

E bem, nem é preciso aconselhar grandes tratados históricos. Conhecem a colecção dos livros do Astérix? Uma das mensagens que a irredutível aldeia gaulesa passa é precisamente essa. Unidos, impenetráveis, para não sermos destruídos culturalmente. Há álbuns dessa colecção que falam mesmo nesse perigo frontalmente. "Domínio dos Deuses", "Obélix e Companhia", "Zaragata". Apesar de ser muito divertida, é uma colecção com muito conteúdo histórico e mensagem moral!

Agora, quanto a supremacias raciais, e culturais, isso é um mito. Espero ter sido compreendido, e espero também não ser vítima de rótulos. Não estou filiado em nenhum partido, e já votei em vários, e muito diferentes. Peço desculpa por me ter alongado muito!
Ir para o topo Ir para baixo
Kraft durch Freude
Herói/Heroína mitológic@
Kraft durch Freude


N. de Mensagens : 2054
Raça : Ent/Povo das Árvores
Deus : Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista)

Racismo - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Racismo   Racismo - Página 2 Icon_minitimeSáb Fev 21, 2009 10:59 am

Aelle escreveu:
A geração que vai, neste momento, dos 20 aos 30 anos, culturalmente, não é mais do que vê nas séries da FOX, do que come nos fast-foods, etc. Mais, despreza tudo o que é nacional (Isto passa-se em Portugal, e em outros países europeus).

Importas-te que imprima isto, emoldure e ponha no hall (perdão, na sala) de entrada da minha casa? Smile
Ir para o topo Ir para baixo
tempus
Burguês/Burguesa
tempus


Masculino
Leão Tigre
N. de Mensagens : 99
Idade : 37
Local : inside your mind
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Hermes (Engenho/Pensamento/Arte)
Cor : Azul Escuro

Racismo - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Racismo   Racismo - Página 2 Icon_minitimeSáb Fev 21, 2009 3:23 pm

Simpsons dá na fox e eu orgulho-me de ver isso!!
Ir para o topo Ir para baixo
Aelle
Mestre
Aelle


Masculino
Libra Porco
N. de Mensagens : 748
Idade : 40
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei)
Cor : Azul Escuro

Racismo - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Racismo   Racismo - Página 2 Icon_minitimeDom Fev 22, 2009 4:07 am

Ora essa, Kraft durch Freude Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Ceinwyn
Deus(a) da Lua (moderação)
Ceinwyn


Feminino
Leão Tigre
N. de Mensagens : 3936
Idade : 37
Raça : Gárgula
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista)
Cor : Vermelho

Racismo - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Racismo   Racismo - Página 2 Icon_minitimeDom Fev 22, 2009 11:23 am

Não tenho fox lol
Ir para o topo Ir para baixo
Wanderer
Burguês/Burguesa
Wanderer


Masculino
Gémeos Cachorro
N. de Mensagens : 51
Idade : 41
Local : Coruche
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Hades (Submundo/Pranto/Morte)
Cor : Azul Escuro

Racismo - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Racismo   Racismo - Página 2 Icon_minitimeTer Fev 24, 2009 9:23 am

Antes de começar a expor a minha ideia quero deixar bem claro que a cultura africana, tal como a latino-americana não me interessam minimamente. No entanto esta falta de interesse é apenas uma questão de gosto ou de identificação.

Váli escreveu:
É apenas uma questão de cultura e valores. A existência de varias culturas depende de que estas não se misturem.

Não me parece que isto esteja correcto. Como diz a Ceinwyn, parece que queres parar no tempo agora e dizer: "a cultura portuguesa é aquela que conhecemos hoje". Quantas misturas já houve no passado? Foram essas misturas que deram origem àquilo que hoje consideras a cultura portuguesa. Já agora, que cultura é essa? Um culto ao fado, futebol e fátima? Se for isso, a mim passa-me totalmente ao lado.

Váli escreveu:
Não acho justo que o Kizomba e outros estilos africanos estejam mais na moda do que a musica portuguesa apenas por questões comerciais, já que MadreDeus não enche discotecas.
Eu aqui concordo contigo parcialmente contigo, pois gostaria que os tipos de música/bandas, aos quais dou valor, fossem valorizados pela maioria das pessoas. Mas será que podemos/devemos ensinar alguém qual é o "melhor" tipo de música a ouvir? Se a maioria das pessoas gosta de ouvir lixo e ser guiada pela opinião da maioria (ovelhas), deixa-as ser assim, será inútil tentar abrir-lhes os olhos.

Váli escreveu:
(...)com a entrada de pessoas oriundas de países não desenvolvidos tende-se cada vez a valorizar os estereótipos desnecessários á nação.
Desde quando é que Portugal é um país desenvolvido? O paraíso da corrupção nunca poderá ser um país desenvolvido. E já agora, quais são os estereótipos, trazidos pelos imigrantes, desnecessários à nação?

Aelle escreveu:
(...)Tudo isto para dizer que de facto, as misturas étnicas, tendem a eliminar o elo mais fraco, mais frágil, se quiserem, dessas mesmas misturas.
Eu não sou biólogo, nem tenho intenções de sê-lo, mas não creio que, por um gene ser recessivo, represente, necessariamente, um elo mais fraco. Imagina que, por alguma razão, aparecia uma doença que só matava pessoas de olhos castanhos, neste caso os olhos azuis/verdes eram os mais aptos para sobreviver e, consequentemente, o elo mais forte.

Aelle escreveu:
As culturas europeias estão a ser destruídas rapidamente, e a culpa até nem é, realmente, de misturas raciais. É da comunicação social, e do capitalismo imperialista uniformizante.
Na realidadem também acho que a identidade europeia se está a "americanizar" mas isso não é culpa directa da comunicação social. Claro que a comunicação social limita-se a fazer propaganda americana, no entanto os europeus só se deixam cair nela porque querem.
Aelle escreveu:
A geração que vai, neste momento, dos 20 aos 30 anos, culturalmente, não é mais do que vê nas séries da FOX, do que come nos fast-foods, etc. Mais, despreza tudo o que é nacional (Isto passa-se em Portugal, e em outros países europeus).
Penso que aqui voltamos ao mesmo erro das outras discussões: a generalização. Eu tenho 26 anos, não tenho tv-cabo, por isso nunca vi FOX na vida, e raramente vou aos fast-foods. Quanto a desprezar as coisas nacionais, claro que vou desprezar tudo aquilo que me parece inútil/estúpido, como a religiosidade extrema, as cunhas, as touradas, etc., não é por serem tipicamente nacionais que vou dar-lhes valor cegamente.

Eu, no fundo, compreendo o que queres dizer com muitas das pessoas se deixarem levar pelo lixo que vêm na tv. No entanto se eu, tal como muitos outros, fui bombardeado por esse lixo o que, mesmo assim, não impediu de me "libertar" e pensar por mim próprio, significa que esse lixo não é a origem da "estupidez humana".

A estupidez e futilidade humanas estarão sempre presentes, mesmo que se acabe com a comunicação social, as pessoas procurarão algo fútil com que encher as suas mentes de porcaria. E quem sou eu (ou somos nós) para lhes dar lições de moral? Se elas se sentem bem sendo "tapadas", deixa-as ser. Nunca ouviste dizer: "a inocência traz felicidade", talvez essa ilusão seja suficiente para a existência delas...
Ir para o topo Ir para baixo
http://shemahmforash.blogspot.com/
Fundador (ex-Váli)
Deus(a) do Sol (administração)
Fundador (ex-Váli)


Masculino
Áries Cobra
N. de Mensagens : 2041
Idade : 35
Local : Lisboa
Raça : Ent/Povo das Árvores
Elemento : Madeira
Deus : Poseidon (Mar/Ideologia/Sonho)
Cor : Verde

Racismo - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Racismo   Racismo - Página 2 Icon_minitimeQua Fev 25, 2009 2:29 am

Bem ok, isto é uma questão complicada mas vou começar pelo princípio…preparem-se para uma viagem especulativa.

Comparemos a Áustria, por exemplo, a Portugal em termos de recursos naturais e poderio económico. Nós temos um clima raro no globo (mediterrâneo) apropriado á agricultura e ao turismo enquanto os austríacos um clima gelado; temos mar, indústria naval e praias e uma posição estratégica ideal no comércio atlântico, eles não; temos um território relativamente plano o que facilita as vias de transportes, eles não; temos uma gastronomia de valor reconhecido, quase á semelhança da italiana ou chinesa, eles não; não estivemos envolvidos em guerras mundiais, eles territorialmente nas duas; temos mais população, 10 milhões contra 8…

No entanto a Áustria tem uma qualidade de vida superior á nossa (!) isto devido apenas ao factor mentalidade. Dai eu achar ser importante cultivar e tornar dominante uma “mentalidade ideal”, á semelhança da nórdica e da chinesa, baseada na autodisciplina, intelectualidade, espírito empreendedor, simplicidade e focada na sociedade como um todo e não apenas na necessidade do individuo, como é a nossa. Um exemplo fútil á primeira vista é o atirar lixo para o chão, coisa que não acontece nos países de raça nórdica ou chinesa providas de uma boa consciência social.

Uma das explicações para este atraso pode ser, por exemplo, o simples facto de os países nórdicos serem protestantes e não terem passado por um período de inquisição. Isto deu origem a uma imigração de intelectuais para o norte, o que fez com que se tornassem mais nobres, enquanto que o nosso povo se tornava mais popular (especulação). Mas é coincidente o facto de a Holanda e a Inglaterra se superiorizarem ás nações católicas nessa altura, apesar de terem sido as raças mediterrânicas a começar as descobertas, a formar o império romano ou um pais como a Grécia que é relembrado como um pais de filósofos.

Não tenho nada contra as pessoas africanas, já o disse aqui, mas acho os valores sob quais se regem um entrave á criação dessa “mentalidade ideal”. Sei por intermédio de uma colega minha, cujo namorado está em Angola, que lá é normal uma oficina fechar ao meio dia já que a vida é simplista e os valores mais individualistas, nada contra, mas as pessoas nascidas nessa região não sofreram a educação necessária nem estão habituadas á complexidade da nossa sociedade. A inclusão da sua cultura na nossa não é benéfico.

Ceinwyn escreveu:
Váli escreveu:
Acontece que muitas das nossas crianças identificam-se com estilos típicos de grupos de estratos sociais pobres, adoptando a mentalidade destes, em vez de cultivarem uma mentalidade erudita, disciplinada, trabalhadora, intelectual(…).

E daí? Estamos aqui pela música folk, que não tem certamente origem na vida e mentalidade dos estratos sociais ricos. Ser pobre impede alguém de ser erudito, trabalhador, etc? Nesse caso, a nação está bem lixada...

Não impede, alias, eu próprio venho de estratos sócias pobres. Mas existem valores ligados ás classes. Eu queria realçar esses valores e não as classes a que estão ligados.

Wanderer escreveu:
Não me parece que isto esteja correcto. Como diz a Ceinwyn, parece que queres parar no tempo agora e dizer: "a cultura portuguesa é aquela que conhecemos hoje". Quantas misturas já houve no passado? Foram essas misturas que deram origem àquilo que hoje consideras a cultura portuguesa. Já agora, que cultura é essa? Um culto ao fado, futebol e fátima? Se for isso, a mim passa-me totalmente ao lado.

O culto ao futebol, Fátima, Tony Carreiras e garrafão do vinho também me passa completamente ao lado. Para mim a cultura portuguesa ainda está por inventar e não tem necessariamente de ser maioritária. Mas admito o facto de as culturas provirem de misturas.

Wanderer escreveu:
Eu aqui concordo contigo parcialmente contigo, pois gostaria que os tipos de música/bandas, aos quais dou valor, fossem valorizados pela maioria das pessoas. Mas será que podemos/devemos ensinar alguém qual é o "melhor" tipo de música a ouvir? Se a maioria das pessoas gosta de ouvir lixo e ser guiada pela opinião da maioria (ovelhas), deixa-as ser assim, será inútil tentar abrir-lhes os olhos.

Ora isto é complicado. Mas respondo-te mais uma vez que uma cultura (ou subcultura) não tem de ser maioritariamente aceite.

Wanderer escreveu:
Desde quando é que Portugal é um país desenvolvido? O paraíso da corrupção nunca poderá ser um país desenvolvido. E já agora, quais são os estereótipos, trazidos pelos imigrantes, desnecessários à nação?

Diga-se o que se disser temos de admitir que Portugal é um “outsider” forte. A seguir ás potencias mundiais até somos um país porreiro e temos uma qualidade de vida superior aos países de leste. A nossa mentalidade pessimista pode ser boa por criar espírito crítico mas há que reconhecer o valor da nossa nação no que ela tem. O que está mal cabe as próximas gerações mudar.
Quanto aos estereótipos acho que já respondi a isso anteriormente.
Ir para o topo Ir para baixo
http://folklusitania.heavenforum.com
Ceinwyn
Deus(a) da Lua (moderação)
Ceinwyn


Feminino
Leão Tigre
N. de Mensagens : 3936
Idade : 37
Raça : Gárgula
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista)
Cor : Vermelho

Racismo - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Racismo   Racismo - Página 2 Icon_minitimeSáb Fev 28, 2009 12:27 am

(uma música para acompanhar a discussão Wink)



Váli escreveu:
No entanto a Áustria tem uma qualidade de vida superior á nossa (!) isto devido apenas ao factor mentalidade.

Mas se o problema é a nossa mentalidade, porquê sermos racistas?

Váli escreveu:
Uma das explicações para este atraso pode ser, por exemplo, o simples facto de os países nórdicos serem protestantes e não terem passado por um período de inquisição. Isto deu origem a uma imigração de intelectuais para o norte, o que fez com que se tornassem mais nobres, enquanto que o nosso povo se tornava mais popular (especulação). Mas é coincidente o facto de a Holanda e a Inglaterra se superiorizarem ás nações católicas nessa altura, apesar de terem sido as raças mediterrânicas a começar as descobertas, a formar o império romano ou um pais como a Grécia que é relembrado como um pais de filósofos.

Só uma nota: a Grécia não é nem nunca foi católica e, portanto, não teve Inquisição.

Váli escreveu:
Não tenho nada contra as pessoas africanas, já o disse aqui, mas acho os valores sob quais se regem um entrave á criação dessa “mentalidade ideal”. Sei por intermédio de uma colega minha, cujo namorado está em Angola, que lá é normal uma oficina fechar ao meio dia já que a vida é simplista e os valores mais individualistas, nada contra, mas as pessoas nascidas nessa região não sofreram a educação necessária nem estão habituadas á complexidade da nossa sociedade. A inclusão da sua cultura na nossa não é benéfico.

Sendo apenas um exemplo, como o teu, vale o que vale, mas a isto só posso responder que foi um angolano (louco, gay e alcoólico, já agora, para sublinhar que não teria certamente a tua "mentalidade ideal") que me fez, entre outras coisas, ler Oscar Wilde...

Váli escreveu:
Ceinwyn escreveu:
Váli escreveu:
Acontece que muitas das nossas crianças identificam-se com estilos típicos de grupos de estratos sociais pobres, adoptando a mentalidade destes, em vez de cultivarem uma mentalidade erudita, disciplinada, trabalhadora, intelectual(…).

E daí? Estamos aqui pela música folk, que não tem certamente origem na vida e mentalidade dos estratos sociais ricos. Ser pobre impede alguém de ser erudito, trabalhador, etc? Nesse caso, a nação está bem lixada...

Não impede, alias, eu próprio venho de estratos sócias pobres. Mas existem valores ligados ás classes. Eu queria realçar esses valores e não as classes a que estão ligados.

Quando dizes que os valores estão ligados a determinada classe, estás a caracterizá-la atribuindo-lhe esses valores. Portanto, mantenho a questão.

Váli escreveu:
Para mim a cultura portuguesa ainda está por inventar e não tem necessariamente de ser maioritária. Mas admito o facto de as culturas provirem de misturas.

Agora já não percebo. Então as misturas são más mas afinal ainda precisamos de mais para chegar à cultura portuguesa?
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Racismo - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Racismo   Racismo - Página 2 Icon_minitimeTer Mar 03, 2009 5:36 pm

Não acho que em Portugal haja racismo propriamente dito , mas sim, preconceito que se baseia na descrença social...
E há que vêr que o racismo ou no nosso caso aportuguezado é alimentado pelos os próprios media, e quando assim acontece para mais que as pessoas não são cultivadas nem motivadas para elaborar suas próprias conciências e por consequentemente suas conclusões,...Se torna dificil não ser preconceituoso..

Enfim viciados nos rotulos...E ordenados pelos os rotulos...
Ir para o topo Ir para baixo
marsupilami
Aldeão/Aldeã



N. de Mensagens : 1
Raça : Hobbit
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Cronos (Tempo/Ordem/Lei)
Cor : Azul Escuro

Racismo - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Racismo   Racismo - Página 2 Icon_minitimeQui Mar 12, 2009 5:16 pm

Váli escreveu:
Comparemos a Áustria, por exemplo, a Portugal em termos de recursos naturais e poderio económico. [...] mentalidade ideal

Epá, permite-me discordar da tua opinião. E foste pegar cá num país... Não há tal coisa como uma "mentalidade" ideal. Experimenta ir viver para a Austria e vais compreender que - perante olhos portugueses - essa mentalidade que tu dizes "ideal" é na realidade fria, desumana, individualista, consumista e desinteressada em alguma outra coisa que o seu próprio umbigo....

Por outro lado, pesa a componente histórica!! Portugal teve 50 anos debaixo de uma ditadura que tentou que o povo fosse estupido o suficiente para ser facil de controlar... Depois, viu-se a braços com uma das maiores migrações europeias do seculo 20, somando à perda de valor do transporte maritimo face ao por terra..

A austria está no meio da europa, depois da segunda guerra mundial a sua economia foi alimentada tanto pelo plano marshal da alemanha, como pela riqueza suiça assente na passada neutralidade e democracia....

Não há "mentalidade ideal".

-------

Por outro lado, fazes menção ao Evangelismo como bastião do desenvolvimento económico. Concordo plenamente. Tal como qualquer religião que se tornou popular, para altura teve ideias que levaram quem as tomou a algum lado. Não é por acaso que um dos primeiros passos de Lutero foi tornar a biblia um documento público, e tão pouco é por acaso que a imprensa no norte da europa se desenvolveu MUITO mais cedo. Evangélico que seja evangélico, lê a biblia, e para isso precisa de saber ler. (400 anos depois, a igreja católica deixou de dar missas em latim)

Mas... A Biblia é um livro confuso. E os debates que essa vertente do cristianismo tenderam a evoluir para uma forma primitiva do que é hoje a ética moderna. Não há inferno nem ceu, mas, há que ser bom para que os outros sejam bons para nós. Vamos racionalizar a espiritualidade! Vamos ser bons quando isso é directa ou indirectamente bom para nós e seremos todos felizes, individualistas, e fechados ao mundo exterior. Mas, que tipo de pessoas externas se inserem bem em sociedades com este tipo de moral?

Não sei.... Mas diria que talvez pessoas que não se queiram de todo inserir, pessoas que - por exemplo - tenham uma religião diferente, não comam as mesmas comidas. Enfim, pessoas que criem pequenas micro-sociedades com hábitos diferentes... Diferentes o suficiente para estarem vulneráveis aquando as circunstancias económicas apertam... Pessoas que sejam - por exemplo, e para não estar a referir um certo negro passado - turcas.

Se olhares para Portugal no que toca à cultura desenvolvida em torno do que se lê, e o plano já não é exclusivamente ético, com a sua racionalidade fria. A nossa cultura passa por Fernão Mendes Pinto, Gil Vicente, António Vieira, Spinoza, Pessoa, Agostinho... Enfim...Tudo gente que prefere mandar tanto a "ética" como a "moral" à fava e passar a um plano "espiritual". Se se pode falar de uma coisa chamada "cultura portuguesa" como algo que não mudou ao longo do tempo, então - para mim - é desta espiritualidade que estamos a falar, e sim, talvez esta mesma espiritualidade seja aquilo que está na base do que o estado novo uma vez apelidou de multi-racial e pluri-continental.

Esta discussão está a ser continuada no forum do Rodobalho, em http://forum.dancastradicionais.net/viewtopic.php?f=2&t=671
Ir para o topo Ir para baixo
Spectrum
Cavaleiro/Dama
Spectrum


Masculino
Câncer Gato
N. de Mensagens : 136
Idade : 36
Local : Vila do Conde

Racismo - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Racismo   Racismo - Página 2 Icon_minitimeSáb Abr 11, 2009 12:35 am

A questão do racismo resume-se ao estereotipo e ao preconceito.
Tanto o estereotipo como o preconceito são mecanismos de defesa da psique humana, de forma a manter a integridade mental do sujeito.
Num dos comentários falaram que a sobrevalorização racial foi aproveitada por Hitler na sua camapanha política! Falta acrescentar que, foi adoptada sim por Rudolf von Sebottendorff que foi mentor de Hittler e que lhe incutiu essas ideias. Só para o enquadramento histórico.
Quanto à utopica ideia de que o racismo deixe um dia de existir, será pertinente afirmar que enquanto seres humanos teremos presentes na psique o estereotipo e o preconceito. Há que saber é lidar racionalmente com as adversidades; há que não esquecer os direitos humanos.

Bem haja.
Ir para o topo Ir para baixo
RedHead
Deus(a) da Lua (moderação)
RedHead


Feminino
Aquário Dragão
N. de Mensagens : 2916
Idade : 35
Local : Olissipo/Liberalitas Julia
Raça : Elfo
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Urano (Céu/Elevação/Perfeição)
Cor : Preto

Racismo - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Racismo   Racismo - Página 2 Icon_minitimeQua maio 20, 2009 7:15 pm

Isto deixou-me tão triste...

Ir para o topo Ir para baixo
http://dianarosa.wix.com/diana-rosa
Kraft durch Freude
Herói/Heroína mitológic@
Kraft durch Freude


N. de Mensagens : 2054
Raça : Ent/Povo das Árvores
Deus : Ares (Guerra/Heroísmo/Conquista)

Racismo - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Racismo   Racismo - Página 2 Icon_minitimeQua maio 20, 2009 9:30 pm

Como sabes que isso não foi montado para parecer o que parece?
Ir para o topo Ir para baixo
RedHead
Deus(a) da Lua (moderação)
RedHead


Feminino
Aquário Dragão
N. de Mensagens : 2916
Idade : 35
Local : Olissipo/Liberalitas Julia
Raça : Elfo
Elemento : Terra/Rocha
Deus : Urano (Céu/Elevação/Perfeição)
Cor : Preto

Racismo - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Racismo   Racismo - Página 2 Icon_minitimeQua maio 20, 2009 10:04 pm

Kraft durch Freude escreveu:
Como sabes que isso não foi montado para parecer o que parece?

Não sei, não estava lá para ver. Mas supostamente foi um teste feito por psicólogos, e eu acredito que seja verdade. Não me espanta que as crianças considerem que a beleza reside na "brancura", quando as mães compram cremes para aclarar a pele (fenómeno que se vê mais em países africanos, onde existe um vasto mercado desse tipo de cosméticos - que são enganadores e muitas vezes causam danos na pele) . Branco é bonito, negro é vergonha. É isto que a sociedade lhes ensina. Não tenho porque duvidar deste video.


A propósito do desejo de clarear a pele, encontrei isto: Racismo branco renasce com indústria cosmética na África e na Ásia . Não é um artigo deste ano, mas não deixa de ser actual.
Ir para o topo Ir para baixo
http://dianarosa.wix.com/diana-rosa
Spectrum
Cavaleiro/Dama
Spectrum


Masculino
Câncer Gato
N. de Mensagens : 136
Idade : 36
Local : Vila do Conde

Racismo - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Racismo   Racismo - Página 2 Icon_minitimeQua maio 20, 2009 11:18 pm

Devo dizer que, caso esse video seja mesmo aquilo que aparenta ser então, o caso de cada criança em particular é preocupante. Não é suposto as crinças assim tão novas terem um auto-conceito tão depreciativo, isto porque não estão cognitivamente preparadas para lidar com problemas associados à identidade. Atribuir uma identidade a uma criança, é o mesmo que atribuir-lhe um lugar específico no mundo e as crianças do video precisam de um bom suporte social.
Uma coisa que está cada vez mais presente nos dias de hoje é, o multiculturalismo e neste país isso é bem visível. Embora haja muita gente a negar ser racista, o facto é que muitas vezes afirmações dessas não são congruentes com os actos demonstrando, um pouco da hipocrisia que anda por aí. Aqueles que não são hipocritas, nesse aspecto, e que assumem serem racistas demonstram-no através de suásticas e de actos humanamente condenáveis. Existe muito racismo mas é implícito.
Outro caso, também gráve, são dos imigrantes que estão cá e que nasceram em países como Cabo Verde e Angola, e vieram de la ainda crianças muito novas. Hoje são adultos e a nossa sociedade, não os reconhece como portugueses e por sua vez eles além de não se sentirem aceites, não se reconhecem como cidadãos dos países em que nasceram simplesmente porque nunca estiveram em contacto com a cultura do país de origem. Essas pessoas, têm uma crise de indentidade que é preocupante em termos de saúde.
São situações, tristes.

Bem haja.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Racismo - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Racismo   Racismo - Página 2 Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Racismo
Ir para o topo 
Página 2 de 6Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Leis do fórum relativamente a racismo, homofobia, sexismo, etc

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Folk Lusitânia :: Parte Sul :: Academia de Filosofia-
Ir para: